Jovens

Lição 12 - A cura do mulher que tinha um fluxo de sangue II

ASSEMBLEIA DE DEUS - VILA FRANCA DE XIRA/LISBOA-PORTUGAL

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Jovens: MILAGRES DE JESUS : a fé realizando o impossível

COMENTARISTA: THIAGO BRAZIL

COMENTÁRIO: PB. VALDEMAR QUAGLIO JÚNIOR

LIÇÃO Nº 12 – A CURA DA MULHER QUE TINHA UM FLUXO DE SANGUE

Somente quando Jesus disse Para a Mulher: "Vai em Paz a tua Fé te Salvou" ela Recebeu a Cura Completa; Redenção Física, Redenção Social e Redenção Espiritual

O TOQUE QUE CUROU

“E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia e gastara tudo o que tinha com os médicos; mas ninguém pudera curá-la. Ela chegou por trás dele, tocou na borda de seu manto, e imediatamente cessou sua hemorragia. Quem tocou em mim?, perguntou Jesus. Como todos negassem, Pedro disse: Mestre, a multidão se aglomera e te comprime. Mas Jesus disse: alguém tocou em mim; eu sei que de mim saiu poder. Então a mulher, vendo que não conseguiria passar despercebida, veio tremendo e prostrou-se aos seus pés. Na presença de todo o povo contou por que tinha tocado nele e como fora instantaneamente curada. Então Ele lhe disse: filha, a sua fé a curou! Vá em paz.” (Lucas 8.43-48)

O ser humano foi criado para viver e não para morrer. A morte é uma intrusa na vida do ser humano. É bem verdade que nesta vida enfrentamos doenças graves, sérias, simples. Doenças de todo os tipos. E todas elas precisam ser combatidas. Mas, muitas doenças ainda são um desafio à ciência, apesar de toda a tecnologia moderna e avanços científicos. Para cada doença há um tratamento específico e direcionado.

Um dos tratamentos complementares, embora pareça simples, é o TOQUE. O toque não substitui a medicina, a fisioterapia ou a enfermagem. É apenas um complemento. Tocar nos outros é muito importante. Quando você toca em alguém barreiras caem. Muitas vezes você não precisa dizer nada, apenas tocar alguém e isso já ajuda.

Jesus sabia disso. Ele tocava nas pessoas, mesmo nas mais improváveis. Ele tocou nos leprosos, nos cegos, nos coxos, nos inválidos, pegou crianças no colo. Mas foi em uma ocasião em que alguém tocou Jesus que o milagre foi mais evidente. Uma mulher doente, entre centenas que tocavam Jesus, tocou de uma forma que chamou a sua atenção. O que havia naquele toque que fez com que o Senhor parasse para dar atenção àquela mulher?

Alguns capítulos antes do texto que lemos, vemos que Lucas menciona que muitas pessoas tentavam tocar Jesus para receber alguma cura, alguma bênção. Não há nenhuma menção de que Jesus tenha parado para dar atenção a alguém em especial como ele fez com essa mulher depois de ser tocado no meio da multidão. Então, precisamos perguntar o seguinte: O que havia de diferente no toque daquela mulher? O que havia de tão especial naquele toque que fez Jesus parar?

O toque que fez Jesus parar…

1. Foi o toque de alguém que estava sofrendo HÁ MUITO TEMPO.

“E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia…” (Lucas 8.43a)

Diz o texto que aquela mulher estava doente havia 12 anos. Foram doze anos de enfraquecimento constante, anos de muita dor e sofrimento, de lágrimas copiosas, de noites mal dormidas, de madrugadas insones. Para piorar a situação, na lei de Moisés, uma mulher com alguma hemorragia não podia se relacionar com ninguém, não podia conviver e nem encostar nos outros, pois ela era considerada imunda.

Ela não tinha uma vida digna. Deveria ser uma mulher anêmica, fraca e sem qualquer beleza. Além disso, não tinha mais dinheiro, pois já gastara o que possuía procurando cura. Por isso que o toque daquela mulher nas vestes de Jesus foi um toque de alguém que estava vivendo um verdadeiro desespero. No entanto, a bíblia diz que Jesus parou ao ser tocado por aquela mulher. Jesus não menospreza o toque daqueles que estão desesperados, Jesus não menospreza aqueles que estão há muito tempo sofrendo.

Há quanto tempo você vem sofrendo? Quais são as dores, as lutas, os problemas e as enfermidades que tem assolado sua vida há muito tempo e que tem feito você viver uma vida desesperada? Não importa o tempo, toque em Jesus nesta noite. Ele vai parar e vai atender a sua necessidade. Jesus não suporta vê-lo sofrendo por tanto tempo, mas Ele aguarda o seu toque hoje.

“A escolha de tocar em Jesus é exclusivamente sua. A capacidade de realizar o milagre é exclusivamente de Jesus.”

