Pré-Adolescente

Lição 11 - Esperando o tempo de Deus II

ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO-SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Pré-Adolescentes - Pré-adolescência, que fase é esta?

COMENTARISTA: THIAGO DA SILVA SANTOS

COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 11 – ESPERANDO O TEMPO DE DEUS

Texto Bíblico Salmos 40.1

Introdução

Nós vivemos na geração "fast food", que quer tudo rápido, tudo "para ontem". As pessoas não sabem esperar; não querem esperar. São impacientes e preferem viver em busca de satisfação e prazeres momentâneos do que aguardar por algo melhor, mais duradouro. E não pense que essa pressa está relacionada apenas aos assuntos desta terra. Muitos de nós exigimos que Deus faça nossas vontades assim que terminamos de orar. Só que esse defeito não é uma exclusividade nossa. A Bíblia conta que o povo de Israel, após atravessar o Mar Vermelho, precisou enfrentar o deserto até chegar à Terra Prometida, porém, eles não souberam esperar o tempo de Deus. Veja:

"O povo, , juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: ‘Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu’" (Êxodo 32:1).

Viu só como as pessoas não aguentam esperar? O povo estava esperando Moisés voltar do monte há 40 dias e, como ele não aparecia, resolveram fazer o que achavam melhor. Eles se reuniram, pegaram as jóias de suas mulheres e fizeram um bezerro de ouro para ser o deus deles. Infelizmente, essa é a tendência humana. Se alguma coisa que estamos esperando demora muito para acontecer, ficamos impacientes e começamos a fazer as coisas do nosso jeito. Na nossa cabeça, é melhor fazer "do jeito que dá", porque não temos paciência para esperar.

Mas existem algumas situações em que nós somos obrigados a passar por um tempo de espera, pois as coisas de Deus não acontecem no nosso tempo, e sim no tempo Dele. Quantos de nós já não vimos Deus "demorar" para atender nossas orações à respeito da nossa vida profissional, sentimental, espiritual, ou qualquer outra coisa? Essa "demora" de Deus é normal e tem que ser assim, pois Ele está trabalhando em nosso caráter. E o que devemos fazer quando o Senhor fica em silêncio diante das nossas necessidades? Devemos tirar nossas próprias conclusões e fazer o que achamos ser a vontade Dele? Ou devemos ficar firmes, em comunhão com Deus, esperando um pouco mais até termos a certeza de qual é a Sua vontade? (Leia: )

Quantos de nós já tentamos dar uma "ajudinha" para Deus e acabamos nos dando mal, não é verdade? Então, mesmo que a situação pareça ser de extrema urgência, devemos esperar pelo tempo de Deus e aguardar até que Ele fale conosco ou nos dê uma direção. Caso contrário, podemos pecar e não conseguir mais ouvir a Sua voz. Eu gosto muito de uma música da Cassiane que diz que "quando Ele fica em silêncio, é porque está trabalhando", e é exatamente isso que a Bíblia diz em Isaías 64:4. . Da mesma forma que Ele estava trabalhando com Moisés naqueles 40 dias, assim também o Senhor está trabalhando em nossas vidas.

Então, precisamos ser pacientes e aprender a confiar mais no nosso Deus. Não podemos desistir de ouvi-lo só porque a resposta Dele não veio na hora que achamos ser a certa. Não devemos "ajudá-lo" a resolver nossos problemas e, muito menos colocar nossa confiança nas pessoas ou coisas. A Palavra diz que "Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor" (Salmos 34:15). Então, com certeza, Ele nos responderá no momento certo. O tempo de Deus é muito melhor que o nosso tempo! "" (Salmos 40:1).

O silêncio do Senhor é precioso, pois é durante esse tempo que Ele nos prepara para receber a Sua resposta e nos ensina algo que não poderíamos aprender com as pessoas. Sendo assim, temos que saber aproveitar o melhor dessa espera com muita fé e com a certeza de que a resposta certa virá.

Fonte: https://www.pastorantoniojunior.com.br/mensagens-evangelicas/aprenda-a-esperar-o-tempo-de-deus

I- O tempo determinado

Eclesiastes 3. 1 – 8

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

Tenho um amigo que tem uma filha que sempre se fez notar pela sua inteligência. Desde pequena aquela moça despontava no colégio tirando ótimas notas, estando sempre entre as primeiras colocações, ou seja, estava apontando para um futuro brilhante.

De repente, sem nenhuma explicação, aquela menina estudiosa, dedicada, que estava sempre entre os primeiros começou a mudar e para pior, já não era aquela pessoa estudiosa, já não estava entre as primeiras colocadas e a coisa foi caminhando de uma forma que não dava para entender, já que aquela pessoa se tornou uma aluna relapsa, com péssimas notas, isto é, mudou completamente.

