Primário

Lição 3 - O erro de Saul

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2017

Primários: Conhecendo o último juiz, o primeiro rei e o maior rei de Israel

COMENTARISTA: ANA PAULA NOGUEIRA

COMENTÁRIO: JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 3 – O ERRO DE SAUL

Ao Mestre

Prezado (a), na lição passada já adiantei-me quanto a de hoje. Utilizarei de partes dela

Deus continue a vos abençoar

Texto Bíblico: 1 Sm 13.1-15

Objetivo

Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que a desobediência a Deus conduz ao fracasso e a sofrimentos.

Memória em ação

“Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho.” (Pv 19.2 – NVI).

Precipitar-se como Saul fez, sempre traz problemas. Precisamos diante das circunstancias pensar com cuidado e na direção de Deus decidir.

Crescendo no conhecimento

Samuel foi novamente a Gilgal e disse a Saul:

— O SENHOR Deus me mandou ungir você para ser rei de Israel, o povo dele. Agora escute isto que o SENHOR Todo-Poderoso diz. Ele castigará os amalequitas porque eles lutaram contra os israelitas quando estes vieram do Egito. Vá, ataque os amalequitas e destrua completamente tudo o que eles têm. Não tenha dó nem piedade. Mate todos os homens e mulheres, crianças e bebês, gado e ovelhas, camelos e jumentos.

Talvez vocês estejam se perguntando: por que Deus ordenou essa destruição?

Os amalequitas era uma nação composta de guerrilheiros, como os terroristas. Atacavam as nações vizinhas e se apossavam de seus pertences e ainda escravizavam as pessoas. Deus sabia que nenhum povo viveria em paz na terra enquanto os amalequitas existissem, pois já haviam matado muitas pessoas e destruídos muitos povos.

Então Saul convocou o seu exército e em Telaim fez uma contagem dos seus soldados. Havia duzentos mil soldados do povo de Israel e dez mil de Judá. Aí Saul e todos os seus soldados foram para a cidade de Amaleque e ficaram esperando escondidos no leito seco de um rio.

Saul preveniu os queneus:

— Saiam do meio dos amalequitas para que eu não os mate junto com eles, pois vocês foram bondosos com os israelitas quando eles vieram do Egito.

Então os queneus saíram. E Saul derrotou os amalequitas, desde Havilá até Sur, a leste do Egito. Prendeu Agague, o rei dos amalequitas, porém matou todo o povo. Saul e os seus soldados não mataram Agague; também não mataram as melhores ovelhas, os melhores touros, bezerros e carneiros e tudo o mais que era bom. Mas destruíram tudo o que era imprestável e sem valor.

O SENHOR Deus falou com Samuel:

— Eu estou arrependido de ter feito Saul rei, pois ele me abandonou e desobedeceu às minhas ordens.

Samuel ficou triste com isso e a noite inteira orou em voz bem alta a Deus, o SENHOR, em favor de Saul. Na manhã seguinte, bem cedo, ele saiu para procurar Saul. Soube que ele tinha ido para a cidade de Carmelo, onde havia construído um monumento em honra de si mesmo, e que depois tinha seguido para Gilgal. Samuel encontrou Saul, e este o cumprimentou, dizendo:

— Que o SENHOR Deus o abençoe, Samuel! Eu obedeci às ordens do SENHOR.

E Samuel perguntou:

— Então por que é que estou ouvindo o mugido de gado e o berro de ovelhas?

Saul respondeu:

— Os meus soldados os tomaram dos amalequitas. Pegaram as melhores ovelhas e o melhor gado para oferecer como sacrifício ao SENHOR, o Deus de você. E destruímos completamente o resto.

Que vergonha crianças, Saul além de desobedecer a Deus ainda mentia para Samuel. Saul enganava a si próprio. As pessoas que mentem afastam-se de Deus e perde a credibilidade com as pessoas, pois ninguém acredita mais nelas.

— Espere! —interrompeu Samuel. - Eu vou lhe contar o que o SENHOR Deus me disse na noite passada. — Fale! - disse Saul.

E Samuel continuou:

— Você pode pensar que é uma pessoa sem importância, mas é o líder das tribos de Israel. O SENHOR Deus o ungiu como rei do povo de Israel e mandou que você fosse e destruísse os amalequitas, essa gente má. E disse para você lutar até acabar com eles. Então por que é que você não obedeceu? Por que é que você teve pressa de ficar com as coisas do inimigo, fazendo assim uma coisa que para Deus é errada?

— Mas eu obedeci a Deus, o SENHOR! - respondeu Saul. — Saí como ELE me ordenou, trouxe o rei Agague e matei todos os amalequitas. Porém os meus soldados não mataram o melhor gado e as melhores ovelhas, que estavam condenados à destruição. Em vez disso, eles os trouxeram aqui para Gilgal a fim de os oferecer como sacrifício ao SENHOR, o Deus de você.

Samuel respondeu:

— O que é que o SENHOR Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas. A revolta contra o SENHOR é tão grave como a feitiçaria, e o orgulho é pecado como é pecado a idolatria. O SENHOR o rejeitou como rei porque você rejeitou as ordens dele.

— Eu pequei! - respondeu Saul. —Desobedeci às ordens de Deus, o SENHOR, e às instruções que você deu. Fiquei com medo do povo e fiz o que eles queriam. Mas agora, Samuel, eu peço que perdoe o meu pecado e volte comigo para que eu possa adorar o SENHOR.

— Eu não voltarei com você! - respondeu Samuel. — Você rejeitou as ordens de Deus, o SENHOR, e por isso ele também o rejeitou como rei de Israel.

Então Samuel virou-se para sair. Mas Saul o segurou pela barra da capa, e ela se rasgou.

E Samuel disse:

— Hoje Deus rasgou das suas mãos o Reino de Israel e o deu a alguém que é melhor do que você.

Com grande tristeza Samuel foi embora, não voltando mais a ver Saul, que prosseguiu em sua teimosia e desobediência a Deus.

Aplicação da Lição

Professor (a) enfatize aos pequenos que em seus primeiros anos, Saul apareceu como um homem revestido de humildade e autodomínio. Contudo, com o correr dos anos seu caráter mudou. Tornou-se obstinado, desobediente a Deus, ciumento, odiento e supersticioso.Isso o fez afastar-se de Deus.

Fontes Consultadas:

• Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003

• Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

• Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009

• 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD

• Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2017 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.