Lição 7 - Achados e perdidos no reino II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Adolescentes: AS PARÁBOLAS DE JESUS SÃO VIVAS

COMENTARISTA: RAFAEL LUZ

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 7 – ACHADOS E PERDIDOS NO REINO

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Achados e perdidos no reino, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “A Ovelha Perdida”.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Ovelha Perdida

Objetivo: Iniciar o estudo sobre a parábola da Ovelha Perdida.

Material:

Cadeiras

Procedimento:

- Organizem as cadeiras em círculo.

- Os alunos devem permanecer fora do círculo.

- Falem: Vamos fazer de conta que aqui é um aprisco, isto é, um lugar onde os pastores levavam as ovelhas.

Neste momento, andem com os alunos pela sala, fazendo voltas se houver espaço até
chegar ao aprisco, entrando com os alunos no círculo.

- Depois, comecem a contar os alunos, aqui representando as ovelhas.

- Em seguida, falem: Está faltando 01 ovelha!

Observação: vocês devem combinar com um aluno para se esconder em local próximo a sala. Este combinado deve acontecer antes da aula começar.

- Agora, comecem a procurar a “ovelha perdida”.

- Para finalizar, cheguem com a ovelha e de forma alegre diga: Encontrei a “ovelha perdida”.

- Em seguida, falem: Na aula de hoje, vamos estudar sobre a Parábola da Ovelha Perdida.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/adolescentescurriculo-2022-historia-da_24.html Acesso em 09 Maio 2022