Primário

Lição 3 - Uma história sobre alguns peixes

p>ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2020

Primários: Conhecendo algumas histórias de Jesus

COMENTARISTA: THIAGO SANTOS

COMENTÁRIO: JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 3 – UMA HISTÓRIA SOBRE ALGUNS PEIXES

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender que segundo o ensino dessa parábola, somente as pessoas boas e justas farão parte do Reino de Deus.

Memorizando

“Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento." (Jo 2.2 – ARC).

Texto bíblico em estudo: Mt 13.47-52.

Explorando a Bíblia

O Senhor Jesus continuou ensinando aos seus discípulos, usando nas parábolas, exemplos que eles conheciam. Precisavam das revelações a respeito dos mistérios que foram apresentados pelo Senhor.

A rede é lançada ao mar para apanhar peixes. Isto significa a evangelização no mundo. Os peixes são buscados e assim todos vêm para a rede (são as pessoas). A rede cheia é puxada para a praia e lá estão os cestos para serem colocados neles os peixes que são bons. Não há cesto para os peixes ruins, eles são lançados ao mar. O mar é figura do mundo.

O Senhor Jesus trabalha, opera na igreja fiel, aquela que não se alia ao mal em amizade com o mundo, onde há toda sorte de pecado, maldade dos que não pertencem ao Senhor Jesus.

Então esta última parábola é para dizer que, um dia, esta rede lançada ao mar vai ser recolhida. Jesus não vai errar, pois sabe quem o aceitou e quem o ama. Ele disse que um dia virá de repente e nós devemos estar preparados, na sua presença. Os anjos virão (Mt 13:49) e são eles que separarão os maus dos justos, que são aqueles que Jesus cobriu com o seu sangue.

Vocês lembram que na saída do povo de Israel do Egito para Canaã, guiado por Moisés, eles passaram o sangue de um cordeiro na porta de suas casas e quando o anjo passou no Egito para ferir os primogênitos do Egito, eles passaram também pelas casas do povo de Israel e o que viram? Sangue nas portas – nenhum mal ou morte. Estavam justificados pela obediência a Deus. Foram guardados da morte.

Assim, no momento em que os anjos vierem fazer separação, eles verão peixes bons (os justos), os que aceitaram o sangue que Jesus verteu na cruz para nos livrar da morte eterna. Os peixes maus são os que se recusam a lavar suas almas no sangue de Jesus. Serão lançados na fornalha de fogo onde haverá pranto, sem a presença de Jesus.

Aplicação da lição

Ao encerrar as explicações Jesus perguntou: “… Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor”. Mt 13:51.

E vocês crianças, entenderam também?

Seremos peixes bons. Jesus nos salvou não voltaremos para o mal.

Qual é a nossa escolha? Cada um fará a sua.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

copie o link e cole no navegador

http://files.comunidades.net/icmbelavista/ATIVIDADE_PARABOLA_DA_REDE.jpg

Fontes consultadas:

Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB

Bíblia NTLH – SBB

Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

<p.Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.