Pré-Adolescente

Lição 7 - Fui restaurado I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018

Pré-Adolescentes: O maravilhoso plano da salvação

COMENTARISTA: KAREN BANDEIRA

COMENTARISTA: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 7 – FUI RESTAURADO

Texto bíblico Lc 19.1-10

Objetivos

Os alunos devem entender o que e regeneração, como ela ocorre, e quais as mudanças que vem na vida da pessoa que foi regenerada.

Introdução

O significado da Regeneração

“Regeneração” é a tradução de uma palavra grega que significa: NOVO NASCIMENTO. Encontramos esta palavra apenas duas vezes no Novo Testamento, em Mateus 19:28 e Tito 3:5. No primeiro texto, Cristo se refere à época vindoura e à nova criação, a renovação do mundo. Na segunda passagem, Paulo se refere claramente à experiência do crente na hora da conversão, ao seu novo nascimento e renovação pelo Espírito Santo.

Em Português a palavra regenerar tem dois significados: “tornar a gerar” ou “emendar-se, reabilitar-se”. Às vezes falamos de um ladrão que parou de roubar, que ele é uma “pessoa regenerada”. Mas este não é o significado bíblico para a Regeneração. A Bíblia ensina que o homem não pode salvar-se apenas “reformando-se”, “emendando-se” ou “corrigindo-se”. Cristo confirma essa verdade ao dizer que é impossível remendar um pano velho colocando um pedaço de pano novo, pois quando o novo encolher “faz-se maior o rasgo” (Mateus 9:16). Nem que se pode pôr “vinho novo em odres velhos”, pois o gás se expande e estoura o odre (Mateus 9:17). Portanto a Regeneração não é um “remendo” no velho homem adâmico mas sim uma completa renovação. Necessitamos de um novo nascimento, uma nova vida!

Como nascer de novo?

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. JACIARA DA SILVA

Copyright © 2003 - 2018 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.