Lição 11 - Davi torna-se rei de todo Israel

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2019

Primários: Conhecendo o último juiz, o primeiro rei e o maior rei de Israel

COMENTARISTA: ANA PAULA NOGUEIRA

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 11 – DAVI TORNA-SE REI DE TODA ISRAEL

Texto Bíblico: 1 Sm 31.1-6; 2 Sm 2.1-11; 5.1-12

Memória em ação

“Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu" (Hb 10.36 – NVI).

Crescendo no conhecimento

Quando Saul morreu, um homem veio até onde Davi estava para lhe dar a notícia. Davi lamentou muito a morte de Saul e de seu amigo Jônatas.

Depois disto, ele consultou ao Senhor para saber se deveria ir a alguma das cidades de Judá. O Senhor orientou Davi a subir para uma cidade chamada Hebrom. Os homens de Hebrom vieram então a Davi e ali ele foi ungido rei sobre a tribo de Judá.

Havia, porém um homem chamado Abner que era capitão do exército de Saul. Abner não queria que Davi reinasse sobre todo Israel, por isso ele tomou a Isbosete, filho de Saul e o constituiu rei sobre o restante das tribos de Israel. Assim, durante sete anos e seis meses,Davi ficou como rei sobre a tribo de Judá e Isbosete ficou como rei sobre as demais tribos de Israel. Neste período, Davi veio a ter seis filhos sendo o nome deles: Amom, Quileabe, Absalão, Adonias, Sefatias, Itreão.

Depois de algum tempo, Abner veio a morrer em uma guerra e Isbosete, tendo sido traído por dois de seus servos chamados Baaná e Recabe, vem também a morrer. Todas as tribos de Israel vieram então a Davi em Hebrom e o reconheceram como sendo ele o rei escolhido por Deus para reinar sobre toda a nação de Israel. Tendo Davi sido ungido rei sobre todo Israel, ele partiu para a cidade de Jerusalém. Nesta ocasião, Jerusalém era habitada pelos jebuseus, Davi, no entanto derrotou os jebuseus e passou a habitarem Jerusalém, constituindo a cidade como a capital do seu reino.

Em Jerusalém, mais filhos nasceram a Davi, sendo os seus nomes: Samua, Sobabe, Natã, Salomão, Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia, Elisama, Eliada eElifelete. Davi tinha trinta anos quando começou a reinar. Muito tempo se passou desde que ele foi ungido o futuro rei de Israel por Samuel, no entanto, Davi soube pacientemente esperar no Senhor. Ele reinou durante quarenta anos, sendo que em Hebrom ele reinou sete anos e seis meses e em Jerusalém ele reinou trinta e três anos e em todo o tempo o Senhor o abençoou, pois Davi era fiel a Deus reconhecendo ser ele o verdadeiro Rei sobre todo o Israel.

O texto nos induz a concluir que Davi reinou na cidade de Hebron, Judá, por sete anos e seis meses, depois disto vai a Jerusalém unifica Judá e Israel e reina sobre Israel e Judá durante 33 anos.

Somando a idade do início do Reinado em Hebron, Davi contava com 30 anos, mais os 7 anos e seis meses, quando começou reinar em Jerusalém Davi estava com 37 anos e meio.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

ou, se preferir, copie o link e cole no navegador

http://4.bp.blogspot.com/-Ls-W305B4vs/Txe_UbblRCI/AAAAAAAAFKc/hDOij2b2zKw/s1600/DAVI.jpg

Fontes Consultadas:

• Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003

• Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

• Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009

• 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD

• Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva