Primário

Lição 2 - A história do semeador

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Primários: Conhecendo algumas histórias de Jesus

COMENTARISTA: THIAGO SANTOS

COMENTÁRIO: JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 2 – A HISTÓRIA DO SEMEADOR

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender que se semeamos a Palavra de Deus nos corações de nossos amiguinhos e a regarmos com amor e oração - ela brotará transformando suas vidas.

Memorizando

“Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento." (Jo 2.2 – ARC).

Texto bíblico em estudo: Mt 13.1-23.

Explorando a Bíblia

Vocês gostam de ouvir histórias crianças? (Espere as crianças reponderem). Eu também gosto e muito.

Jesus contava historias muito especiais, eram chamadas de parábolas. Era um método empregado na narração da história por meio do qual as verdades morais e espirituais se ilustram pela comparação com fatos da vida comum, algo conhecido de todos.

Certo dia Jesus contou essa:

Um homem saiu para semear. Quando espalhava as sementes, algumas caíram na beira do caminho. E os passarinhos comeram tudo.

Outras sementes caíram em lugar onde havia pedras. As sementes brotaram e aparecendo o sol, queimou as plantinhas.

Outras caíram no meio dos espinhos. Eles cresceram e abafaram as plantas.

Mas as sementes que caíram em terra boa cresceram fortes e produziram muitos frutos.

Jesus explicou que a semente é a Palavra de Deus e as pessoas são a terra.

Quando elas ouvem a Palavra de Deus é como se a semente estivesse caindo em seu coração. Ela ouve com atenção, mas então vem o diabo e rouba a Palavra de seu coração. Por exemplo, você ouviu alguém pregar que Jesus é o seu Salvador, que Ele te ama e quer te perdoar, mas de repente vem um pensamento na sua mente assim: “Ah, isso não é verdade! Eu já sou feliz não preciso de um Salvador!” Se você der ouvido a esse pensamento estará deixando que o diabo roube a palavra do seu coração. Quando ouvimos algo da parte de Deus devemos crer e não deixar que pensamentos contrários venham nos fazer duvidar.

As que caíram em meio às pedras são as pessoas que ouvem a Palavra com alegria e creem por isso a semente começa a brotar, mas a terra de seu coração é pobre, não tem água nem nutrientes. A água é também a Palavra de Deus, se alguém não lê a Bíblia, a terra de seu coração é seca, se não vem á escola dominical, não ora, e não consagra sua vida a Deus, a terra de seu coração é também pobre em nutrientes, quando escuta uma palavra de vitória, por exemplo, ela crê por um tempo, mas quando vem o sol dos problemas, ela desiste de sua fé, e deixa de crer.

As que caíram em meio a espinhos são as pessoas que ouvem e recebem a Palavra, mas as preocupações e os prazeres da vida são pra ela mais importantes, por isso são como espinhos que sufocam a palavra de Deus. Por exemplo, você ouviu que mentir é pecado, mas quando surge uma oportunidade de contar uma mentira você pensa: “ah, se eu falar a verdade, não irei conseguir o que desejo”, se você der ouvidos a esse pensamento estará deixando que os espinhos da vida sufoquem a palavra que você recebeu.

Mas ainda bem que há pessoas com o coração como terra boa. Elas ouvem a Palavra com alegria e não deixam que o inimigo venha roubá-la, a terra de seu coração é fértil. essas pessoas lêem a Bíblia e tem uma vida de comunhão com Deus não permitindo que nada ocupe o lugar da Palavra de Deus em seu coração. Sendo assim, a semente brota e produz; muitos frutos e através da sua vida e do seu testemunho ela mostra as bênçãos que recebeu da parte de Deus.

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que devemos ser a terra boa; devemos ouvir e obedecer a Palavra de Deus. Assim produziremos muitos frutos espirituais e através disso ajudar as pessoas, fazer o bem, ser amigo de todos e proclamar a salvação do SENHOR a todos e todas.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

copie o link e cole no navegador

http://1.bp.blogspot.com/-HNza9Kqy8aU/UWH0yk5TIuI/AAAAAAAADGY/38e0ZYA0Ex0/s1600/parabola+do+semeador.gif

Fontes consultadas:

Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB

Bíblia NTLH – SBB

Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.

Copyright © 2003 - 2018 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.