Lição 8 - A primeira confusão de línguas

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021

Primários: Conhecendo o livro do começo

COMENTARISTA: GISELE GUIMARÃES

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 8 – A PRIMEIRA CONFUSÃO DE LÍNGUAS

A paz do Senhor Jesus seja com você, professor(a)!

Sabia que existem muitas ruínas de torres antigas, como a que Gênesis chama de torre de Babel? Torres desse tipo são chamadas de zigurates. Uma dessas edificações, ainda remanescentes hoje, poderia ser a própria torre descrita em Gênesis 11.

Na época da torre de Babel, após o dilúvio, todos os povos falavam uma língua só. Lembre-se que essas pessoas tinham um conhecimento astronômico muito limitado, por isso tiveram a ideia de construir uma torre que chegaria até o céu.

Além disso, o povo de Babel era pecador como as pessoas de hoje, e a intenção deles era testar a autoridade de Deus de controlar sua vida. A torre de Babel foi a maneira de dizerem a Deus que eles podiam chegar tão alto quanto ele! Que presunção, não acha?

Porém as pessoas ainda hoje continuam testando a autoridade que Deus tem de governar sua vida. Quando quebram a lei de Deus, estão lhe dizendo: “Posso fazer do meu jeito!”

Você não acha que é tolice dizer isso a Deus?

(Adaptado da Bíblia das Descobertas para Adolescentes.)

Podemos ainda pensar: “puxa, homens imbecis e idiotas, querendo alcançar e ser maior que Deus”. Porém por diversas vezes fazemos isso inconscientemente. Por diversas vezes oramos a Deus, dizemos entregar os planos, medos, dificuldades e problemas, porém ainda assim ficamos bolando um plano B. E não é assim que devemos prosseguir. Deus quer inteira confiança! Abandone-se na providência do Altíssimo e Ele de tudo proverá! Não digo que é fácil, digo que é necessário. Não confiar em Deus é, de qualquer forma, confiar mais em nós mesmos, numa demonstração clara de orgulho. Deus abomina o orgulho!

Objetivo

Que o aluno compreenda que o orgulho não agrada a Deus. Que ele entenda que Deus abomina a soberba e quer que sejamos humildes e simples de coração.

Memória em Ação

Escreva cada palavra do versículo num pedaço de cartolina médio. Embaralhe e auxilie seus alunos a colocar em ordem. Realize ao menos três vezes enquanto lhes fala sobre o que é orgulho. Explique que o orgulho é um sentimento egoísta, de admiração pelo próprio mérito, excesso de amor-próprio, arrogância... E que nada disso deixa o Senhor contente.

“O orgulhoso acaba sendo humilhado [...]” (Provérbios 29.23)

Explorando a Bíblia

Todas as pessoas falavam a mesma língua. Um dia, algumas pessoas vieram morar num lugar chamado Sinar, e resolveram construir uma cidade com uma torre bem alta. Eles queriam fazer uma torre que chegasse até Deus! Eles queriam que seus nomes fossem conhecidos e respeitados por todos na terra! Então eles começaram a construir a torre. Construíram vários andares, usando tijolos e betume, a torre ficou bem alta. Mas eles continuavam construindo! Porém Deus não gostou das intenções deles. Deus então confundiu todos aqueles homens e fez com que eles começassem a falar línguas diferentes. Imagina a confusão! Cada um falando de um jeito, e ninguém se entendia, um pedia tijolo o outro dava a pá, o outro pedia a pá e um dava argamassa! Puxa! Aquelas pessoas então se separaram, cada um com os outros que falavam a mesma língua e foram viver longe uns dos outros, desistindo completamente da torre de Babel. Deus não gosta nem um pouco do orgulho (leia o Memória em Ação).

Assim que Deus percebeu os propósitos daquelas pessoas arrogantes, que eles queriam ser maiores e mais importantes que Deus, Ele misturou as línguas. O nosso coração deve sempre ter o desejo de adorar a Deus o tempo todo, até nas pequenas coisas que fazemos todos os dias. Nós fomos criados para sermos amigos e para louvar o nome do Criador! Devemos glorificar seu nome fazendo-O grande na nossa vida.

Oficina Criativa

Com copos descartáveis pintados, cole o fundo com as bordas, um em cima do outro para formar uma torre.

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Prof. Jaciara da Silva