Lição 5 - José, um jovem fiel a Deus

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2020

Juniores: Histórias de fé e coragem

COMENTARISTA: JOSÉ CARVALHO DE ANDRADE

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 5 – JOSÉ, UM JOVEM FIEL A DEUS

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno compreender que devemos ser corajosos e fiéis a Deus em meio as dificuldades.

Memorizando

“Mas o Senhor protege aqueles que o temem, e os que firmam a esperança no seu amor" (Sl 33.18– NVI).

Texto bíblico em estudo: Gn 39.1-20; 40.20-23; 41.38-43.

Explorando as Escrituras

José foi o décimo primeiro filho de Jacó, o primeiro com Raquel. Aos 17 anos fora vendido pelos irmãos como escravo e com 30 anos de idade era o segundo homem mais poderoso do maior pais do mundo.

Qual foi o seu segredo? Como tornou-se de um escravo a governador? Vejamos três princípios encontrados na vida de José.

Manteve-se sempre fiel a Deus – …”como, pois, posso cometer este tão grande mal, e pecar contra Deus?” (Gn. 39.9)

O capítulo 39 de Gênesis nos relata que apesar de a mulher de Potifar “instar com Jose dia após dia” (v.10), ele resistiu. Dizia ele: “não posso pecar contra Deus”. Foi preso inocentemente. Mesmo assim não murmurou e nem se lamentou, porém esperou no Senhor e na força de seu poder.

O próprio Senhor Jesus Cristo declarou: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). José é um exemplo de como isso funciona na prática, fugindo da imoralidade e não se deixando cair na tentação.

O primeiro passo para vencermos na vida é ser fiel a Deus, custe o que custar. Deus é fiel e ele busca os fiéis na terra.

Contou sempre com a presença abençoadora de Deus – “O Senhor estava com José, e ele tornou-se próspero, e estava na casa de seu senhor egípcio” (Gn 39.2); “Vendo o seu senhor que Deus era com ele e que tudo o que fazia o Senhor prosperava em suas mãos…” (v.3); “ O Senhor era com ele; estendeu sobre ele a sua benignidade e lhe concedeu graça aos olhos do carcereiro…” (v.23)

Perceba que a Bíblia é muito clara ao mostrar que José era fiel a Deus, contava em tudo que fazia com a presença abençoadora do Senhor. Isso é possível a todo aquele que crê no Senhor e buscá-Lo de todo o coração.

No Evangelho de João 14.23 está escrito: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará e viremos para ele e faremos nele morada”.

Eis aqui o segundo princípio que deu vitória a José - contar com a presença abençoadora de Deus. Você deseja que tudo lhe vá bem na vida? Busque Nele a sua direção e Ele lhe direcionará no caminho certo, para que você não tropece em nenhuma pedra.

–Não murmurou, mas aproveitou cada oportunidade para trabalhar e testemunhar.

Em nenhum versículo de Gênesis encontramos qualquer indicio de que José tenha se revoltado contra Deus, nem mesmo de que tenha dirigido qualquer palavra de inconformismo. Com sua biografia, aprendemos que a murmuração não conduz à vitória. Pelo contrario, quando o povo de Deus deu-se a murmuração, os castigos e a derrota caíram sobre eles. Deus não move um dedo a nosso favor enquanto murmuramos.

A Bíblia relata o comportamento de José na casa de Potifar, serviçal e o mais digno de confiança; no cárcere, suas atitudes foram exemplares; como governador foi muito eficiente.

Recordemos as palavras de Deus a Josué, no livro de Josué 1.8 – “Seja fiel, não se desvie da lei, se esforce e tenha sempre bom ânimo”. Se você quer ter uma vida vitoriosa, trabalhe sem murmuração.

Em Gn 41.46 a Bíblia nos relata: “Era José da idade de 30 anos, quando esteve diante de faraó, rei do Egito”. Em 13 anos a vida de José sofreu uma tremenda reviravolta. Tudo parecia concorrer para sua infelicidade, mas ele colocou princípios infalíveis e imutáveis - foi fiel a Deus.

Conclusão

Esse mesmo princípio funcionarão em sua vida. Assuma agora o propósito de ser fiel a Deus, de buscá-lo e servi-lo a qualquer custo. Deixe o Espírito de Deus encher sua vida. Ele quer fazer morada em você e abençoá-lo em tudo que fizer. Resolva nunca murmurar. Veja nas adversidades oportunidades de Deus agir ainda mais em sua vida.

Referências bibliográficas

• SCHULTZ, Samuel J. – A História de Israel no Antigo Testamento – 2º edição – Editora Vida Nova, 2009

• JOSEFO, Flávio. História dos hebreus: de Abraão à queda de Jerusalém (obra completa). Trad. de Vicente Pedroso. Editora: CPAD, 2004.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.