Pré-Adolescente

Lição 10 - O cuidado com as amizades II

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2018

Pré-Adolescentes: Família e relacionamentos

COMENTARISTA: RENATO PAÚRA

COMENTARISTA: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 10 – O CUIDADO COM AS AMIZADES

Texto Bíblico Pv 13.20

Introdução

No que se diz respeito a bons amigos todos devemos ter, e eles são muito importante para o relacionamento humano.

O ser humano foi criado como um ser social, não foi projetado por Deus para viver sozinho e alienado. Entretanto, desde o principio Deus sempre se preocupou com o tipo de pessoas com quem seu povo se relaciona. A Amizade é um sentimento especial e não se compra, mas adquiri-se através de escolhas. Por isso, faz-se necessário uma seleção preparada com antecedência sob um olhar observatório. Em outras palavras, escolher um bom amigo é optar por relacionamentos fieis em todas as circunstâncias que nos influenciem positivamente e desafiem melhoras em nosso caráter através das trocas de conselhos sadios e puros.

ADOLESCENTES E AS AMEAÇAS DAS MÁS AMIZADES

No que se diz respeito a bons amigos todos devemos ter, e eles são muito importante para o relacionamento humano. Afinal, como reconhecer se as qualidades do meu amigo é a escolha certa para uma verdadeira amizade? O bom amigo é alguém que: a) encoraja (Ec 4.9-11); b) é um bom conselheiro (Pv 27.5-6); e c) percebe o nosso potencial (Tm 4.12). E para termos uma boa amizade precisamos ser bons amigos.“(...) Muitas pessoas são amigas de ocasião, ficam por perto quando a amizade os beneficia e afasta-se quando não conseguem tirar proveito do relacionamento. Pense sobre seus amigos e avalie sua lealdade para com eles. Seja o tipo de amigo verdadeiro que a Bíblia nos encoraja a ser” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2012, p. 854).

1.1 Definição da palavra amizade. Amizade do latim “amicus”; que significa amigo, que possivelmente se derivou de “amore”; que é amar. É uma relação afetiva entre duas ou mais pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo, afeição e lealdade. O dicionário da língua portuguesa define como: “sentimento de grande afeição e fidelidade, simpatia, apreço entre pessoas” (FERREIRA, 2004, p. 121). É o relacionamento que as pessoas têm de afeto por outra, que possuem um sentimento proteção. Algumas bases do sentimento de amizade são a reciprocidade do afeto, ajuda mútua, compreensão, fidelidade e confiança.

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF.ª JACIARA DA SILVA

Copyright © 2003 - 2018 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.