Lição 11 - Você está firme? II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Adolescentes: AS PARÁBOLAS DE JESUS SÃO VIVAS

COMENTARISTA: RAFAEL LUZ

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 11 – VOCÊ ESTÁ FIRME?

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Você está firme?, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, utilizem a dinâmica “Rocha x Areia”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Rocha x Areia

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a parábola do Homem Prudente e do Insensato.

Material:

01 tijolo

½ kg de areia

02 cartolinas

Lápis colorido para 02 grupos

02 tesouras

02 colas

Procedimento:

- Dividam a turma em 02 grupos.

- Para o grupo 01, falem que os alunos deverão montar uma casa utilizando os seguintes materiais:

01 tijolo(será o alicerce)

01 cartolina

Lápis colorido

Tesoura

Cola

- Para o grupo 02, falem que os alunos deverão montar uma casa utilizando os seguintes materiais:

Areia(será o alicerce)

01 cartolina

Lápis colorido

Tesoura

Cola

- Estipulem um tempo de no máximo 15 minutos para esta atividade. Durante este tempo, passem em cada grupo para observar o andamento da tarefa e dar alguma orientação se necessário.

- Depois, os alunos deverão apresentar para a turma o resultado.

- Depois, perguntem: Estas duas situações fazem vocês se lembrarem de uma história contada por Jesus?

Aguardem as respostas. Espera-se que eles se lembrem da parábola do Homem Prudente e do Insensato.

- Em seguida, leiam a parábola e reflitam sobre o significado:

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda”(Mateus 7:24-27).

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/adolescentescurriculo-2022-historia-da_24.html Acesso em 07 Junho 2022