Lição 14 - Um viajante bondoso

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Primários: Conhecendo algumas histórias de Jesus

COMENTARISTA: THIAGO SANTOS

COMENTÁRIO: JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 14 – UM VIAJANTE BONDOSO

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que a seu aluno compreenda que demonstramos amor a Deus amando outras pessoas

Memorizando

"Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará". (Mt 16.25– NVI).

Texto Bíblico em estudo: Lucas 10.25-37

Explorando a Bíblia

Quem aqui sabe o que devemos fazer para demonstrar que amamos a Deus? (deixe as crianças responderem) Alguém sabe qual a principal forma de demonstrarmos amor a Deus? (mais uma vez, deixem as crianças falarem o que pensam).

Na história de hoje vamos aprender sobre como podemos demonstrar que realmente amamos a Deus. Vamos aprender sobre o bom samaritano.

O ideal é que o professor pergunte aos alunos se eles sabem o que é uma parábola. Dependendo da idade das crianças, explique o que é uma parábola antes de iniciar sua aula sobre o bom samaritano.

Contando a história

Certo dia Jesus conversava com seus discípulos quando um homem se aproximou. Este homem era um intérprete da lei, ou seja, ele estudava os mandamentos do Antigo Testamento para cumpri-los. Este homem chegou até Jesus e perguntou: “mestre, o que eu devo fazer para herdar a vida eterna?”. Esta pergunta parece simples, mas não é, pois nada do que podemos fazer pode garantir a nossa salvação. A única forma de termos certeza de nossa salvação é através de Jesus Cristo, que morreu pelos nossos pecados.

Depois que o homem perguntou aquilo, Jesus viu que ele era um estudioso das leis e respondeu: “o que diz a lei?”. O homem falou: “A lei diz que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

Então, Jesus disse que ele estava certo, mas o homem queria ter certeza daquilo e pergunto mais uma vez: “quem é o meu próximo?”. Será que devemos amar só nossa família, ou nossos amigos? Será que é correto amar alguém que não gosta de nós?

Professor (a), nesta história sobre o bom samaritano é essencial que você explique o que era um samaritano.

Naquela época os judeus não eram amigos de um povo chamado samaritano. Os judeus acreditavam que os samaritanos não amavam a Deus. Jesus, então, contou uma história para aquele estudioso e disse o seguinte; certa vez um homem foi assaltado e espancado na estrada e estava quase morrendo. Então, passou um sacerdote (uma espécie de líder da igreja) viu aquilo, mas não ajudou. Em seguida, passou um levita (os levitas ajudavam os sacerdotes a realizarem os serviços nos templos) e também não ajudou. Logo depois, passou um samaritano e ajudou o homem ferido. Levou até uma hospedagem e pagou tudo. Depois de contar essa história Jesus perguntou ao estudioso da lei, “quem agiu certo o sacerdote, o levita ou o samaritano?”. Ao ouvir a pergunta aquele estudioso poderia ter ficado confuso, pois o sacerdote e o levita eram vistas como religiosos corretos e exemplos de servos de Deus, mas o samaritano não, mas na história de Jesus, foi justamente o samaritano que agiu com compaixão. O estudioso disse para Jesus: quem agiu corretamente foi o samaritano; e Jesus lhe respondeu, “muito bem. Faça a mesma coisa”.

Outra dica para o professor obter um bom desempenho ao dar a aula sobre o bom samaritano é explicar o que é m levita e um sacerdote.

O que Jesus quis dizer nesta história é que não importa quem você seja, um pastor, um missionário ou uma pessoa simples, para ser salvo você precisa demonstrar amor às pessoas. Muitas pessoas são importantes, realizam a obra de Deus, mas não demonstram amor. Para ser salvo você não precisa ser um líder religioso, precisa apenas demonstrar amor a todos.

Como a única pessoa que ajudou o homem que fora assaltado e espancado, foi um samaritano, a história passou a ser conhecida como a parábola do bom samaritano.

Dependendo da idade das crianças, não deixe de explicar o que é uma parábola (uma espécie de conto, de historieta).

Aplicação da lição

Enfatizar aos pequenos que a melhor maneira que existe de demonstrar que realmente amamos a Deus é amando a todas as pessoas, independente de quem sejam. Mesmo aquelas que não são nossos amigos, ou que achamos que faz muitas coisas erradas, como foi o caso do bom samaritano. Nós também fazemos muitas coisas erradas, e mesmo assim Deus nos ama.

Demonstrar amor aos demais não é só falando e nem ajudando somente quem conhecemos e a quem gostamos. Demonstrar amor é ajudar mesmo aqueles a quem achamos que não merece nossa ajuda. Em 1 João 3.18 está escrito “filhinhos, não amemos apenas de palavras e de boca, mas de fato e de verdade”.

Fontes consultadas:

Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB

Bíblia NTLH – SBB

Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.