Juvenis

Lição 9 - O sacrifício do Redentor II

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2021

Juvenis: Queda e redenção

COMENTARISTA: REYNALDO ODILO

COMENTÁRIO: PROF.ª PAULA RENATA SANTOS

LIÇÃO Nº 9 – O SACRIFÍCIO DO REDENTOR

“E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou” (Lc 23.46)

ESBOÇO DA LIÇÃO

1. A ÚLTIMA NOITE DO REDENTOR

2. O JULGAMENTO

3. O SACRIFÍCIO (Lc 23.33-39,44-48)

OBJETIVOS

Descrever os fatos que antecederam a morte de Jesus no Calvário.

Expor as implicações do sacrifício do Redentor na cruz.

Conscientizar de que a cruz de Cristo não foi uma derrota, mas uma estrondosa vitória sobre o império do mal.

Querido (a) professor (a), neste domingo vamos dar continuidade ao nosso tema “Queda e Redenção”. É o momento de passar pelo Calvário. Busque o Espírito Santo para que conduza cada coração, a fim de que compreendam mental, emocional e espiritualmente a magnitude do que Cristo passou, da sua última noite até o momento que expirou na cruz.

Antes de começar a aula, ore com a classe pedindo que o Senhor ministre ao coração de cada um. Como você sabe, sua revista já oferece todas as ferramentas pedagógicas para uma aula rica, facilitadora para a compreensão e aprendizado do conteúdo bíblico proposto para seus alunos. A cada lição não perca de vista os objetivos propostos nela, e ao longo da aula reforce-os.

O recurso áudio-visual é muito útil para o aprendizado e melhor absorção do conteúdo. Por isso, se seu pastor e os pais dos juvenis consentirem, promova uma sessão de cinema com o filme “A Paixão de Cristo”, de 2004, sob direção do Mel Gibson.

O roteiro deste filme alinha-se com os objetivos e temas desta próxima lição, pois foca nas últimas 12 horas da vida de Jesus, começando com a agonia no jardim de Getsêmani, mas termina mostrando que houve a ressurreição. Os flashbacks de Jesus são episódios extraídos dos quatro Evangelhos, mostrando momentos importantes de sua vida e ministério terreno. A Última Ceia, que temos como um dos focos desta lição, é uma dessas imagens retratadas.

Um fato interessante sobre o filme é que o diálogo foi inteiramente reconstruído em aramaico e latim. E houve uma preocupação de, a partir do relato bíblico, aprofundar as pesquisas sobre tais fatos histórica e culturalmente. Motivo pelo qual os produtores atribuem as críticas do filme ter sido considerado extremamente violento. Eles afirmam terem se comprometido em expor o máximo de realismo possível sobre o que de fato Jesus passou, inclusive com base em estudos sobre as punições do exército romano na época. Segundo eles, até então a maioria das outras películas com o tema “suavizam” o martírio real de Jesus.

Apesar das controversas, ao longo de seus quase 15 anos de lançamento, muitos testemunhos impactantes de salvação, batismo no Espírito Santo, cura, etc. vem sendo compartilhados, até mesmo quando o filme era exibido em salas de cinema ao redor do mundo. Evidentemente, assistindo com você, seus alunos depois poderão esclarecer possíveis dúvidas e serem conduzidos a buscarem reler os Evangelhos para opinarem sobre a idoneidade do filme com a Bíblia.

No início deste ano de 2018 o nosso portal de notícias, CPAD News, divulgou declarações sobre a esperada sequência da película, que se chamará “A Ressurreição”. Mais um motivo pelo qual a reprise seria interessante para sua classe. Caso deseje, você pode ler a matéria clicando AQUI.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/juvenis/1098-li%C3%A7%C3%A3o-9-o-sacrif%C3%ADcio-do-redentor.html Acesso em 24 ago. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.