Lição 9 - Os dois grandes despertamentos II

Imprimir

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2020

Adolescentes: História da igreja para adolescentes

COMENTARISTA: SÉRGIO DE MOURA ANDRÉ

COMENTÁRIO: FLAVIANNE VAZ

LIÇÃO 9 - OS DOIS GRANDES DESPERTAMENTOS

TEXTO BÍBLICO: 1 Tessalonicenses 5.16-19

DESTAQUE: “Não atrapalhem a ação do Espírito Santo.” (1 Tessalonicenses 5.19)

OBJETIVOS:

Realçar a importância de um avivamento para a vida e o crescimento da Igreja;

Incentivar a buscar a Deus como os grandes homens que Deus levantou nesse período da História;

Enfatizar os princípios fundamentais para que o avivamento espiritual seja uma realidade na vida do cristão, em particular, e das igrejas como um todo.

Querido (a) professor (a), na próxima aula estudaremos em classe os avivamentos ocorridos na América do Norte, no fim do século XVIII. Os impactos destes despertamentos espirituais atravessaram as paredes dos templos, cruzaram as fronteiras de estados, etnias, classes econômica, social e até mesmo as barreiras do tempo, repercutindo por séculos a fio. Além de corroborarem na esfera espiritual, impulsionando a criação de organizações dedicadas a difundir o Evangelho de Salvação mundo a fora; também influenciaram positivamente em importantes questões humanitárias mundiais, tais como: a abolição da escravatura, o avanço nos Direitos Humanos, combate ao abuso de álcool, etc. Como ocorria na Igreja retratada em Atos dos Apóstolos, os crentes “salgavam”, isto é, mudavam a realidade no qual estavam inseridos, impactavam o mundo. Quando isto não acontecer, algo precisa ser urgentemente revisto (Mt 5.13).

Debata esta questão com seus alunos. O que podem fazer, individual e coletivamente, para influenciar, mudar a realidade de violência, corrupção, vícios, etc. presentes na sociedade o qual estão inseridos, como Igreja de Cristo? Deixe que se expressem e cada um opine livremente. Peça que algum voluntário anote as sugestões consensuais e quem sabe organizem juntos um cronograma de oração e ação, colocando-as em prática.

Charles Finney, um dos maiores teólogos de todos os tempos, descreve uma igreja que, desesperadamente, precisa de um avivamento. Ele, que foi usado por Deus não somente para fazer teologia, mas também para incendiar a América com um poderoso despertar, sabia muito bem que o verdadeiro avivamento demanda uma vida santa, pura e íntegra:

‘Quando existe falta de amor fraternal e confiança entre os crentes, faz-se necessário um reavivamento. Há nesse momento, um forte clamor para que Deus reavive a sua obra. Espere por um reavivamento quando existirem dissensões, ciúmes e rumores maldosos entre os crentes. Essas coisas mostram que os cristãos se afastaram de Deus e que é hora de pensar seriamente em um reavivamento.O reavivamento é necessário quando há um espírito mundano na igreja. Ela se afunda num estado de apostasia quando se vêem os cristãos conformes com o mundo em vestimenta, festas, buscas de diversões mundanas e leitura de romances imorais.Quando a igreja encontrar seus membros caindo em pecados escandalosos e indecentes é tempo de despertar e clamar a Deus por um reavivamento’.

Tais palavras não parecem ter sido escritas para os dias de hoje?

Fonte: (ANDRADE, Claudionor de. Fundamentos Bíblicos de um Autêntico Avivamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.91)

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/adolescentes/2256-li%C3%A7%C3%A3o-9-os-dois-grandes-despertamentos.html Acesso em 25 nov. 2020