O toque que fez Jesus parar…

“Ela chegou por trás dele, tocou na borda de seu manto, e imediatamente cessou a sua hemorragia.” (Lucas 8.44)

“Pois dizia a si mesma: se eu tão somente tocar em seu manto, ficarei curada.” (Mateus 9.21)

Quando aquela mulher buscou ao Senhor para tocá-lo, diz o texto, que ela já tinha em mente o propósito de buscar a cura. Ela não estava buscando ao Senhor simplesmente porque os outros já estavam fazendo isso. Ela planejou e executou o seu plano de se aproximar de Cristo para tocar nele. Ela correu todos os riscos, ela superou todos os obstáculos para aproximar-se de Jesus. Foi isso que chamou a atenção de Jesus. Havia uma determinação no coração daquela mulher, havia um propósito bem definido: eu vou tocar em Jesus e vou ser curada.

E você, quando diz que vai buscar ao Senhor, faz isso com um propósito definido no seu coração? Você sabe o que quer?

Qual é o seu motivo, a sua razão, o seu desejo de buscar ao Senhor?

Se não bastasse viver um sofrimento prolongado, aquela mulher também estava experimentando a desesperança e a destruição completa de todos os seus sonhos. Mas ela ouviu falar de Jesus, um homem capaz de curar, capaz de devolver a sua esperança, capaz de ressuscitar seus sonhos, capaz de restaurar a sua identidade e dignidade. Por isso, ela estabeleceu um propósito, uma direção, que comoveu o coração de Jesus e o fez parar: se eu tão somente tocar em suas vestes, eu ficarei curada.

Você não veio aqui, nesta noite, por acaso. Deus o trouxe aqui. Você que está atravessando uma luta constante, um problema insolúvel, uma dor incontrolável, Deus te trouxe a este lugar para realizar um milagre em sua vida. Por isso, estabeleça um propósito em seu coração. Diga assim: Eu quero tocar em Jesus. Se tão somente eu tocar em suas vestes, eu ficarei curado, eu serei salvo, eu serei restaurado. Jesus está aguardando o seu toque para fazer algo novo em sua vida.

O toque que fez Jesus parar.

3. Foi o toque de alguém com uma PROFUNDA FÉ.

“Pois dizia a sí mesma: se eu tão somente tocar em seu manto, ficarei curada.” (Mateus 9.21)

Ela tocou em Jesus acreditando na cura. Foi um toque de profunda fé. Quem afirmou isso foi o próprio Jesus ao dizer que a fé daquela mulher havia curado a sua enfermidade.

“Então ele lhe disse: Filha, a sua fé a curou…” (Mateus 9.22)

Não conseguiremos a atenção de Jesus sem acreditar no que ele pode fazer por nós e em nós.”

 

“Sem fé é impossível agradar a Deus” e sem fé é impossível despertar a atenção do Senhor. Aquela mulher acreditou de verdade que Jesus tinha poder para curar a sua enfermidade. Não se tratava de mais um médico ou um remédio qualquer. Era Jesus, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores. A cura aconteceu instantaneamente, e o melhor, foi de graça e pela graça, foi por meio da fé daquela mulher. Muitas vezes abrimos mão do que Jesus quer e pode fazer em nossas vidas, porque não cremos que Ele tem poder para fazer.

Você quer agradar a Jesus? Você quer atrair a atenção de Jesus hoje? Basta ter fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus. O toque da fé fez Jesus parar e restaurar os sonhos de vida daquela pobre mulher. Você acredita que Jesus pode mudar sua história de vida nesta noite? Você acredita que Jesus pode transformar sua vida por completo hoje? Toque em Jesus com uma profunda fé e experimente o fluir das suas bênçãos sobre você hoje e em todos os dias de sua vida!

Hoje você não poderá tocar fisicamente nas vestes de Jesus. Mas você pode fazer isso pela fé. O que foi que aquele toque trouxe de benefício para vida daquela mulher?

REDENÇÃO FÍSICA:

Ela foi curada. Algo que ninguém havia conseguido fazer por ela em doze anos. Jesus fez num dia.

REDENÇÃO SOCIAL:

Ela pode ter uma vida novamente. Alguém que ficara 12 anos sem poder se relacionar, fazer coisas básicas da vida, agora tinha uma vida social restaurada.

REDENÇÃO ESPIRITUAL:

Em algumas versões, o que Jesus diz ao final é “Vá, a tua fé te salvou!”, não apenas “curou”. Aquela mulher estava salva, estava redimida. Era a sua redenção espiritual.

É isso que Ele faz com quem o busca. Tantas pessoas tocaram e foram tocadas por Jesus, mas suas vidas não mudaram significativamente. Isso, não por vontade de Jesus, mas deles mesmos. Assim como hoje em dia existem pessoas que buscam ao Senhor sem fé, sem propósito, sem luta, sem coragem. Que hoje você possa tocar em Jesus de uma forma que chame a Sua atenção! Ele irá olhar para você, e dirá a você, o que você precisa ouvir da parte dele.

Para a mulher Ele disse: “A sua fé o salvou!”. E para você o que Ele dirá? Quer saber? Toque agora pela fé em Jesus.

Fonte: https://moldado.com/ebd-3%C2%BA-trimestre-2018-li%C3%A7%C3%A3o-12-jovens-cura-da-mulher-que-tinha-um-fluxo-de-sangue/ Acesso em 12 set. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.