Lição 10 - O amor na prática I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Adolescentes: AS PARÁBOLAS DE JESUS SÃO VIVAS

COMENTARISTA: RAFAEL LUZ

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 10 – O AMOR NA PRÁTICA

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a: compreender a importância do amor ao próximo. De fazer o bem não por barganha, não somente por aqueles que conhecemos ou gostamos, mas por que o amor de Deus está derramado em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Para refletir

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” (Jo 13.34 - ACF).

Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros. – devemos amar ao próximo como a nós mesmos; e o cumprimento da lei é o amor. O contraste aqui é entre o que nosso Senhor disse aos judeus e o que Ele agora diz aos discípulos. Ele havia dito, e diz novamente: “Para onde eu vou, vocês não podem ir”. Aos judeus ele acrescentou: “Vós me buscareis e morrereis em vossos pecados” (Jo 7.34-35). Para aqueles que crêem Nele, Ele não tem tal decreto de separação, mas um mandamento novo e diferente, pelo qual Sua presença espiritual seria imediatamente percebida e provada. O amor mútuo e, portanto, o sacrifício de si mesmo para o bem do outro, seria, no sentido mais verdadeiro, uma percepção de Sua presença no meio de todos os que O aceitam e O servem.

Texto Bíblico em estudo: Lc 10.25-34

Quem é o meu próximo?

Jesus contou a Parábola do Bom Samaritano ao ser questionado por um homem que era doutor da Lei. Isso significa que aquele homem era um estudioso das Escrituras do Antigo Testamento. Primeiro o doutor da Lei perguntou a Jesus acerca do que ele deveria fazer para herdar a vida eterna. Lucas deixa claro que ele não fez essa pergunta por ignorância, mas porque ele queria testar Jesus.

Jesus reagiu à pergunta do estudioso com outra pergunta: “O que está escrito na Lei?” (Lc 10.26). Com isso Jesus indicou que Ele não estava ensinando uma nova doutrina. Na verdade Ele estava apontando para os princípios básicos da Lei de Deus.

O estudioso, ao invés de reconhecer sua condição de incapacidade diante da Lei de Deus e clamar por misericórdia por não ser capaz de cumpri-la com perfeição, tentou se justificar. Para tanto, ele fez mais uma pergunta: “Quem é o meu próximo?” (Lc 10.29). Com essa pergunta o doutor da Lei basicamente estava afirmando que se ele não cumpria a Lei com perfeição, era porque ela não lhe parecia tão clara; especialmente com relação ao amor devido ao próximo. Foi nesse momento que Jesus introduziu a Parábola do Bom Samaritano.

Amor na prática

Enquanto o doutor da lei indagava (e permita-me estender essa indagação também ao sacerdote e ao levita da parábola), “Quem é o meu próximo?” – o samaritano que era desprezado como homem de raça mestiça, que era considerado profano, foi elogiado pelo Senhor Jesus por não teorizar o amor – mas sim agir.

Na parábola em questão, o próximo não é um amigo, um parente – e sim, um samaritano desprezado. Aqui o Senhor Jesus nos ensina, que o samaritano não se importou se aquela pessoa que ali estava, em circunstâncias normais, nem sequer, o saudaria, o samaritano simplesmente quando o viu teve compaixão, mostrou altruísmo, ou seja, amor sem interesse.

 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva 

Esboço da Lição 10 - O amor na prática - Adolescentes - Profª Jaciara da Silva.pdf
Filename: Esboço da Lição 10 - O amor na prática - Adolescentes - Profª Jaciara da Silva.pdf
Size: 419.9 KB