Primário

Lição 1 - A história da sementinha

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Primários: Conhecendo algumas histórias de Jesus

COMENTARISTA: THIAGO SANTOS

COMENTÁRIO: JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 1 – A HISTÓRIA DA SEMENTINHA

Ao Mestre

Nesse trimestre podemos aprender sobre as parábolas de Jesus. Histórias que Ele contava para explicar grandes lições espirituais.

Parábola é um método empregado no discurso por meio do qual as verdades morais e espirituais se ilustram pela analogia com fatos da vida comum, algo conhecido de todos. Por meio das parábolas podemos repreender pessoas que, naturalmente, não consentem em ouvir acusações diretas. As parábolas eram elaboradas de forma a prender a atenção do ouvinte e induzir ele a fazer um auto análise da sua condição moral e espiritual, isto por meio do que a parábola revela.

As parábolas nos mostram o cuidado e amor de Deus para com o homem perdido.

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender que crescemos espiritualmente a medida que vivemos a Palavra de Deus.

Memorizando

“Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento." (Jo 2.2 – ARC).

Texto bíblico em estudo: Mc 4.30-34.

Explorando a Bíblia

Jesus Cristo falou que o reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda (é uma semente muito pequena), que um homem tomou e plantou no seu campo.

Após algum tempo, aquela semente se tornou uma grande árvore. Ele queria dizer que não podemos prever a grandeza daquilo que Deus tem para nós. Quando Cremos em Deus, essa fé faz com que grandes coisas aconteçam.

E sabe de um segredo amiguinho? Quando oramos sobre algum problema ou necessidade, Deus trabalha não somente naquilo, mas também em nossa própria vida. E vamos experimentando Sua presença e Seu poder em nós, e os seus milagres vão acontecendo.

Daqui a pouco aquela fé vai ficando maior e maior... bem grandona, e o projeto de Deus em nossa vida vai ficando grandão também: Deus começa a nos usar para pregar, para curar, para orar por pessoas, entre tantas outras ações Dele.

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que Deus conta com cada um para a realização de grandes coisas concernentes a salvação de outras pessoas. Para isso precisamos acreditar e viver os conselhos que estão na Palavra de Deus – a Bíblia sagrada. Assim fazendo cresceremos em todos os aspectos: física, espiritualmente, emocionalmente e Ele nos dará sabedoria em tudo o que fizermos para glória do Nome Dele.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

copie o link e cole no navegador

http://2.bp.blogspot.com/-LEO66wC_KyA/VdHtjj5gTUI/AAAAAAAANS8/GNpFo3r1z_k/s1600/1parb%2Bgr%2Bmost%2Bpq%2Bsem.jpg

Fontes consultadas:

Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB

Bíblia NTLH – SBB

Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.

Copyright © 2003 - 2018 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.