Primário

Lição 5 - Um buraco no telhado

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2018

Primários: Conhecendo os milagres de Jesus

COMENTARISTA: GLÁUCIA LEAL

COMENTÁRIO: JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 5 – UM BURACO NO TELHADO

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender que mesmo diante das dificuldades precisamos perseverar crendo, pois Deus sempre enviará auxilio.

Memorizando

“Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura". (Jo 4.23 – ARC).

Texto bíblico em estudo: Mc 2.1-12.

Explorando a Bíblia

Certa vez, o Senhor Jesus estava numa casa na cidade de Cafarnaum, e o povo, sabendo disso, lotou essa casa, de modo que ninguém mais poderia entrar. No meio dessa multidão, haviam quatro pessoas que trouxeram um paralítico para que Jesus curasse.

“E vieram ter com ele, conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.” (Mc 2.3-4). Continuando na leitura deste texto, você percebemos que a cura que eles buscavam foi realizada por Jesus.

Mas o que eu quero destacar neste estudo não é isso, mas sim a demonstração de amor fraternal que esses quatro indivíduos tiveram com esse paralítico. Primeiro ficaram sabendo que Jesus estava ali no local e levaram o paralítico lá, talvez ele nem cresse, talvez ele nem queria! Mas eles eram tão amigos, tão irmãos ... que levaram-no com cama e tudo!

Chegando lá, um obstáculo: a multidão. Como esvaziar uma casa cheia de pessoas com expectativas devido a presença de Jesus para dar lugar a uma cama? Uma outra pergunta: como fizeram para erguerem a cama telhado acima? Como o homem paralítico em cima da cama não caiu? Talvez amarraram o homem, e você sabe que já não é tão fácil subir num telhado, agora, imagina com uma cama e um homem imóvel e de tantos quilos em cima da cama!

Subiram a cama, mas e pra descem a cama dentro da casa? Será que o dono da casa gostou que mexessem no telhado? Como será que fizeram para descer a cama para que ela, por exemplo, não caísse por cima de onde Jesus estava? Olhando as circunstâncias humanas, ainda teríamos muitas outras perguntas, mas pra mim a maior e melhor é como o paralítico seria curado se não tivesse alguém para levá-lo?

Então a verdadeira amizade é essa: a que se preocupa conosco, a que nos dá uma palavra amiga nos momentos dificuldades, e não somente aquele que comemora junto conosco as nossas vitórias e as nossas alegrias. O que o mundo tem vivido é isso: existem amigos para festas, para baladas, inclusive amigos na igreja nos momentos bons, nos momentos de louvar a Deus, bater palmas, participar de festas, vigílias e etc. O problema é quando a dificuldade vem, quando o choro vem, quando o serviço vem. O mundo está muito acostumado a viver seu próprio problema individual, e já basta o problema individual, para que se meter nos problemas dos outros?

O verdadeiro amigo é comparado com um irmão quando este vive junto da sua angústia, e os quatro eram irmãos do paralítico, e graças a uma fé marcada de obras nas quais hoje chamaríamos de impossíveis!

Aplicação da lição

Que bom que aquele paralítico pôde contar com a ajuda dos quatro amigos que o levaram a Jesus. Nós também podemos levar nossos amigos a Jesus. E, também, podemos contar com a ajuda de nosso melhor Amigo. Quem é Ele? Muito bem, Jesus. Ele é poderoso, pode fazer qualquer coisa. Pode nos ouvir a qualquer hora, e nos ajudar em qualquer situação.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

copie o link e cole no navegador

https://www.google.com.br/search?q=o+paralitico+de+cafarnaum&rlz=1C1CHWL_pt-BRBR637BR637&espv=2&biw=1360&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwjumO-s8q7MAhVDjJAKHQQJBbAQ_AUIBygC#tbm=isch&q=o+paralitico+de+cafarnaum+para+colorir&imgrc=GEKMqt8NgdXLMM%3A

Fontes consultadas:

Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB

Bíblia NTLH – SBB

Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.

Copyright © 2003 - 2018 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.