Lição 9 - Acerca das últimas coisas IV

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA-CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018

Jovens: SEU REINO NÃO TERÁ FIM: Vida e obra de Jesus segundo o Evangelho de Mateus

COMENTARISTA: NATALINO DAS NEVES

COMENTÁRIO: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 9 – ACERCA DAS ÚLTIMAS COISAS

INTRODUÇÃO

O estudo sistemático acerca das últimas coisas nos coloca na esperança de contemplarmos a consolidação de nossa salvação em Cristo de forma prática. Nesta lição estudaremos sobre a segundavinda do Senhor Jesus ao planeta terra segundo as revelações especialmente escritas pelo evangelistaMateus no que se refere ao arrebatamento da igreja e o julgamento das nações e outros assuntoscorrelatos aos últimos acontecimentos aqui na terra.

1. UM SERMÃO PROFÉTICO PARA O PRINCÍPIO DAS DORES

O evangelista Mateus registra no capítulo 24 acerca das últimas coisas, onde Jesus ao sair do templo com os seus discípulos, estes mostraram ao Senhor a magnífica e bela estrutura do santuário, porém, Jesus profetiza a destruição do templo, onde desta edificação não ficaria pedra sobre pedra, fato ocorrido no ano 70 d. C. quando o templo foi totalmente destruído por Tito, só restando o que conhecemos hoje como o muro das lamentações.Jesus e seus discípulos perguntam quando seriam estas coisas e que sinais ocorreriam na vinda de Cristo e do fim do mundo ?Então, Jesus em resposta começa a discorrer sobres o princípio das dores como sinas de sua vinda. Antes de conhecermos pormenorizadamente estes sinais vamos comentar

sobre esta segunda vinda de Cristo, a saber:

2. DEFINIÇÃO DE "PAROUSIA"

"Parousia" é uma palavra grega que denota aparecimento, chegada, presença ou vinda que em nosso contexto significa o advento da segunda vinda de Cristo ao planeta terra profetizado por Ele mesmo, pelos apóstolos e pelos profetas.

3. A IMPORTÂNCIA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

A volta de Cristo a esta terra iniciará efetivamente a consumação dos acontecimentos preditos na Bíblia Sagrada quanto a doutrina da escatologia que só terão sentido e só poderão ser desencadeados com a volta de Jesus. A segunda vinda de Cristo é tratado na Bíblia como um fato essencial e importante para o destino da humanidade, pois, é mencionado 321 vezes em 23 dos 27 livros que compõe o Novo Testamento. Considere-se que a segunda vinda de Cristo é a mensagem mais anunciada pelo Espírito Santo a todos nós, se configurando como um evento fundamental para o Cristianismo, confirmando o Evangelho de Cristo como sendo superior e a verdade absoluta. (2 Pd 1:16-21; Jo 14:6)

4. A ANUNCIAÇÃO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

i. Enoque, o servo do Senhor, o sétimo depois de Adão, foi o primeiro pastor a profetizar sobre a segunda vinda do Senhor Jesus com o objetivo de exercer o seu juízo sobre todos os homens. (Jd 14-15).

ii. Jesus, o Filho de Deus, nunca fez qualquer menção ao episódio de seu nascimento, nem tampouco falou do seu período de infância e adolescência, nem da sua vida particular em si, mas, mencionava sempre sobre sua missão de salvação e inúmeras vezes sobre a sua segunda vinda a este mundo chamado planeta terra.(Jo 14:1-3)

iii. Dois anjos do Senhor por ocasião da ascensão de Jesus ao céu em seu corpo ressurreto mencionaram que Jesus voltaria da mesma forma que eles o viram subir. (At 1:6-11)

iv. O apóstolo Paulo por diversas vezes anuncia a segunda vinda de Cristo (1Co 4:5; Fp 3:20-21; 1Ts 1:8-10; 2 Ts 2:7-8)

v. O apóstolo Pedro de forma escatológica menciona sobre a segunda vinda de Jesus.(2 Pd 3:7-13)

vi. O apóstolo João também fala sobre a segunda vinda de Jesus. (1 Jo 2:18-29)

vii. O escritor da epístola aos Hebreus afirma sobre a primeira vinda de Jesus e sua missão e na sequência sobre a segunda vinda de Jesus. (Hb 9:28).

viii. No Evangelho de Cristo, segundo Lucas em seu capítulo 21, segundo Mateus em seu capítulo 24 e segundo Marcos capítulo 13,registram a vinda de Jesus pela segunda vez.

5. OS DOIS ATOS DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

5.1 O PRIMEIRO ATO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

No primeiro ato ou 1ª fase da volta de Cristo, a qual, conhecemos como o arrebatamento, que se dará antes da grande tribulação e pode acontecer a qualquer momento, consiste na retirada brusca da igreja do Senhor Jesus da terra para o céu, onde Cristo ficará nos ares (céu celeste) aguardando o encontro com todos os salvos de todas as épocas, onde os mortos em Cristo, ressuscitarão num corpo glorificado e os vivos serão transformados também para um corpo glorificado e num piscar de olhos, juntos, subirão ao encontro de Jesus e ascenderão ao céu (morada do Senhor) para a eternidade com Cristo.(1 Ts 4:12-18; 1 Co 15:50-53)

5.2. O SEGUNDO ATO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

No segundo ato ou 2ª fase da volta de Cristo, a qual, conhecemos como a manifestação gloriosa de Jesus, que se dará no término da grande tribulação, consiste na volta de Cristo com a sua igreja a terra para julgar as nações, destruir o império Satânico destronando Satanás, o Anticristo e o falso profeta da governança do mundo para estabelecer o reino de Cristo por mil anos na terra. (Ap 19:11-21)

Passemos a conhecer neste ponto do estudo da lição os sinais da segunda vinda de Cristo.

6. OS SINAIS DO PRIMEIRO ATO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

Os sinais que indicam a proximidade do primeiro ato da segunda vinda de Cristo, foi anunciado por Jesus no Monte das Oliveiras.(Mt 24:3-14)

6.1. SINAIS ESPIRITUAIS

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2018/02/notas_1t_2018_jovens_lic3a7c3a3o-9_acerca-das-c3b9ltimas-coisas.pdf Acesso em 28 fev. 2018