Primário

Lição 7 - Josafá, o herói que venceu louvando

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021

Primários: Conhecendo alguns heróis e heroínas da Bíblia

COMENTARISTA: PAULA RENATA SANTOS

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 7 – JOSAFÁ, O HERÓI QUE VENCEU LOUVANDO

Texto Bíblico: 2 Cro 20.1-3,14-23

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que em qualquer circunstancia podemos e devemos adorar e louvar a Deus.

Memória em ação

“Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.” (Sl 34.4 – ARC)

Explorando a Bíblia

Israel teve mui¬tos outros reis. Uns foram bons, ou¬tros foram ruins, pois não eram obedientes a Deus e, como conse¬quencia, traziam tristeza para o povo.

Numa dessas mudanças de reina¬do, quando Roboão, filho de Salomão, ia ser coroado, o povo se rebelou e não o aceitou como rei. Resultado: dez tribos foram em¬bora e só ficaram duas tribos.

O reino de Israel se dividiu! Agora existiam o reino de Judá e o reino de Israel. Com certeza isto não ale¬grou o coração de Deus.

Hoje nós vamos conhecer um dos reis de Judá, cujo nome é Josafá, e que foi coroado com trinta e cinco. Josafá decidiu obedecer às leis e ensinar o povo a ser fiel a Deus. Isto com certeza agradou o cora¬ção de Deus, e por isso Josafá foi abençoado e tornou-se muito rico. Ele enviou professores às cidades para ensinar a todos a Palavra de Deus, decidiu obedecer às leis e en¬sinar o povo a ser fiel a Deus.

Qual o nome da escola que ensina a Palavra de Deus hoje? É na Escola Bíblica que apren¬demos sobre a Bíblia, a Palavra de Deus. Nos cultos e reuniões de es¬tudo na igreja também aprende¬mos sobre Deus.

Todo aquele que deseja conhecer a vontade do Senhor, precisa não so-mente ler a Bíblia, mas também estudá-la. Precisa vir a escola dominical e par¬ticipar dos cultos.

Certa vez, três países vizinhos re¬solveram juntar seus exércitos e in-vadirem Judá para expulsar seus moradores de lá. O rei Josafá ficou muito preocupado, mas logo pensou numa solução.

O rei Josafá tinha um exército mui¬to grande e forte, mas a primeira solução que ele tomou foi a de pe¬diu socorro a Deus, pois queria a paz em seu reino, e não a guerra. Deus é o nosso socorro! Ele está sempre pronto a nos socorrer quan¬do chamamos pelo seu nome e pe¬dimos sua ajuda. Jamais devemos tomar atitudes sem antes procurar saber qual é a vontade de Deus. Ele quer o melhor para nós!

Será que Deus iria ajudar o rei ?

Sim. Deus nunca deixa de nos ou¬vir! Ele atendeu ao pedido de so¬corro do rei Josafá, e mandou que fosse com seus homens, no dia seguinte, encontrar-se com os inimigos. Disse também que eles não teriam que lutar. No dia seguinte, Josafá colocou os cantores de Judá louvando a Deus na frente do seu exército, e logo que começaram a cantar ao Deus Eter¬no algo aconteceu... Os três exércitos inimigos briga¬ram entre si e, quando o exército de Josafá chegou, viu que ninguém havia escapado com vida. Todos estavam mortos! Eles não precisa¬ram lutar, e ainda deu pra recolher objetos de valor e animais de car¬ga. Levaram três dias para pegar todos os depojos, pois havia muitas coisas. Depois de recolherem muitas coi¬sas, no quarto dia se reuniram no vale e louvaram a Deus com o co¬ração transbordando de alegria.

Aplicação da Lição

Deus ajudou o rei Josafá a vencer os seus inimigos sem ter que lutar, e ainda deu ao povo muitas riquezas! Todos os outros povos ficaram sa¬bendo e tiveram medo, e o reino de Josafá continuou em paz e feliz, pois ele sabia que o segredo da vi¬tória é confiar em Deus e louvar o seu nome.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

Ou, se preferir, copie o link e cole no navegador

http://1.bp.blogspot.com/-NwMhbU64J8Y/Ti3LSmHHm5I/AAAAAAAAAeE/mp62oGNPFog/s1600/3.jpg

Fontes Consultadas:

• Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003

• Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP

• Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.

• Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

• Bíblia de estudo da mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003

• Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003

• 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.