Jovens

Lição 4 - A tentação de Jesus IV

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA-CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018

Jovens: SEU REINO NÃO TERÁ FIM: Vida e obra de Jesus segundo o Evangelho de Mateus

COMENTARISTA: NATALINO DAS NEVES

COMENTÁRIO: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 4 – A TENTAÇÃO DE JESUS

INTRODUÇÃO

O Evangelho de Jesus segundo escreveu Mateus registra a tentação de Jesus em sua humanidade para mostrar que ao sermos tentados, podemos resistir ao Diabo através do conhecimento e aplicação da Palavra de Deus. Nesta lição estudaremos sobre a grande ameaça da tentação, os tipos de tentações sofridas pelo Senhor Jesus no deserto, bem como, as respostas a estas tentações e o aprendizado de cada uma delas para os cristãos.

1. A GRANDE AMEAÇA DA TENTAÇÃO

A natureza humana tem em sua essência uma acentuada inclinação a sucumbir diante da tentação do mal, visto que, por conta da queda de Adão e Eva quando pecaram desobedecendo ao Senhor, todos os homens herdaram esta condição pecaminosa e por causa de nossas próprias concupiscências caímos frente as tentações engendradas pelo mal.(Rm 3:9-23)

Jesus foi batizado pelo profeta João Batista (Lc 3:15-22) e nesta ocasião, uma voz do céu em bom tom, confirmou o Senhor e Salvador Jesus Cristo como sendo o Filho de Deus garantindo substancialmente como composição de sua essência uma natureza divina, Jesus plenamente Deus, e também muito especialmente a sua humanidade perfeita, sem pecado, Jesus como homem. (Hb 4:14-15)

Era preciso que Cristo em sua humanidade fosse levado pelo Espírito ao deserto, local de escassez e circunstâncias adversas, para ser tentado pelo Diabo em três situações. Jesus veio para desfazer as obras de Satanás e foi tentado em tudo no plano de sua humanidade e provou que pela oração, conhecimento da Palavra de Deus e pela intimidade plena com o Espírito Santo o homem pode vencer as tentações indutivas a prática do mal arquitetadas pelo Diabo e seus demônios. (Hb 2:14-18;1 Jo 3:7-10). O Diabo tenta o homem para contemplar a sua queda, sabendo que a cobiça do homem lhe atrai, seduz e leva-o a consumar o pecado gerando a sua morte espiritual. Deus não tenta ninguém, o Diabo é que tenta, porém, temos que estar preparados para enfrentar as tentações e vencê-las, assim como é fato real que Jesus foi tentado, mas não caiu em pecado. Façamos o mesmo frente as tentações. (Tg 1:12-15)

2. TIPOS DE TENTAÇÃO

2.1. A TENTAÇÃO CARNAL

Jesus cheio do Espírito Santo e guiado por Ele foi levado ao deserto e jejuou 40 dias e 40 longas noites e ao final teve fome, ou seja, uma necessidade de comer alimentos, (Mt 4:1-2) e foi em cima desta necessidade que Satanás lançou o primeiro laço de morte através de uma indagação sugestiva de em primeiro lugar por em dúvida a filiação divina do Senhor Jesus e em segundo lugar induzir Cristo a realizar um milagre para saciar a sua vontade naquela debilidade fisiológica momentânea, ou seja, transformar as pedras em pães (Mt 4:3)

2.1.1. A RESPOSTA DE JESUS A TENTAÇÃO CARNAL

Jesus ao ser batizado por João Batista no rio Jordão, ouve uma voz vinda do céu que proclama-o como sendo o Filho amado de Deus, portanto, nenhuma dúvida paira sobre a filiação divina de Cristo e a despeito da indagação de Satanás pondo em dúvida sua filiação divina, Jesus nem responde a esta questão. Quanto ao transformar as pedras em pães, o Filho de Deus, responde pela Palavra de Deus mencionando Dt 8:3 que diz: "Não só de pão viverá o homem ¨ (Mt 4:4)

2.1.2. O APRENDIZADO ESPIRITUAL DESTE EPISÓDIO

O que podemos aprender deste episódio é que se Jesus cedesse a tentação maligna estaria exaltando a sua natureza humana em detrimento da sua natureza divina, ou seja, submetendo a vontade divina ao atendimento de uma necessidade da vontade humana induzida pelo maligno provando a fragilidade da humanidade de Jesus, onde Satanás provaria que venceu Adão, o primeiro homem, e agora venceria Jesus, invertendo assim a ordem dos fatores de que devemos em primeiro lugar buscar o reino de Deus e sua justiça e as demais coisas nos serão acrescentadas (Mt 6:33)