Diversas vezes eu e este amigo conversamos a respeito daquela situação e ele não conseguia esconder a sua frustração de ver a sua filha jogando o seu futuro pela janela, sem nenhuma explicação, sem ter acontecido nada marcante para aquela mudança completa de viver.

Eu e esta pessoa ficamos quinze anos sem nos ver e um dia desses nos encontramos e após nos cumprimentarmos e demonstramos toda a nossa satisfação em nos ver perguntei pela menina e para minha surpresa ele abriu um largo sorriso e disse que ela estava muito bem, com um emprego ótimo, que ele estava muito feliz com tudo o que estava acontecendo na vida dela.

De repente, ficou sério e começou falar do desenrolar da situação dizendo que agora ele estava muito feliz, porém passou por momentos de grande aperto. A situação, num determinado momento, ficou tão grave que ele já não sabia mais o que fazer, porém pela graça de Deus as coisas ruins tinham passado e que agora estava tudo muito bem.

Para minha surpresa ele disse que, apesar de tudo o que tinha passado, ele agora entendia que as coisas tinham de ser assim mesmo. Nesse momento eu perguntei como ele tinha tanta certeza disso. Então ele falou que agora entendia que aquilo tudo que ele e a família passaram fazia parte de um processo. Eu disse para ele que não estava entendendo. Então ele explicou que, apesar de ele ter sofrido muito, ele não tinha percebido que a sua filha também estava sofrendo, tudo aquilo que aconteceu não afetou somente a ele, fez muito mal a ela também, e que agora ela estava muito mais madura e estava dando valor a coisas que estavam acontecendo com ela que, com certeza, não daria se tivesse acontecido antes e ele não tinha a menor dúvida disso.

Estamos contando esse caso para reforçar que quando a Palavra de Deus diz que tudo tem seu tempo, nós no meio de nossas lutas não conseguimos entender.

Muitas vezes determinadas coisas não chegam para nós porque ainda não é hora, porque não daremos valor, iremos desperdiçar, pois ainda não temos maturidade, entendimento, sabedoria, porém sabemos que não é fácil e para determinadas pessoas podemos afirmar que é impossível, já que é nestes momentos que as pessoas desistem. Acham que aquilo tudo que está acontecendo não tem mais solução, não mais jeito, se desesperam e largam tudo para lá, não conseguem vislumbrar nenhuma solução e aí tomam as decisões mais absurdas que um ser humano pode tomar e acabam cometendo os maiores desatinos com as suas vidas e interrompem processos que precisam acontecer e jogam por terra todas as suas bênçãos futuras.

Sabemos que é muito complicado falarmos a respeito desse assunto na medida em que não temos a menor idéia do problema que você, que está lendo esse texto pode estar passando, porém, seja ele qual for, a nossa exortação é que você não desista. Não pense que está sozinho nessa. Deus está vendo tudo e no momento certo, no momento em que você estiver devidamente preparado, as coisas mudarão e aí você começará entender uma porção de situações que agora parecem obscuras e sem sentido.

Nós não temos a menor idéia dos planos de Deus para cada um de nós, entretanto sabemos que somente aqueles que não desistirem conseguirão ver e participar do melhor que Ele nos prepara. Pense nisso.

Fonte: https://estudos.gospelmais.com.br/tudo-tem-seu-tempo-determinado-2.html#forward

II- Deus tem um proposito

O ouvido humano é uma maravilha acústica do mesmo modo como o olho é uma maravilha óptica. O ouvido interno é como um piano com 15.000 teclas, pois esse é o número de tonalidades diferentes que podem ser detectadas pelo aparelho auditivo. Entretanto, o ouvido não tem apenas a função de escutar. Ele também age no controle e manutenção do equilíbrio. Quem, senão Deus, poderia ter formado um instrumento como o ouvido rendendo a ele um propósito duplo?

O fato é que “o Senhor faz tudo com um propósito”. Com ele as coisas não vão simplesmente acontecendo. Assim como o versículo anterior, este fala sobre o controle soberano de Deus sobre todas as situações. Salomão escreveu em outro livro que “para todo propósito há tempo e modo” (Pv 8.6 ARA). Apesar de ele escrever isso em relação à realidade humana, o próprio Deus parece se enquadrar nesse modo de agir, tendo propósitos pessoais e uma maneira correta de fazer tudo que planejou. Quando se diz “fazer tudo” é tudo mesmo, “até os ímpios para o dia do castigo”, texto que costuma causar baste confusão nos leitores. O fato é que esse texto tem duas possíveis interpretações.

