Lição 2 - Fui injustiçado III

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Adolescentes: Adolescentes da Bíblia

Comentarista: LILIAN BIORK

Comentário: EV. JOSÉ LUCAS NETO

 

LIÇÃO Nº 2 – FUI INJUSTIÇADO

INTRODUÇÃO

A história de José do Egito nos mostra que este homem não murmurou contra Deus, foi fiel e obediente ao Senhor, perseverante, trabalhador, paciente, humilde, com o coração cheio de amor e que soube perdoar seus irmãos, por isso, foi abençoado em tudo pelo Senhor. Nesta lição veremos que a história de José nos ensina como devemos nos comportar diante de uma pluralidade de adversidades sem se desviar da fé e das infalíveis promessas de Deus.

1. A HISTÓRIA DE JOSÉ

i. José, cujo nome, quer dizer, "aquele que acrescenta" era filho de Jacó e Raquel, nascido na cidade de Harã, tinha uma irmã chamada Diná e onze irmãos chamados, Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulon,(filhos de Jacó e Leia), Benjamim,(filho de Jacó e Raquel) Dã, Naftali, (filhos de Jacó e Bila, escrava de Raquel) Gade e Aser, (filho de Jacó e Zilpa, escrava de Leia) sendo estes os patriarcas das doze tribos de Israel que deu origem a nação de Israel. (Gn 30:21-25; Gn 35:23-26)

ii. José se casou com uma egípcia chamada "Asenate" e com ela teve dois filhos, cujos nomes, eram, Manassés e Efraim que posteriormente se tornaram duas tribos de Israel, uma substituindo a tribo de José e a outra substituindo a tribo de Levi que ficou com a incumbência de realizar a organização litúrgica do Tabernáculo e depois do Templo, não tendo sido agraciada com terras como as outras foram. (Gn 41:45-46; Gn 41:50-52).

iii. José foi um tipo de primeiro ministro do Egito e morreu neste país com a idade de 110 anos.(Gn 45:24-26; Gn 50:26).

iv. A história de José nos remete à revelação que José era uma arquétipo de Jesus, onde a partir deste ponto da lição mencionaremos os acontecimentos da vida de José, prefigurando o Messias prometido que havia de vir para salvar a humanidade.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2019/04/notas-de-aula_2t_2019_rev-2_adolescentes_lic3a7c3a3o_2_fui-injustic3a7ado.pdf Acesso em 09 abr. 2019