Primário

Lição 9 - Jesus chama alguns ajudantes

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018

Primários: Conhecendo a vida de Jesus

COMENTARISTA: TELMA BUENO

COMENTÁRIO: JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 9 – JESUS CHAMA ALGUNS AJUDANTES

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa conscientizar-se que Deus procura quem deseja ajudá-LO a levar Seu amor às pessoas.

Memorizando

“E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens".

(Mt 4.19 – NVI).

Texto bíblico em estudo: Mt 4.18-25;9.9

Explorando a Bíblia

Por onde Jesus passava sempre havia muitas pessoas que O seguiam. Algumas O seguiam por curiosidade, para ver os milagres que fazia: outras pessoas queriam aprender sobre as coisas que Ele ensinava.

Foi então que Jesus resolveu escolher algumas pessoas para estarem mais pertinho Dele, seriam os Seus discípulos, pois assim aprenderiam ainda mais sobre as coisas de Deus e poderiam ensinar outras pessoas.

Certo dia, Jesus estava indo para a região da Galiléia e encontrou-se com um homem chamado Filipe. Jesus disse a Filipe:

" Venha comigo!"

Filipe ficou muito contente com o convite de Jesus. Depois Filipe encontrou com o amigo Natanael e, bem animado, lhe disse:

"Eu conheci uma pessoa muito especial, aquele homem prometido por Deus, de quem os profestas no Antigo Testamento falavam".

Natanael ficou admirado, mas duvidou, por isso Filipe falou para ele: "Venha e veja com seus próprios olhos".

Quando Natanael chegou perto de Jesus, Jesus o viu e disse: "Natanael é um verdadeiro homem do povo de Deus".

Então Natanael chegou perto de Jesus:

" De onde o Senhor me conhece?"

Jesus respondeu: "Antes de Filipe o chamar, eu já tinha visto você sentado debaixo da árvore".

Natanael ficou surpreso com isso - "Como ele me viu", pensou.

Natanael percebeu que Jesus era realmente uma pessoas diferente (Ele é o Filho de Deus), e resolveu seguir a Jesus, tornando-se um discípulo. E você, tem falado do amor de Jesus para os seus amiguinhos?

Jesus chamou Pedro para O seguir e ser Seu discípulo e também chamou outros discípulos: Tiago, João, André, Mateus, Tomé, Tiago, Tadeu, Simão e Judas Iscariotes. No total era 12 discípulos que andavam o tempo todo com Jesus e aprendiam muito com Ele. Quando mais conheciam a Jesus e viam o que Ele fazia, mais acreditavam ser Ele o Filho de Deus e sentiam-se felizes por tê-lO como Amigo.

Vocês podem pensar que esses homens eram diferentes, mas não eram. Tinham famílias, trabalhavam também, como o pai de vocês. Porém, aqueles deixaram tudo para seguir a Jesus.

Aplicação da lição

Enfatize aos alunos (as) que é muito bom termos amigos que podem brincar, passear, dormir em nossa casa. Melhor ainda é saber que o nosso maior e melhor Amigo é Jesus. Ele sempre está conosco pronto a nos ajudar e nos proteger de todo o mal, devemos como os discípulos, aprender com Ele para também ensinar à outras pessoas.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

copie o link e cole no navegador

https://sementinhakids.files.wordpress.com/2009/02/jesus-escolhe.jpg

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.

Copyright © 2003 - 2018 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.