Lição 10 - O amigo que traiu

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Juniores: Os amigos de Jesus

COMENTARISTA: DANIELE PEREIRA

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 10 – O AMIGO QUE TRAIU

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam conscientizar-se de que Jesus nos ensina, devemos amar todos aqueles que nos ofende

Para memorizar:

"Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amém os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam." (Lucas 6:27- NVI)

Texto bíblico em estudo: Mt 26.14-16,36-56; 27.3-5.

Judas, o traidor

Até a crucificação, é quase certo que o Apóstolo mais apontado publicamente fosse Judas Iscariotes. Não é triste, porém, que aquilo que o fez tão notado foi sua hipocrisia em geral e em particular o pecado de trair Jesus? Seu nome aparece pelo menos 22 vezes na Bíblia.

Judas nunca foi um Cristão. Ele nunca sentiu amor ou adorou o Senhor (Jo 12.3-8). Você também deve estar ciente de que Jesus sempre soube isso (Jo 6.66-71).

Quando Judas começou a conspirar a trair Jesus, procurou homens que sabia ter ódio pelo Senhor e que sabia serem ardilosos e desonestos. Ofereceram-lhe trinta moedas de prata e ele concordou trair Jesus por esse preço. Pensou que estava sendo tão hábil, que ninguém, exceto seus co-conspiradores, saberia quem tinha traído Jesus, mas Jesus é o Deus onisciente e conhecia todos os pensamentos e feitos de Judas. O Senhor desmascarou-o, e Judas deixou a congregação dos Apóstolos pouco antes de Jesus instituir a Ceia do Senhor.

Quando a Ceia do Senhor foi observada e muitas instruções dadas aos discipulos, o Senhor conduziu-os ao jardim de Getsêmani, onde se ajoelhou e a oração Dele por Seus discípulos foi intensa.

Judas conhecia esse lugar e na hora designado foi com um grupo de soldados e servos para prender Jesus. Judas identificou o Senhor para esses homens dando um beijo em Seu rosto, uma prática comum em saudações orientais.

Quando levaram Jesus embora, Judas deve ter pensado que seu dinheiro estava ganho e seu trabalho concluído. Entretanto, Deus castigou sua consciência e, apesar de Judas não se arrepender diante de Deus e confiar pela fé em Jesus Cristo, encheu-se de remorso e autopenitência. Devolveu o dinheiro, enforcou-se e começou uma eternidade no inferno. A hipocrisia não compensa, sempre traz tristeza e dor!

Conclusão

Enfatize aos pequenos que mesmo Judas havendo traído Jesus, poderia ter pedido perdão. Jesus sempre nos perdoa aos que O procuram com arrependimento.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.