Primário

Lição 4 - A primeira ordem

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021

Primários: Conhecendo o livro do começo

COMENTARISTA: GISELE GUIMARÃES

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 4 – A PRIMEIRA ORDEM

Texto Bíblico: Gn 2.15-17.

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se que quando Deus nos fala pra fazermos algo devemos obedecer - sempre é para nosso bem - Ele quer que vivamos felizes.

Exercitando a Memória

“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca". (Mt 26.41 – NVI).

Crescendo no conhecimento

Deus fez um lindo jardim e Adão tinha de cuidar. Também podia comer de todas aquelas frutas boas, quanto quisesse. Mas havia uma árvore da qual Adão não devia comer. Esta árvore estava no centro do jardim e chamava-se: "Arvore da Ciência do Bem e do Mal."Deus tinha dito: "De toda árvore do jardim comerás, só desta uma não comerás. Porque se dela comeres, certamente morrerás."

Adão obedeceu às palavras do Senhor. Sempre se desviava daquela árvore. Pois não queria magoar a Deus.

Como vimos na semana passada, Deus criou uma linda mulher para estar com Adão. Como eram alegres e felizes! Nunca sentiam dor. Nunca ficavam doentes. Não precisavam ter medo nem ficar tristes. Pois viviam bem perto de Deus. Deus era seu Pai, e eles, Seus filhos .Tão felizes como eles eram, nunca mais nenhum homem na terra o foi.

Mas certo dia, tudo ficou muito diferente. E isto por culpa deles mesmos!

Eva passeava sozinha pelo jardim. Nisto ela chegou perto da árvore, cujos frutos eram proibidos. Então de repente ela ouviu alguém falar.Quem seria?Não era Adão. E também não era Deus.

Eva parou, curiosa. Então viu uma cobra que olhou para Eva com seus olhos cintilantes e falou: "Escuta, é verdade que vocês não devem comer de árvore nenhuma? Deus disse isso? "Eva respondeu: "Que nada, nós podemos comer de todas as árvores, menos desta aqui. Pois então teremos que morrer. Foi isto que Deus disse."

Então a cobra olhou, maliciosa, e cochichou: "Ora, vocês não vão morrer, não! Deus certamente o diz, mas não é verdade. Pelo contrário, vocês ficarão ainda muito mais felizes. Vocês ficarão iguais a Deus, tão sábios e poderosos. Pode acreditar. Eu sei melhor que o Senhor. Podem comer sossegados desta árvore. Isso não faz mal."

Eva olhou para as frutas. Pareciam tão lindas! Então ela o fez. Apanhou uma fruta da árvore e comeu. Depois deu um pedaço a Adão, e também ele comeu da fruta. Deus havia proibido tanto, e assim mesmo o fizeram. Isto foi um grande pecado. Mas, no mesmo instante, Adão e Eva sabiam que a cobra havia mentido. Logo o sentiram.

Aplicação da Lição

Prezado (a) enfatize aos pequenos que o pecado do primeiro do casal foi mais do que simplesmente comer um fruto proibido; incluiu desobedecer à palavra revelada de Deus. crer na mentira de Satanás, e colocar suas vontades acima da vontade de Deus. O pecado, com suas terríveis consequências, entrara na raça humana e no mundo em geral.

Fontes Consultadas:

• Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003

• Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP

• Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.

• Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

• Bíblia de estudo da mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003

• Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003

• 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.