Primário

Lição 4 - A corajosa luta de Jônatas

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2017

Primários: Conhecendo o último juiz, o primeiro rei e o maior rei de Israel

COMENTARISTA: ANA PAULA NOGUEIRA

COMENTÁRIO: JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 4 – A CORAJOSA LUTA DE JÔNATAS

Texto Bíblico: 1 Sm 14.1-23

Objetivo

Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que Deus sempre esta conosco, não por que termos medo.

Memória em ação

“Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". (Js 1.9 – NVI).

Crescendo no conhecimento

Jônatas teria sido um grande rei de Israel, mas sua trajetória ao trono foi interrompida pelo pecado de seu pai, Saul, que fez o que era mau aos olhos do Senhor e por isso, Deus tomou o reino de suas mãos e o entregou a Davi, cujo coração era segundo o coração de Deus.

Como filho mais velho do belo rei Saul, Jônatas era o herdeiro natural da coroa, se a dinastia de Saul tivesse se consolidado em Israel. Mesmo sem assumir o reino na sucessão de seu pai, Jônatas foi um homem de grandes virtudes e toda a sua história pessoal demonstra isso.

Jônatas significa “o presente de Deus” e, efetivamente, ele fez jus ao significado de seu nome. Quando Saul assumiu o trono de Israel, Jônatas tinha trinta anos e logo se destacou à frente dos exércitos de seu pai. Ele foi um guerreiro valente, de grande força física e habilidade com o arco e a funda, uma espécie de estilingue.

Jônatas era um assessor próximo de seu pai e em várias batalhas, a contar da primeira, no segundo ano do reinado de Saul, Jônatas esteve à frente dos exércitos em função da lealdade que inspirava nas tropas, embora não fosse o comandante do exército de seu pai que era Abner, primo do rei Saul.

Certa vez Jônatas, levando apenas seu pajem de armas e sem que seu pai soubesse, foi até a guarnição dos filisteus e matou cerca de vinte homens. Jônatas os derrubava e o pajem, que vinha atrás dele com as armas, ia matando, um a um, ao fio da espada.

Jônatas ganhou um lugar importante na História. Seu nome aparece dezenas de vezes no registro bíblico. Um fato é especialmente interessante a grande amizade entre ele e Davi.

Mesmo se as escolhas de Jônatas não trouxessem nenhum benefício para sua própria família, ele se mostrou fiel a Deus e fiel ao servo ungido por ordem divina. Ele contribuiu ao cumprimento do plano de Deus, pois um dos descendentes de Davi foi o próprio Messias que oferece salvação a todos!

Aplicação da Lição

Professor (a) enfatize aos pequenos que como Jonatas, não devemos ter medo da circunstâncias. Deus sempre estará presente para nos ajudar.

Oficina criativa

Imprimir o desenho no link abaixo para os pequenos fazer a atividade

copie o link e cole no navegador

http://2.bp.blogspot.com/_P5-tdbr-i_8/S73lR2LHgwI/AAAAAAAAC4M/1mH3zygOT9M/s1600/Davi+e+Jonatas+vers..jpg

Fontes Consultadas:

• Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003

• Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

• Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009

• 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD

• Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2017 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.