Primário

Lição 3 - Enfim, um libertador

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2019

Primários: Conhecendo a viagem do povo de Deus pelo deserto

COMENTARISTA: FABIANA ALMEIDA

COMENTÁRIO: PROF. MATHEUS ARAÚJO DA SILVA

LIÇÃO Nº 3 – ENFIM, UM LIBERTADOR

Objetivo

Ensinar de forma a conscientizar o aluno de que não importa a situação, Deus sempre dará um livramento.

Texto Biblico: Ex 2.234.20

Memória em ação

"Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". (Js 1.9 - NVI)

Explorando a Bíblia

Um dia, Moisés, já adulto, viu um egípcio espancando um hebreu, e ao defendê-lo, acabou matando o egípcio. Moisés teve que fugir. E foi morar na terra de Midiã. Certo dia, quando Moisés estava sentado perto de um poço, algumas moças vieram tirar água para dar de beber às ovelhas do seu pai. Então chegaram alguns pastores e começaram a enxotar as moças dali. Porém Moisés se levantou, e as defendeu, e deu água aos animais. Quando elas voltaram para casa o pai perguntou: Por que é que vocês voltaram tão cedo hoje? Elas responderam: um egípcio nos defendeu dos pastores, e tirou água para nós. Jetro disse: Vão chamá-lo para que venha jantar conosco.

Depois Jetro convidou Moisés para ficar morando ali, e deu a Moisés, a sua filha Zípora em casamento. Moisés tornou-se pastor do rebanho de Jetro. Com o passar dos anos o faraó do Egito morreu, mas os hebreus ainda eram escravos e oravam a Deus por ajuda. E Deus ouviu as suas orações. Certo dia, Moisés estava cuidando de algumas ovelhas, quando percebeu uma sarça em chamas. O mato estava com fogo, mas não queimava. Então pensou: Que coisa esquisita! Por que será que a sarça não se queima? Quando o SENHOR Deus viu que Moisés estava chegando mais perto para ver melhor, Ele o chamou do meio da sarça e disse: Moisés! Moisés! Estou aqui! Respondeu Moisés. Deus disse: Tire as sandálias, pois o lugar onde você está é um lugar santo. E Deus continuou: Tenho ouvido o clamor do meu povo! Agora venha, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas. Moisés perguntou a Deus: Quem sou eu para ir falar com o rei do Egito e tirar daquela terra o povo de Israel? Deus respondeu: Eu estari com você. Aí Moisés respondeu: Mas os israelitas não vão acreditar em mim. Então o SENHOR ordenou: Jogue agora o seu bastão no chão. Ele jogou-o e virou uma cobra. Agora pegue a cobra pelo rabo. Ele pegou-a e ela virou um bastão de novo na mão dele. Depois Deus colocou feridas na mão de Moisés, e quando Moisés colocou a mão no peito ficou sarada.

Então o SENHOR disse: Faça esses dois milagres para provar aos israelitas que o SENHOR apareceu a você. Mas Moisés respondeu: Ó Senhor, eu nunca tive facilidade para falar? Porém o SENHOR lhe disse: Quem dá a boca ao ser humano? Quem lhe dá a vista? Sou eu, Deus, o SENHOR. Você falará com Arão, seu irmão, e lhe dirá o que ele deve dizer. Eu os ajudarei! Então Moisés pegou a sua mulher e os seus filhos, e começou com eles a sua viagem de volta para o Egito.

Aplicação

Moisés estava com medo, achava que não iria conseguir, mas o Senhor prometeu estar com ele. Saiba que o Senhor também está com você, hoje! Não tenha medo, não tenha vergonha de nada. Você não é um “coitadinho”, você é filho de Deus! O Senhor te dá coragem, te dá força, te ajuda em tudo o que você precisa!

Atividade

Confeccione uma “sarça” com as crianças, pegue gravetos, ou pequenos galhos, coloque-os num balde com terra ou areia, e coloque pedaços de papel celofane, vermelho e amarelo, (que lembra cor do fogo). Faça uma encenação com as crianças, depois de pronto. Peça-as para mexerem no celofane, o barulho vai ser semelhante ao fogo queimando. Podem fazer uma encenação. Cada vez que mexerem no celofane, fazendo barulho, podem dizer uma fala de Deus a Moisés (pegar na Bíblia).

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.