Lição 6 - A atualidade da mensagem bíblica I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2019

Adolescentes: Bíblia, um livro atual

COMENTARISTA: ROBSON ROCHA

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 6 – A ATUALIDADE DA MENSAGEM BÍBLICA

Texto Bíblico: Hb 1.1; 1 Pe 1.22-25.

Para refletir

"Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração." (1 Pe 1.22 - NVI)

Introdução

A Bíblia possui mensagens para os dias atuais e para o futuro. A importância da Bíblia está no fato de que, como obra inspirada pelo Espírito Santo, sua mensagem fala profundamente a toda a humanidade de todas as camadas sociais.

A Bíblia é uma proteção para a nossa vida como um todo, pois nos orienta como devemos viver.

A Bíblia e sua atualidade

A Bíblia é sempre atual. É um livro relevante para a humanidade do século XXI. A Bíblia continua sendo um best-seller da literatura mundial, e se mantém na liderança do mercado literário que a torna um livro relevante para nosso século , neste artigo quero destacar pelo menos três motivos da atualidade da mensagem bíblica para vida do homem pós-moderno.

O primeiro ponto de destaque da atualidade da mensagem hamartiológica da Bíblia, ou seja, o homem ainda continua errando o alvo da sua existência, a palavra hamartiologia tem o significado de errar o alvo de onde vem toda a doutrina bíblica do pecado, é o homem pecador ou não ? Uma vez que a resposta for afirmativa como de fato é pelo menos para milhares de pessoa que se defronta com essa pergunta, então não resta duvida qual o livro na face da terra , que trata tão especificamente desta questão da origem natureza , solução e destino final do pecado e pecadores ? Logicamente a resposta não poderia ser diferente A Bíblia Sagrada. Portanto ela continua relevante para o homem do século XXI.

Para milhares de pessoas cultas e incultas, sábios e leigos o universo tem algum propósito, a resposta é sim , tem que ter um propósito , sendo assim mais uma vez fica definitivamente provado que a Bíblia do início ao fim é o livro mais antigo a falar de maneira coerente e lógica sobre a origem e propósito do universo existir, haja vista que o primeiro livro e nas primeiras palavras deste livro já é demonstrado como o universo veio a existir e ao longo dos 66 livros é descritos detalhes de como o universo forma junto com o homem um grande projeto inteligente. Outra questão sobre isso é a seguinte; a terra terá um fim ? Isso é o que vários ramos da ciência geológica e astronômica vem apontando o fim do planeta ,portanto a Bíblia também tem uma mensagem sobre o fim do planeta que vale a pena estudar , sendo assim sua relevância se torna inevitável para nosso tempo.

Existe um Deus? A existência de Deus é afirmada por milhares de pessoas que já existiram e existem hoje, não há o que questionar que a Bíblia é o livro que mais fala acerca da existência de um Deus pessoal , com atributos e propósitos revelados neste livro , seria tolice dizer que a Bíblia deixou de ser relevante enquanto a existência de Deus não for totalmente erradicada da terra ( o que é impossível).

Conclusão

A natureza pecaminosa do homem, o propósito na existência do universo o fim da terra e a existência de Deus são três argumentos irrefutáveis sobre a atualidade e relevância da Bíblia no século XXI.

"Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar". (Lc 21.33).

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva