Juvenis

Lição 10 - Doação de órgãos II

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2018

Juvenis: Questões difíceis de nosso tempo

COMENTARISTA: ADRIANO LIMA

COMENTÁRIO: PROF.ª PAULA RENATA SANTOS

LIÇÃO Nº 10 – DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Esboço da Lição

1. O QUE É ISSO AFINAL?

2. E A DOAÇÃO APÓS A MORTE?

3. MAS POR QUE SER CONTRA?

Objetivos

Compreender o que é a doação de órgãos;

Saber como lidar com a questão da doação e da ressurreição.

Querido (a) professor (a), nossa próxima aula conversaremos com os juvenis acerca de um tema de utilidade pública, extremamente importante, já que salva centenas de vidas: doação de órgãos.

Provavelmente, por serem bem jovens, em sua maioria com a saúde em perfeito estado e nessa faixa etária termos a ilusão de que somos inatingíveis, seus alunos podem imaginar que nunca necessitariam de uma doação de órgão. Entretanto, através desta aula eles descobrirão, que, por inúmeras situações, inclusive por motivos de acidentes, podem nos tornar um dos nomes na fila de espera por um transplante.

Se isso acontecesse, e aí? O que pensaríamos sobre a “doação de órgãos”? Quão gratos seríamos a um doador quando a vida que está em jogo é a nossa? Seríamos doadores se soubermos que um dia o necessitado da doação será alguém que amamos? De que forma a doação de órgãos pode ser considerada um ato intimamente ligado aos princípios cristãos?

Sugerimos que estas e outras perguntas sejam feitas em classe, para motivar a reflexão sobre o tema de um ponto de vista mais empático e realístico. Neste mesmo propósito compartilhe com sua classe algumas informações interessantes acerca do tema. Tal como o fato, do nosso país é um grande exemplo neste quesito. Em sete anos o número de doadores cresceu 75%. Apenas no primeiro semestre de 2017 o número de doadores de órgãos no Brasil bateu recorde dos anos anteriores. Segundo a Agência Brasil, foram 1.662 doadores, aumento de 16% em relação a 2016.

“Para ampliar o número de doadores, o país tem o desafio de informar e sensibilizar as famílias para que elas autorizem a realização de transplantes. Hoje, 43% ainda recusam a doação. A média mundial é de 25%, segundo a coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes, Rosana Reis. Para mudar esse quadro, o Ministério da Saúde lança campanhas no ‘Dia Nacional da Doação de Órgãos’, visando transmitir às famílias a mensagem: ‘Quem você ama pode salvar vidas’. Isso porque, após a ocorrência da morte encefálica, é a família quem decide ou não pela doação.

‘O Brasil é uma referência nessa área e nós temos procurado, com essa campanha, sensibilizar cada vez mais famílias para que autorizem o transplante de seus entes queridos que já não tenham mais possibilidades de continuar conosco, e que eles possam permitir que outras pessoas vivam com suas vidas’, detalhou o ministro da Saúde.

Lista de espera

Apesar do crescimento do número de doadores e de transplantes efetivados, ainda é longa a fila de espera por um órgão. Atualmente, 41.122 estão nessa condição. A maior demanda é por transplante de rim: 26.507. Em segundo lugar, está o transplante de córnea, com 11.413. O grande número de pessoas à espera de um rim decorre do fato de muitas adotarem terapias substitutivas que permitem a elas continuar vivendo enquanto aguardam a doação.

‘Seguindo as orientações, a gente tem uma vida plena’, diz a atleta gaúcha Liège Gautério. Após cinco meses na fila, ela fez o transplante e passou a viver apenas com um pulmão. Educadora física, ela participou, depois da operação, de duas edições da Olimpíada dos Transplantados. A partir da própria realidade, Liège destaca a importância da doação. ‘Há seis anos, eu recebi essa segunda chance de viver, em função de uma família que disse sim para mim, para a minha equipe transplantadora e para outras’”. (Texto extraído e adaptado do site da Agência Brasil, em Setembro de 2017, com base nos dados mais recentes sobre o tema)

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/juvenis/955-li%C3%A7%C3%A3o-10-doa%C3%A7%C3%A3o-de-%C3%B3rg%C3%A3os.html Acesso em 29 maio 2018

Copyright © 2003 - 2018 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.