Juvenis

Lição 9 - A utilização de células-tronco II

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2018

Juvenis: Questões difíceis de nosso tempo

COMENTARISTA: ADRIANO LIMA

COMENTÁRIO: PROF.ª PAULA RENATA SANTOS

LIÇÃO Nº 9 – A UTILIZAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO

Esboço da Lição

1. O QUE É E COMO FUNCIONA?

2. VISÃO ÉTICA

Objetivos

Compreender o que é e como funcionam as pesquisas com Células-Tronco;

Saber o que a Bíblia diz sobre a vida humana.

Querido (a) professor (a), no próximo domingo abordaremos em classe uma temática científica bastante controversa: a “Utilização de Células-Tronco”. Sugerimos que você se prepare ainda mais para esclarecer as dúvidas de seus juvenis e rechaçar possíveis enganos aprendidos na escola, através da mídia, etc. Ainda assim, caso você não saiba ou não tenha total segurança sobre qualquer resposta, não se preocupe, seja honesto com sua classe e proponha que vocês descubram juntos, posteriormente.

livro. Caso haja o interesse ou você identifique uma necessidade de aprofundar o tema extraclasse, é válido lembrar que a Casa Publicadora das Assembleias de Deus possui diversas obras sobre Ética Cristã que explanam o tema. Uma delas, inclusive, aborda exclusivamente ele: “Células-Tronco. Uma visão ética cristã quanto a pesquisa e uso de células-tronco para fins terapêuticos”, do pastor Elinaldo Renovato.

O autor, líder da Assembleia de Deus em Parnamirim (RN), é teólogo, professor universitário, mestre em Ciências da Religião e comentarista das Lições Bíblicas da CPAD. Você pode encontrar o título em qualquer livraria ou pelo site: https://www.cpad.com.br/celulas-tronco-127577/p

De fato, a ciência já fez maravilhas antes inalcançáveis com a utilização das células-tronco. Não à toa o Nobel de Medicina de 2012 foi oferecido aos dois pesquisadores de células-tronco, que descobriram (em trabalhos com 44 anos de distância), que células adultas podem ser "reprogramadas" para se tornar imaturas e pluripotentes, ou seja, capazes de se especializar em qualquer órgão ou tecido corporal – como nervos, músculos, ossos e pele.

O trabalho dos cientistas revolucionou a medicina possibilitando novas descobertas para a cura de várias doenças, antes irreversíveis, da cegueira e paraplegia ao Alzheimer. Até mesmo caso de câncer cerebral raro, antes considerado incurável, já foi revertido com o uso da descoberta científica.

Diante de tamanhas e extraordinárias possibilidades curativas, qual seria o problema de utilizar essa maravilha? Por que alguém se oporia a tal avanço? A oposição é exclusiva quanto ao uso de um tipo de célula-tronco específica, a embrionária, que é justamente a que boa parte das aspirações da medicina envolve. Como nosso próprio dicionário descreve, um embrião é um ser humano (durante as oito primeiras semanas do desenvolvimento após o espermatozóide fecundar o óvulo).

“Somos contra o uso e as pesquisas em células-troco embrionárias, por que:

a) São um atentado contra a santidade da vida humana. Tais pesquisas representam um atentado contra Deus. Cada um daqueles óvulos fecundados, do qual se extrai a célula-tronco, é um ser humano. Sacrificá-lo é crime. É um aborto sutil. Embora seja praticado sob o manto da ciência, não deixa de ser um homicídio. Se cremos que a pessoa humana começa na concepção, só podemos concluir que o óvulo fertilizado já é um ser como eu e você. E, sendo assim, que não lhe seja negado o direito à vida uterina.

b) Há alternativas celulares além das células-tronco embrionárias. Os próprios geneticistas reconhecem que, além das células-tronco embrionárias, há outras que podem ser usadas na cura das enfermidades degenerativas. Há que se mencionar as células extraídas do cordão umbilical. Quer fonte mais abundante? Além disso, há as células-tronco adultas extraídas do fígado e do tecido adiposo. Logo, não há necessidade de se lançar mão dos pequeninos abandonados por seus pais nas clínicas de reprodução assistida”. (ANDRADE, Claudionor de. As novas fronteiras da Ética Cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, pp.165,166).

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/juvenis/950-li%C3%A7%C3%A3o-9-utiliza%C3%A7%C3%A3o-de-c%C3%A9lulas-tronco.html Acesso em 25 maio 2018

Copyright © 2003 - 2018 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.