Lição 8 - O segundo diário de viagem II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022

Adolescentes: APÓSTOLO PAULO, O GRANDE MISSIONÁRIO

COMENTARISTA: DANIELE SOARES

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 8 – O SEGUNDO DIÁRIO DE VIAGEM

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: O segundo diário de viagem, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Relato da 2ª viagem de Paulo”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Relato da 2ª viagem de Paulo

Objetivo: Concluir o estudo do diário da 2ª viagem do Apóstolo Paulo.

Material:

01 mala ou outro objeto de viajem(mochila)

01 cartolina

Procedimento:

– Falem: Nesta aula, estudamos sobre o diário dos acontecimentos da segunda viagem do Apóstolo Paulo.

– Apresentem uma mala para a turma.

– Perguntem para os alunos o que isto tem a ver com o tema da aula.

Aguardem as respostas.

Espera-se que os alunos falem que na mala são colocados os pertences do viajante.

– Falem: Então, na volta da viagem o viajante traz consigo, além dos seus pertences, muitos experiências, dificuldades, êxitos, aprendizados...

– Em seguida, abram a mala.

- Falem: Esta mala pertence a esta classe. Está vazia. O que podemos colocar nela?

Que tal colocar o que vocês aprenderam com o relato da viagem do apóstolo Paulo?

Pequem a cartolina e escrevam o que os alunos disserem sobre o que aprenderam com o diário da viagem.

Caso tenham dificuldade, façam eles se lembrarem de algum episódio citado durante a aula.

- Perguntem: Alguns acontecimentos dessa viagem podem trazer para vocês lições de vida. Quais vocês citariam?

- Depois, coloquem a cartolina dentro da mala.

- Falem: O que vocês citaram são importantes pontos e lições para o conhecimento bíblico e também para experiências pessoais.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/adolescentescurriculo-2022-historia-da_24.html Acesso em 15 Ago 2022