Lição 2 - Família, nosso primeiro grupo social III

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2021

Adolescentes: Vivendo em sociedade

COMENTARISTA: TELMA BUENO

COMENTÁRIO: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 2 – FAMÍLIA, NOSSO PRIMEIRO GRUPO SOCIAL

INTRODUÇÃO

A família é uma benção de Deus para um ser humano, porém, nunca uma família foi tão devastada pelas forças malignas como em nossos dias. Somente na presença do Senhor é que a família pode garantir vitória face aos grandes desafios da sociedade pós-modernidade. Nesta lição estudaremos sobre a criação da família, como conviver em família, o papel do pai, da mãe e dos filhos na família segundo a Palavra de Deus.

I – FAMÍLIA, CÉLULA MATER DA SOCIEDADE

1. A PRIMEIRA FAMÍLIA

A Constituição da primeira família no planeta terra foi gerada através primeiramente da criação de Adão (Gn2:4-7), e depois da criação da mulher, chamada Eva, da forma mais espetacular do que o homem, instituindo a primeira cirurgia, sendo o próprio Deus, Médico dos médicos, que se utiliza de uma anestesia, realiza o corte na carne de Adão, retira uma de suas costelas, cria a mulher e sara o local da carne cortada de Adão. (Gn 2:21-22).

Como foram os primeiros seres humanos criados, Adão veio do pó e Eva da costela de Adão , foram também os únicos que não deixaram pai e mãe para se unirem como uma só pessoa (Gn 2:24).

Tiveram muitos filhos, sendo que os três primeiros foram Caim, Abel e Sete e foram enganados por Satanás. (Gn 4:1-2; Gn 5:1-3).

A criação do homem e da mulher foi a mais importante criação do Senhor, homem e mulher foram feitos a imagem e semelhança de Deus. O Senhor uniu o homem a mulher instituindo o casamento e a família, consagrando o modelo único de família projetada por Deus.

2. FAMÍLIA NA ATUALIDADE

A família na atualidade é a instituição mais visada para os ataques satânicos, pois a sua desagregação, implica na destruição do homem no estado biológico, social, psicológico e espiritual, desvirtuando todo o propósito de Deus para a vida em família.

2.1. A PRESERVAÇÃO DA FAMÍLIA

A família é a célula "mater" da sociedade, sem família não existe sociedade estruturada e por consequência não existirá igreja. Mesmos nos casamentos mistos, o Apóstolo Paulo busca preservar a unidade e existência da família em amor e santidade. ( 1Co 7:12-14)

Sem família, não temos sociedade, sem sociedade saudável não temos igreja. Podemos mencionar claramente hoje dois fatores, dentre muitos, que desintegram uma unidade familiar, quais sejam: o Adultério e o abandono da criação moral e social dos filhos.

Deus estabeleceu em seu coração quando criou a família o atendimento de várias necessidades do próprio homem que se vivesse só não teria condições de serem atendidas. Quando Deus projetou a família estava na realidade projetando a sua própria família, ou seja, a família de Deus com os seguintes propósitos:

<p,2.2. PROPÓSITOS DE DEUS PARA A FAMÍLIA

2.2.1. EVITAR A SOLIDÃO DO HOMEM

Quando Deus criou o homem já tinha como propósito que ele não vivesse só e por isso mesmo criou uma companheira de modo a ter com ela uma comunhão e vida a dois (Gn 2:18-24; Sl 68:5-6; Sl 113:5-9; Ec 4:9-12).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/04/notas_3t_2017_adolescentes_lic3a7c3a3o_2_famc3adlia_nosso-primeiro-grupo-social.pdf Acesso em 28 jun.2017.