Juvenis

Lição 11 - A Igreja e as suas denominações II

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2017

Juvenis: Igreja, o corpo de Cristo

COMENTARISTA: JAMIEL LOPES

COMENTARISTA: PROFª PAULA RENATA SANTOS

LIÇÃO Nº 11 – A IGREJA E SUAS DENOMINAÇÕES

ESBOÇO DA LIÇÃO

1. A IGREJA NO NOVO TESTAMENTO

2. VARIEDADE DE DENOMINAÇÕES

3. FRONTEIRA DENOMINACIONAL

OBJETIVOS

Ressaltar a importância de conservar as doutrinas bíblicas;

Explicar porque existem várias denominações cristãs;

Esclarecer como deve ser o nosso relacionamento com outras denominações.

Querido (a) professor (a), vivemos em um momento de grandes polaridades e intolerância em nosso país. Seja no âmbito político, religioso, social, racial, esportivo, etc. Os discursos de ódio se propagam com naturalidade espantosa, especialmente nas redes sociais, ambiente tão rotineiro para os nossos juvenis. Faz-se urgente, enquanto sociedade, repensarmos o respeito, o discordar sem ofender, sem maltratar, sem excluir. Como cristãos ainda mais, pois é vital que em meio a tanta cólera, as pessoas ainda possam encontrar o caráter amoroso e equilibrado de Cristo em seus seguidores. Como Ele mesmo há muito predisse: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13.35). Desta forma, na próxima aula, ao estudar sobre a variedade denominacional entre os evangélicos, leve aos seus juvenis esta mensagem.

Sugerimos que após a lição você bata um papo com seus alunos sobre essa característica social atual. Pergunte-os o que pensam dessas discussões agressivas, troca de ofensas quando não há concordância, se acreditam ser possível conversar pacificamente com pessoas de opinião diferente da nossa, o que fazer caso a pessoa não saiba ou queira dialogar desta forma respeitosa, etc. Deixe que falem, contem exemplos pessoais, etc.

Este debate já é um exercício para trabalhar justamente a habilidade no assunto discutido, dialogar respeitosamente. Também é mais uma oportunidade de estreitar laços com seus alunos, conhecer melhor o cotidiano, as situações enfrentadas por eles, seus círculos sociais, forma como se expressam, etc. Esteja atento, pois possivelmente surgirão casos mais complexos, que possam requerer mais sua atenção. Uma conversa particular, posteriormente, pode ser interessante.

Proponha também o assunto das diferenças entre as denominações e a importância de zelarmos pela sã doutrina. Mas, claro, frisando sempre que para tal não podemos infringir o mandamento tão enfatizado por Jesus, de amar ao próximo como a ti mesmo. Ou seja, combater uma falsa ideologia ou heresia, não pode significar atacar aos que equivocadamente crêem nela. De outra forma, estaríamos “defendendo” a doutrina bíblica, transgredindo outro ponto dela. Assim, o que nos diferenciaria daqueles que agridem e até mesmo matam em nome de seu deus e de sua fé!? Não é isso que Jesus Cristo pede de nós. Sejamos suas fiéis testemunhas, não apenas transmitindo suas palavras, como também o seu amor e suas ações.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!

Fonte: http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/juvenis-subsidios/1016-licao-47.html Acesso em 07 dez. 2017

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