Vídeos

Lição 11 - A ética do reino de Deus III

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020

Juvenis: Jesus e o reino de Deus

COMENTARISTA: MARCOS TEDESCO

COMENTARISTA: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 11 – A ÉTICA DO REINO DE DEUS

INTRODUÇÃO

Jesus pautou oito qualidades espirituais para um viver verdadeiramente feliz e diferenciado dos valores mundanos. Nesta lição estudaremos sobre o significado do discurso de Jesus no sermão do monte, a atualidade deste discurso, o viver de forma ética na sociedade e o viver sob o presidir do Espírito Santo.

I – O SERMÃO DO MONTE: A EXPRESSÃO DA ÉTICA DO REINO

Jesus ao proferir o Sermão do Monte enaltece as virtudes espirituais que são produzidas no coração do homem através do Espírito Santo, sendo estas qualidades contrárias aos valores sociais que valorizam as riquezas materiais, condição social ou sabedoria secular..(Lc 17:20-37)

1. PRINCÍPIOS DIVINOS DAS BEM-AVENTURANÇAS

...

II - O SERMÃO DO MONTE É UMA MENSAGEM PARA HOJE

A mensagem do Sermão do Monte nos mostra a verdadeira felicidade não sendo para o tempo presente e futuro uma mensagem ultrapassada ou obsoleta. Esta mensagem anuncia virtudes que atravessam fronteiras emocionais humanas ou pensamentos humanísticos, alcançando o coração do homem, sendo que uma vez alojadas neste, o transformam divinamente das trevas para a luz..Estas virtudes se revestem das seguintes características básicas:

i. Estas virtudes anunciadas pelo Senhor Jesus no monte são espirituais, apesar de se configurarem por comportamentos, e não podem ser recebidas naturalmente, ou seja, só são recebidas através do Espírito Santo. (Tg 1:17).

ii. O exercício espiritual destas virtudes é resultado de uma escolha do ser humano para exercê-las, de tal modo que não podem ser herdadas e nem transmitidas a outrem, são resultados de uma relação pessoal e individual do homem com Deus.

iii. Não são virtudes independentes, ao contrário, guardam entre si uma total dependência, ou seja, a mensagem é um fruto com oitos partes, digamos assim analogicamente, uma laranja com oito gomos. O homem que é habitante do reino dos céus detêm em sua integralidade as virtudes manifestadas pelo Senhor Jesus no Sermão do Monte. (Rm 4:6-8)

III - VIVENDO A ÉTICA DO REINO NA SOCIEDADE

O cristão verdadeiro é conhecido pelos seus frutos no que concerne ao seu comportamento moral, social e espiritual diante de Deus e da sociedade. A Bíblia Sagrada apresenta virtudes ou qualidades inerentes a uma pessoa que vive em Espírito, classificando-a como uma pessoa que pode se relacionar com o seu próximo e com Deus. Estas 9 virtudes estão tipificadas no chamado fruto do Espírito que se correlaciona com as bem aventuranças proferidas por Jesus no monte. (Gl 5:22-23)

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/04/notas_2t_2017_juvenis_lic3a7c3a3o-11_a-c3a9tica-do-reino-de-deus.pdf Acesso em 07 jun. 2017.

<p style="text-align: justify;">

Quer continuar lendo? Bons estudos.
Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.