Juvenis

Lição 2 - Quem é Deus III

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018

JUVENIS: RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS SOBRE A FÉ CRISTÃ

COMENTARISTA: RAFAEL LUZ

COMENTÁRIO: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 2 – QUEM É DEUS?

INTRODUÇÃO

A Bíblia Sagrada é a melhor fonte para o conhecimento de Deus, porque na pessoa de Jesus Cristo, Deus se revelou ao homem, para nos mostrar quem Ele é, e qual é a sua vontade na relação do divino com a criação. Nesta lição estudaremos sobre a revelação de Deus ao Homem, os nomes de Deus revelados na Bíblia, seus atributos morais e naturais, e como devemos nos relacionar com Ele.

1. A EXISTÊNCIA DE DEUS

A Santa Bíblia não denota qualquer construção teológica para provar que Deus existe, porém, afirma de forma clara que existe um ser supremo e que é o criador do Universo e de tudo o que está contido nele, inclusive o homem, e que também tudo pertence a Deus. (Gn 1:1; Sl 24:1-2)

O livro de Gênesis não é uma teoria e sim uma realidade que em seu primeiro capítulo e primeiro versículo assevera que "No princípio criou Deus os céus e a terra", sendo este ato uma declaração afirmativa, que não está posta para averiguações, discussões, e muito menos para confirmação da veracidade ou não dos fatos narrados através de estudos de metodologia científica humanística. Esta realidade da criação só pode ser crida pela fé. (Hb 11:3)

Esta declaração é soberana e aprouve a Deus registrar para os homens de todas as épocas que existe um Deus transcendente, ou seja, está muito acima da criação em sua santidade e bondade, e ao mesmo tempo, imanente que está presente e ativo no ambiente das coisas criadas por Ele e se relaciona com toda a criação com ações de escolher, abençoar, ver, disciplinar, orientar, etc.(Is 40:12-26)

Nenhuma teoria humana pode refutar a declaração de que Deus criou tudo e a todos, porque foi o próprio Deus absoluto, soberano, poderoso, incomparável quem declarou isto. (Is 45:8-12)

2. DEUS SE REVELA AO HOMEM

2.1. DEFINIÇÃO DE REVELAÇÃO DIVINA

Definimos revelação divina como sendo a forma materializada que Deus nos faz conhecer sobre fatos, pensamentos, vontades, mensagens que dizem respeito ao próprio Deus e de forma muito especial a revelação de seu caráter, consolidados em seus atributos naturais e morais, com o objetivo de manter um relacionamento com o homem tornando este último a imagem e semelhança de Deus.

p>

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2018/01/notas_1t_2018_juvenis_lic3a7c3a3o-2_quem-c3a9-deus.pdf Acesso em 06 jan. 2018

Copyright © 2003 - 2018 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.