Lição 1 - O que é uma sociedade III

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2021

Adolescentes: Vivendo em sociedade

COMENTARISTA: TELMA BUENO

COMENTÁRIO: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 1 – O QUE É UMA SOCIEDADE

INTRODUÇÃO

Uma sociedade é normatizada por valores éticos, morais, sociais e espirituais que caracterizam se o seu comportamento de qualquer ordem se alinha ou não com a Palavra de Deus. Nesta lição estudaremos sobre o que é uma sociedade, seus valores, suas tendências de mudanças sociais, a pessoa de Jesus para as sociedades estabelecidas e a missão da igreja num contexto social universal.

I – O QUE É UMA SOCIEDADE ?

1. DEFINIÇÃO DE SOCIEDADE

Oriunda da Palavra "societas" (latim), podemos definir sociedade como um grande agrupamento de pessoas estratificadas em diversos grupos sociais que convivem em um mesmo ambiente geográfico com objetivos comuns especialmente o de bem estar social e de sobrevivência segundo o parâmetro de normas estabelecidas e fiscalizadas institucionalmente por esta mesma sociedade.

2. A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE

Deus criou o universo e tudo o que está contido nele sendo o homem a mais sublime de toda criação. Viu Deus que não era bom que o homem ficasse só e criou a partir da costela do homem uma mulher formando a primeira instituição social que é a família, a partir de um grupo de famílias, foram estabelecidos tribos, a partir de um grupo de tribos, clãs que posteriormente se estabeleceram como sociedade.(Gn 2:18-24)

3. DEFINIÇÃO DE SOCIEDADE LIVRE

Apesar de ter um mínimo de normatização, a sociedade livre se caracteriza por seus valores éticos, morais e sociais estarem atrelados e se modificarem ao longo do tempo segundo o progresso de desenvolvimento de suas relações interpessoais a partir dos grupos sociais segundo as suas próprias experiências de convivência social rejeitando os valores divinos e espirituais consagrados na Palavra de Deus.

4. A PERIGOSA INFLUÊNCIA DOS VALORES SOCIAIS E CULTURAIS DE UMA SOCIEDADE

Como cristãos, temos que realizar uma leitura de mundo, de modo a evitar que os valores sociais e culturais da sociedade a qual estamos inseridos venha a nos causar:

i. A preguiça mental de pensar, avaliar e julgar uma situação qualquer e assim ser seduzido e manipulado por interesses de terceiros.

ii. A exaustão emocional caracterizada por um comportamento insensível a qualquer situação moral, ética, social, espiritual, etc.

iii. A confusão psicológica que tira da pessoa a capacidade de discernir o que é certo ou errado diante de ideias, conceitos, valores, filosofias e crenças.

iv. A desorientação moral que propiciará a condição da flacidez moral ser enaltecida e os valores morais absolutos de Deus serem tripudiados.

v. O esfriamento espiritual que nos afasta de Deus.

5. APRESENTAÇÃO, INCONFORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

O apóstolo Paulo conclama aos cristãos a se apresentarem para o mundo de maneira inconformada para transformar uma cultura, uma sociedade, uma civilização integralmente segundo os valores absolutos de Deus como padrão do bem estar social e espiritual desta sociedade. (Rm 12:1-2).

Assim, o cristão, deve ter em mente sempre uma postura firme de prontidão e vigilância para lhe dar com os valores sociais e culturais de uma sociedade em constante desenvolvimento, segundo os seguintes preceitos bíblicos:

i. Realizar com discernimento uma profunda análise dos valores de uma sociedade para avaliar o que é santo ou profano, o que é imundo ou limpo, o que contradiz ou não a verdade revelada na Palavra de Deus.(Lv 10:8-11)

ii. Combater com mansidão e sabedoria os valores da sociedade que contradizem a verdade revelada na Palavra de Deus. (Lv 18:24-30)

A Bíblia Sagrada relata exemplos de pessoas que conheciam muito bem os valores sociais e culturais da sociedade de sua época contrários aos valores absolutos de Deus, entretanto, permaneceram fiéis ao Senhor e foram por isso muito importantes para a história da salvação dos homens, aos quais, podemos mencionar: Daniel (Dn 1:1-21) e o apóstolo Paulo (At :17:16-34)

II - MUDANÇAS SOCIAIS

A sociedade a nível mundial vem passando por mudanças comportamentais inerentes a cada sociedade em seu ambiente geográfico, cultural, social, moral, etc, porém de um modo geral a secularização vem progredindo universalmente em todas as sociedades civilizadas provocando a ascensão de valores morais e de convivência social contrários aos preceitos divinos que atingem frontalmente a vontade de Deus para os homens, a saber:

<strong

Podemos definir secularização como um movimento de ordem humanística que busca o desenvolvimento do homem em todas as áreas a partir da razão, da ciência e das organizações sociais sem reconhecer as realidades sobrenaturais, religiosas ou espirituais.

2. A SECULARIZAÇÃO EM NOSSO TEMPO

A separação da Igreja do Estado em nosso tempo permitiu em avançada velocidade promover a secularização da educação, a suposta supremacia da ciência sobre a religião, a larga aplicação das teorias econômicas e sociais humanísticas regendo as relações sociais em detrimento do espiritual.

A igreja e a família nos dias atuais por conta desta secularização efetiva em diversas frentes da formação do homem é profundamente atacada em seus valores espirituais segundo os ensinos da Bíblia Sagrada, que se obscurecem, tornando o cristianismo de hoje um cristianismo secularizado, pelos seguintes fatores:

2.1. MATERIALISMO

É a doutrina filosófica que diz que as únicas coisas que existem são substâncias materiais. Os fenômenos mentais, a consciência, as sensações e sentimentos são explicados como modificações da substância material sem a introdução de substância mentais ou espirituais distintivas. Em suma é a doutrina que advoga que o ter é mais importante do que o ser, a matéria é de maior valor para o homem do que espiritual. O cristianismo contraria o utilitarismo - a vida não é uma corrida atrás de riquezas e autopromoção (1 Tm 6:6-10)

2.2. RELATIVISMO

A base para nossos juízos no conhecimento, na cultura e na ética difere de acordo com as pessoas, acontecimentos ou situações. É o estado mental e uma maneira de pensar que repele as reivindicações absolutas de Deus. Em suma, algo que é absolutamente errado na concepção de alguns é perfeitamente certo na concepção de outros. O cristianismo contraria o existencialismo - a vida não é só aqui e agora, existe uma vida após a vida terrena. (Jo 3:16)

2.3. LIBERALISMO SOCIAL

É tipificado pela consecução de todas atividades humanas, dentre elas: as ciências, artes, filosofias, educação, economia, etc, livres de qualquer contexto da Palavra de Deus. A maneira de viver num mundo liberal não comunga com os interesses espirituais, e todo regramento das relações sociais são chanceladas por meio da razão e da experiência do homem em torno de um valor social, moral, emocional, desprovido de alinhamento com a vontade divina. O cristianismo contraria o hedonismo - a vida não é o prazer carnal e a satisfação de desejos. (Ec 2:1-11)

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Fonte:https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/04/notas_3t_2017_adolescentes_lic3a7c3a3o_1_o-que-c3a9-uma-sociedade.pdf Acesso em 28 jun.2017.