ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO
COMENTARISTA: Thaís A.G. de Paula Martins
COMENTÁRIO: PROFª. SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 3 – PECADO: A MAIOR PANDEMIA DA HISTÓRIA
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
2 - Cumprimentem os alunos.
3 - Perguntem como passaram a semana.
4 - Escutem atentamente o que eles falam.
5 - Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
6 - Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
7 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Pecado: a maior pandemia da história, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Perguntem: O que é pecado?
Aguardem as respostas dos alunos. Observem atentamente o que eles dizem.
Anote cada resposta no quadro. Depois, reflitam com eles sobre o que afirmaram e digam que nesta lição eles vão aprofundar o estudo sobre esta pergunta.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Bumerangue”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro branco e marcador para quadro branco: escrever o título da lição e as respostas dos alunos; mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição, as respostas dos alunos e a demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Bumerangue
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre as consequências do pecado.
Refletir sobre o princípio da semeadura e da colheita.
Material:
01 bumerangue(pode ser feito de vários materiais)
01 cesta pequena com sementes variadas.
01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
Procedimento:
- Apresentem um bumerangue e perguntem como funciona.
Aguardem as respostas.
Espera-se que eles falem que o bumerangue é um objeto de arremesso e que ao ser lançado, volta à mão daquele que o arremessou. Se possível, façam uma demonstração.
- Escrevam no quadro: Lei da semeadura.
Perguntem o que os alunos entendem sobre isto.
Aguardem as respostas.
- Falem: A lei da semeadura é como um bumerangue, você vai ter de volta, vai sentir as consequências daquilo que falou e praticou. Estudamos nesta lição quais as consequências da queda do homem quando pecou.
- Falem: Este é o princípio da semeadura e da colheita.
- Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.
- Entreguem para cada aluno um copinho descartável pequeno e peçam para que eles coloquem dentro dele várias sementes.
- Perguntem:
O que vocês estão falando ou praticando?(aqui representadas pelas sementes)
O que estão colhendo destas ações?
- Depois, orientem para que os alunos falem sobre as ações que eles desejam cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e com o próximo.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2021/12/adolescentescurriculo-atual-historia-da.html Acesso em 11 jan. 2021