Lição 6 - O nascimento que mudou a história I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

Adolescentes: A História da Salvação

COMENTARISTA: THAIS A. G. DE PAULA MARTINS

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 6 – O NASCIMENTO QUE MUDOU A HISTÓRIA

Para refletir

“Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei,". (Gl 4.4 - NVI).

A plenitude do tempo - Aquilo que foi predeterminado nos conselhos de Deus como o tempo certo e apropriado quando todo o curso de preparação anterior, tanto para judeus quanto para gentios, foi concluído. Temos aqui uma expressão muito clara da concepção da religião como progressiva, dividida em períodos, e que encontra o seu ápice no Cristianismo. A frase “plenitude do tempo” corresponde ao “tempo designado pelo pai” em Gálatas 4.2.

Enviado - Isto é, de Si mesmo; da eternidade descrita em João 1.1: “A Palavra estava com Deus”. A pré-existência do Filho é claramente reconhecida pelo apóstolo Paulo.

Nascido de uma mulher – Não há aqui alusão à concepção milagrosa. A frase “nascido de mulher” era de uso comum. Comp. Mateus 11.11: “Entre os que nascem de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista.” Portanto, aqui a expressão pretende revelar não a divindade, mas a verdadeira humanidade de Cristo.

Nascido sob a lei – Nascido sob a lei – isto é, nascido em um estado de coisas onde o mundo inteiro estava sujeito à lei – nascido sob a dispensação legal, embora Ele mesmo estivesse destinado a pôr fim a essa dispensação.

Texto Bíblico em estudo: Mt 1.18-25

Introdução

O nascimento de Jesus ocorreu na pequena cidade de Belém e marcou para sempre a história do mundo. O menino judeu que nasceu em Belém não era apenas mais um homem qualquer a nascer, mas era a encarnação de Deus. Obviamente negar o nascimento de Jesus Cristo é negar o Evangelho e, consequentemente, toda a Escritura, visto que ela aponta para esse acontecimento e seus desdobramentos.

O nascimento de Jesus ocorreu de forma milagrosa. Todos os humanos que já nasceram na história da humanidade, nasceram da relação entre um homem e uma mulher. Mas o nascimento de Jesus Cristo ocorreu por obra e graça do Espírito Santo (Mt 1.18).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva 

Esboço da Lição 6 - O nascimento que mudou a história - Adolescentes - Profª Jaciara da Silva.pdf
Filename: Esboço da Lição 6 - O nascimento que mudou a história - Adolescentes - Profª Jaciara da Silva.pdf
Size: 421.53 KB