2.2. A TENTAÇÃO PELA FAMA

Satanás conduz Jesus com a sua permissão a Jerusalém, leva-o ao pináculo do templo e lança o terceiro laço de morte através de uma indagação sugestiva de em primeiro lugar por em dúvida novamente sobre a filiação divina do Senhor Jesus e em segundo lugar induzir Cristo a se colocar em uma circunstância letal para se jogar abaixo do pináculo do templo e ao mesmo tempo realizar um milagre dando ordem aos anjos para sustê-lo de forma a não sofrer danos físicos e a morte em razão da eventual queda de nível em altura,onde Satanás, inclusive, fez o uso sugestivo de um texto bíblico escrito no Salmo 91:11-12 para convencer Jesus a praticar esta tentação.(Mt 4:5-6)

2.2.1. A RESPOSTA DE JESUS A TENTAÇÃO PELA FAMA

Se Jesus aceitasse a provocação do Diabo se lançando no abismo certamente os anjos o acolheriam e por conseguinte não teria nenhum dano físico, os judeus presentes naquele momento veriam este episódio e aclamariam Jesus como o Messias e ficaria muito famoso, porém, Jesus sabia que não se pode tentar a Deus, isto é, colocar Deus à prova como se o Senhor fosse uma entidade pronta para atender os caprichos dos homens e ademais o plano de salvação e reconhecimento do Senhor Jesus como o Messias,(o Filho amado de Deus), seria na cruz e não nos milagres realizados.(Mc 15:33-39).

Jesus rejeitou a oferta do Diabo e responde pela Palavra de Deus que não podemos por o Senhor á prova com arrogância mencionando Dt 6:16 que diz: "Não tentarás o Senhor, teu Deus" (Mt 4:7).

2.2.2. O APRENDIZADO ESPIRITUAL DESTE EPISÓDIO

Não temos dúvidas que Deus socorre, guarda e protege seus filhos, porém, não existe a promessa de Deus para socorro de pessoas que se expõem deliberadamente de forma insana e presunçosa a perigos de morte, como por exemplo: se expor ao fogo achando que não vai se queimar, se arvorar a entrar no mar achando que não vai se afogar. Não podemos tentar a Deus, porém nas situações adversas independentes de nossa vontade é que Deus age para nos salvar como foi o seu ato de escolha de morte na cruz para salvar a humanidade independente da vontade dos homens. (Mc 16:15-18)

2.3. A TENTAÇÃO PELO PODER E RIQUEZAS

Grande parte dos estudiosos da Bíblia Sagrada acreditam que em visões Satanás tenha mostrado todos os reinos deste mundo a Jesus e lhe oferecido toda autoridade e glória sobre eles com a prerrogativa de que ele poderia dar estes reinos a quem quisesse, isto, se em troca Jesus prostrado o adorasse, tentando despertar no coração de Jesus a cobiça pelo poder e riquezas, proferindo uma deslavada mentira, pois, Satanás não possui autoridade sobre este mundo e muito menos tem o poder de dar reinos a quem bem quiser, apesar de exercer algum governo limitado sobre os filhos da desobediência. (Mt 4:8-9; 1 Jo 5:19).

2.3.1. A RESPOSTA DE JESUS A TENTAÇÃO PELO PODER E RIQUEZAS

O Senhor Jesus não dar ouvidos a Satanás sobre a desfaçatez de ter autoridade e glória sobre o mundo e de que pode dar reinos a quem quiser, pois, toda a autoridade e poder foi dada a Jesus nos céus e na terra, (Mt 28:18) e é Ele quem coloca e tira reis.(Dn 4:17). Jesus rejeitou a oferta do Diabo e responde pela Palavra de Deus que a adoração e serviço, só devem ser prestado ao Deus Verdadeiro mencionando Dt 6:13 que diz: "Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele darás culto" (Mt 4:10)

2.3.2. O APRENDIZADO ESPIRITUAL DESTE EPISÓDIO

Satanás é mentiroso, ele é o pai da mentira e a exegese desta tentação nos remete a compreensão do primeiro e segundo mandamentos dados pelo Senhor com os seguintes ensinamentos.(Ex 20:1-5).

a) Deus deve ser o soberano sobre as nossas vidas não querendo que Ele aja segundo os nossos pensamentos.

b) Deus deve ter a primazia em tudo que formos fazer sendo a sua vontade prioritária frente as nossas vontades.

c) Deus deve ser o Senhor das nossas vidas, pois, se Ele não estiver em primeiro lugar em tudo, seremos meramente religiosos tentando cumprir regras morais sem a graça e o poder de Deus.

d) Deus deve ocupar o supremo lugar no nosso coração, guardando com relação a Ele a nossa fidelidade, devoção e obediência, rejeitando toda e qualquer adoração e subserviência aos falsos deuses.

3. CONCLUSÃO

Assim como Jesus em sua perfeita humanidade venceu Satanás nas tentações do deserto por meio do jejum, da oração e principalmente pela gloriosa Palavra de Deus, ou seja, com armas espirituais poderosíssimas, nós ao fazermos o uso destes instrumentos, seremos mais que vencedores e derrotaremos sempre em Cristo Jesus as investidas diabólicas sobre as nossas vidas. Shalom Adonai !

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2018/01/notas_1t_2018_jovens_lic3a7c3a3o-4_a-tentac3a7c3a3o-de-jesus.pdf Acesso em 20 jan. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.