Juvenis

Lição 1 - A Bíblia é a Palavra de Deus? II

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021

Juvenis: Respostas às dúvidas sobre a fé cristã

COMENTARISTA: RAFAEL LUZ

COMENTÁRIO: PROFª PAULA RENATA SANTOS

LIÇÃO Nº 1 – A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS?

ESBOÇO DA LIÇÃO

1. CONHECENDO A BIBLIOTECA DE DEUS

2. A BÍBLIA PERMANECE SEMPRE VIVA

3. TEORIAS FALSAS A RESPEITO DA INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA

4. RELACIONANDO-SE COM AS ESCRITURAS

OBJETIVOS

Compreender o que é a Bíblia Sagrada;

Conhecer os termos revelação e inspiração;

Buscar ter um relacionamento diário com a Palavra de Deus.

Querido (a) professor (a), conforme salientamos na última revista, este trimestre de 2017 atipicamente foi constituído de 14 domingos. E como o primeiro trimestre de 2018 terá apenas 12, sugerimos que a sua primeira lição seja antecipada para este último domingo do ano. Desta forma, seus alunos aproveitarão todas as lições do currículo normalmente.

Esta nova revista abordará possíveis dúvidas de seus juvenis sobre a fé cristã. Normalmente na infância aceitamos com facilidade tudo o que nos é apresentado como verdade. Nossa bagagem e habilidade de raciocinar, questionar ou mesmo duvidar ainda está em formação. Diferente da faixa etária em que se encontram os seus juvenis. É importante que o professor, pais e responsáveis por esses adolescentes entendam que suas dúvidas não significam incredulidade. Antes, devem ser tratadas com a máxima atenção e respeito, sendo esclarecidas com paciência, a luz da Palavra de Deus. Ciente disso, esperamos que você estabeleça em sua classe uma ambiência de confiabilidade, onde todos possam expressar seus questionamentos e dilemas livremente.

Professor lembre-se sempre: quando não souber como responder a determinada indagação, não se envergonhe de dizer que irá pesquisar e depois trazer a resposta. A sabedoria não é ter todas as respostas e esta atitude de humildade muito tem a ensinar à sua turma.

Nesta primeira lição vamos abordar a confiabilidade da Bíblia, como inequívoca Palavra de Deus.

[...] Nas palavras do historiador inglês Paul Johnson: Agora não é o homem de fé, mas sim o cético, que tem razão para temer o curso das descobertas.

Naturalmente, sempre haverá críticos. Mas a Bíblia continua a ser aprovada com notas excelentes quando se põe à prova sua exatidão histórica, o que não acontece com outros livros antigos. A Bíblia foi examinada de maneira minuciosa e conclui-se que é absolutamente confiável.

[...] Muitas pessoas pensam que a Bíblia apresenta erros porque foi copiada e recopiada muitas e muitas vezes. Este é um detalhe importante, em particular com relação ao Novo Testamento.

[...] para assegurar a autenticidade da Bíblia, Deus se certificou de que a vida de Cristo fosse registrada a partir de várias perspectivas. Por mais estranho que pareça todos os relatos coincidem , até mesmo o de Paulo, embora mão fosse um seguidor de Cristo durante o ministério terreno do Senhor.

Novas descobertas arqueológicas no campo dos estudos bíblicos reforçam a evidência de que os Evangelhos foram escritos por contemporâneos de Jesus, que conheceram em primeira mão a sua vida e os acontecimentos da Igreja Primitiva. Existem mais motivos do que nunca para acreditar que a Bíblia foi transcrita fielmente e tem absoluta precisão histórica. (COLSON, Charles. Respostas às Dúvidas de Seus Adolescentes. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pp. 68-70)

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!

Fonte: http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/juvenis-subsidios/1046-licao-50.html Acesso em 27 dez. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.