Lição 5 - Uma história sobre o filho perdido

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2020

Primários: Conhecendo algumas histórias de Jesus

COMENTARISTA: THIAGO SANTOS

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 5 – UMA HISTÓRIA SOBRE O FILHO PERDIDO

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno compreender o deus nos ama, nunca deixa de nos amar... precisamos ser gratos e obedientes a Ele para não vir a sofrer.

Memorizando

“Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei”. (Lc 6.37 – NVI).

Texto bíblico em estudo:Lc 15. 11-32.

Explorando a Bíblia

Certa vez, Jesus contou a história de um rapaz que, não gostando mais da forma como o seu pai administrava e achando que precisava gastar mais do que recebia, resolveu pedir toda a herança que era seu e sair de casa. Orgulhoso, pensava que saberia cuidar da sua vida muito bem, melhor do que seu pai.

Nos primeiros tempos, parecia que tudo era alegria: festas, amizades, e tantas outras coisas que há no mundo. No entanto, acabaram-se os valores que havia ganhado na casa de seu pai. Então, a vida se tornou difícil, passou fome e teve até que cuidar de porcos. Logo percebeu o quanto havia sido bobo ao pensar que saberia cuidar de sua vida melhor que seu pai.

Um dia, profundamente arrependido, resolveu voltar para o seu pai, pedindo que não fosse tratado como um filho, mas sim com um empregado. Ao chegar em casa, no entanto, que surpresa: seu pai estava esperando-o, abraçou-o e mandou prepararem uma festa para ele.

Aquele filho precisou perder tudo o que tinha para reconhecer o quanto seu pai era bom e o amava. Que bom quando, sem nunca termos saído da igreja, conseguimos reconhecer Deus como nosso Pai, sem perder o que Ele nos deu, e valorizarmos Seu amor!

Enquanto estava sendo realizada a festa de recepção pela chegada do filho mais novo, o filho mais velho chegou em casa. Ao ver toda aquela atenção dada ao seu irmão, ficou muito triste. Achava que seu irmão estava sendo beneficiado mais do que ele próprio, que sempre tinha estado "certinho" ao lado do seu pai. Parecia uma injustiça.

No entanto, o pai disse-lhe que não era assim. Na verdade, o seu irmão havia perdido tudo, enquanto ele, o filho que havia ficado em casa, não havia perdido nada, ainda possuía tudo que era do pai. O mais novo estava na miséria, teria que começar tudo de novo.

Aplicação da lição

Enfatizar aos pequenos que problema do filho mais velho era que não sabia valorizar o pai nem o que tinha com o pai. Assim são algumas pessoas: embora nunca tenham saído da igreja e, por isso, continuem com tudo o que receberam de Deus, não valorizam o quanto foi precioso estarem este tempo com Ele; não percebem a preciosidade que é ter estado sempre protegido pelo Pai.

E você, amiguinho, tem percebido o quanto é feliz por estar sempre junto com Deus, o seu Pai?

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

copie o link e cole no navegador

http://1.bp.blogspot.com/-K7SRrg1MqjA/UburhHA7YQI/AAAAAAAAD9o/T60mdAY4bhA/s1600/filho+-+2.jpg

Fontes consultadas:

Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB

Bíblia NTLH – SBB

Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.