Primário

Lição 12 - Davi traz a arca a Jerusalém

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2019

Primários: Conhecendo o último juiz, o primeiro rei e o maior rei de Israel

COMENTARISTA: ANA PAULA NOGUEIRA

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 12 – DAVI TRAZ A ARCA PARA JERSUALÉM

Texto Bíblico: 2 Sm 6.1-19

Objetivo

Professor (a), ministre sua aula de forma que seus alunos compreendam que precisamos da presença de Deus em nosso dia a dia.

Memória em ação

“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos." (Jo 14.15 – NVI).

Crescendo no conhecimento

Houve uma guerra contra Israel e a arca da presença de Deus foi roubada pelos filisteus e depois abandonada. O povo de Israel se entristeceu pela ausência da arca por 20 anos. Embora a arca fosse de ouro e muito valiosa, seu maior valor estava na promessa de que onde ela estivesse, ali Deus estaria também.

Aconteceu então que Davi passou a ser rei, e ele se importava muito com a presença de Deus. E logo se dispôs a buscar a arca de volta para Jerusalém. Pois ele desejava a presença de Deus e a sua bênção sobre o povo. De novo Davi reuniu os melhores guerreiros de Israel, trinta mil ao todo e todos os que o acompanhavam partiram para Baalim, em Judá, para buscar a arca de Deus ou arca da Aliança. Puseram a arca de Deus numa carroça nova e Uzá e Aiô conduziam o carroça com a arca de Deus. Aiô andava na frente dela. Davi e todos os israelitas iam cantando e dançando perante o Senhor, ao som de todo o tipo de instrumentos de pinho, harpas, liras, tamborins, chocalhos e címbalos. No caminho os bois tropeçaram e Uzá esticou o braço e segurou a arca de Deus, e a ira do Senhor acendeu-se contra Uzá por seu ato de irreverência e ele morreu ali mesmo.

Davi ficou triste porque o Senhor, em sua ira, havia fulminado Uzá e naquele dia. Davi teve medo do Senhor e se perguntou: "Como vou conseguir levar a arca do Senhor?" e por isso ele desistiu de levar a arca do Senhor para a cidade de Davi. Em vez disso, levou-a para a casa de um homem chamado Obede-Edom, onde a arca do Senhor ficou na casa dele por três meses, e o Senhor o abençoou e a toda a sua família. E disseram ao rei Davi: "O Senhor tem abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele possui, por causa da arca de Deus".

Então Davi, com grande festa, foi à casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus para a cidade de Davi. Quando os que carregavam a arca do Senhor davam seis passos, ele sacrificava um boi e um novilho gordo. Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor, enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas. Aconteceu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, ao ver o rei Davi dançando e comemorando perante o Senhor, ela o desprezou em seu coração.

Eles trouxeram a arca do Senhor e a colocaram na tenda que Davi lhe havia preparado; e Davi ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão perante o Senhor. Após oferecer os holocaustos e os sacrifícios de comunhão, ele abençoou o povo em nome do Senhor dos Exércitos, e deu um pão, um bolo de tâmaras e um bolo de uvas passas a cada homem e a cada mulher israelita.

Então todo o povo partiu, cada um para a sua casa.

Aplicação da lição

Davi era um homem que tinha a presença de Deus dentro dele desde muito jovem. A presença de Deus hoje, não habita mais em utensílios como a arca da aliança, nem em templos feitos por mãos de homens, mas em todo aquele que o convidar para entrar em sua casa (vida). Peça uma criança para ler Apocalipse 3:20.

• A presença de Deus em nós, traz-nos uma alegria tão grande que nos faz cantar, pular, dançar, orar... Já ficar triste e envergonhado não é a reação de quem tem Jesus no coração.

• Não podemos guardar este presente que é a presença de Deus só para nós, devemos fazer como Davi, querer que todos quanto amamos, a desfrutem também.

• Não podemos julgar ou criticar a maneira como outras crianças louvam a Deus, pois só Deus é quem sabe o que acontece dentro delas.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

ou, se preferir, copie o link e cole no navegador

http://www.supercoloring.com/sites/default/files/styles/coloring_full/public/cif/2013/10/5-king-david-dancing-before-the-ark-of-the-covenant-james-tissot-coloring-page.jpg

Fontes Consultadas:

• Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003

• Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

• Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009

• 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD

• Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.