A primeira é que Deus, controlando a história, levanta inclusive homens ímpios para levar castigo e destruição a quem ele julga, como foi o caso de levantar a Babilônia para abater Judá (Hc 1.5-11) e levantar o império medo-persa e seu líder Ciro para derrubar a Babilônia (Is 48.14). A segunda é que o Senhor fez os ímpios para serem julgados por seu mal e revelar, com isso, a grandeza da sua justiça e ira contra o pecado. Como o versículo seguinte fala da punição dos ímpios, a segunda possibilidade parece mais plausível aqui. Além do mais, o apóstolo Paulo ensina o mesmo ao dizer que o Senhor, para “mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição” (Rm 9.22). Sendo assim, o crente não pode invejar a condição dos ímpios, pois também sabe o que lhes está reservado. Quanto aos incrédulos, esse é o alerta urgente para crerem em Cristo como salvador. Afinal, quem pode impedir os propósitos de Deus?

Fonte: Igreja Batista Redenção

Você já ouviu a frase "Deus tem um propósito para sua vida." ? Provavelmente, já. Porém, pode ser que você não tenha entendido ou acreditado na verdade que há nessa frase, e deve ter pensado: "É, Ele tem para todo mundo".

Portanto, este estudo bíblico permitirá que você compreenda porque Deus tem um propósito especial para sua vida e porque Ele deseja que você realize seus sonhos para o cumprimento desse propósito.

Primeiramente, ore a Deus dando permissão ao Espírito Santo para falar com você durante essa leitura. Somente você pode bloquear o falar do Espírito Santo, se fechar o seu coração, mas se você abri-lo, certamente você será tocado por Ele.

Sugiro que ore assim: "Deus, eu reconheço a Sua soberania e creio que o Senhor criou todas as coisas e detém todo o poder. Por meio do Seu Espírito Santo, fala comigo durante essa leitura para que eu compreenda qual o Seu propósito para mim e seja motivado pelo Senhor a buscá-lo diariamente. Impeça que qualquer vontade contrária a Sua vontade aja durante a minha leitura. Eu lhe peço e agradeço em nome de Jesus. Amém".

Neste momento, você deu permissão ao Espírito Santo para falar com você e isso certamente acontecerá. É necessário que façamos isso, pois Deus não é como Satanás e por isso não invade a sua vida, Ele espera que você O convide.

Começarei com uma simples pergunta: Você é filho de Deus?

Você já deve ter ouvido que "todo mundo é filho de Deus", mas isso não é uma verdade. Deus, por meio da Sua Palavra, permite-nos entender que são filhos de Deus aqueles que O reconhecem como Pai, ou seja, aqueles que reconhecem que Jesus Cristo é o Filho unigênito que veio ao mundo como homem, morreu, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está à destra do Pai. Leia em João 1:12:

Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome,

Veja que são filhos de Deus todos aqueles que receberam Jesus e crêem no Seu nome.

A partir do momento que você entende que é filho de Deus, se crer em Jesus Cristo, você compreende que Deus é seu Pai. Isso é óbvio.

Pergunte ao seu pai ou a sua mãe se antes de você nascer eles fizeram planos maravilhosos e sonharam com sua vida. Creio que eles fizeram, pois os pais sonham com o futuro dos filhos, desejando que tenham uma vida brilhante e façam a diferença em sua geração.

Sabe por que os pais sonham? Porque Deus colocou a capacidade de sonhar e imaginar nos homens.

E Deus, sendo seu Pai, também sonhou e construiu um propósito para sua vida muito antes de você nascer. Porém, a diferença entre Deus e seus pais é que Ele é onisciente, ou seja, conhece tudo de todas as pessoas em todos os lugares ao mesmo tempo, já seus pais não são possuem essa capacidade por causa do pecado.

É necessário que você entenda que Deus, por ser onisciente, não erra, não se engana e não se arrepende. Ele criou um propósito maravilhoso para sua vida e, por meio desse propósito, você alcançará a tão procurada felicidade.

Lembre-se: Deus, como pai, deseja nos dar o melhor, pois Seu amor e Sua bondade duram para sempre.

Você tem sonhos, todos têm sonhos, mas é possível que você tenha desistido de seu sonho para fazer algo que você achava que não tem nada a ver. Porém, digo a você que Deus tem um propósito único, que tem tudo a ver com o seu sonho. Sabe aqueles pensamentos que sempre vêm a sua mente que mostram a você o porquê da sua existência? Sabe aquele sonho de ser um(a) astronauta, um(a) cantor(a), um(a) dançarino(a), um(a) pastor(a), um(a) evangelista, um(a) missionário(a) ou alcançar qualquer outro objetivo? Esse sonho faz parte do propósito de Deus para sua vida e Ele quer que você busque alcançar esse sonho obedecendo a Ele e crendo que Ele proverá todas as coisas para você alcançá-lo.

Colaboração: Prof. Jair César S. de Oliveira

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.
Copyright © 2003 - 2017 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.