Jovens

Lição 2 - O nascimento de Jesus segundo o evangelho de Mateus IV

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA-CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018

Jovens: SEU REINO NÃO TERÁ FIM: Vida e obra de Jesus segundo o Evangelho de Mateus

COMENTARISTA: NATALINO DAS NEVES

COMENTÁRIO: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 2 – O NASCIMENTO DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE MATEUS

INTRODUÇÃO

O Evangelho de Jesus segundo escreveu Mateus registra o nascimento de Jesus inaugurando a consecução pragmática do plano de Salvação de Deus para a humanidade. Nesta lição estudaremos sobre o nascimento de Jesus, considerando a sua autoexistência, as profecias bíblicas do nascimento do Messias, os eventos ocorridos antes do nascimento de Cristo e o seu nascimento propriamente dito, finalizando com os fatos que ratificaram Jesus como o Messias prometido, o Salvador da humanidade.

1. A PRÉ-EXISTÊNCIA DE JESUS CRISTO - UM SER AUTOEXISTENTE QUE NÃO FOI CRIADOi. Jesus Cristo não tem princípio de dias e nem fim de existência, portanto, sempre será eternamente o mesmo. (Hb 7:1-3; Hb 13:8).

ii. Jesus Cristo já existia antes da fundação do mundo, Ele já existia antes de Abraão e de todas as coisas criadas, sendo as suas atividades eternas.(Jo 1:1-3; Jo 8:58; Jo 17:1-5; 1 Pd 1:17-21).

2. AS PROFECIAS DO NASCIMENTO DE JESUS NO ANTIGO TESTAMENTO

2.1. A HUMANIDADE DE JESUS

A vinda do Senhor Jesus se daria em forma corpórea revelando a sua humanidade (o homem perfeito) e também se revelaria como um Deus forte para lutar e vencer as hostes malignas firmando o juízo e a justiça de Deus (Gn 3:14-15; Is 9:6-7).

2.2. NASCERIA DE UMA VIRGEM E O SEU NOME SERIA EMANUEL (DEUS CONOSCO)

O nome do Salvador seria "Emanuel", Deus conosco e nasceria de uma virgem (Is 7:13-14)

2.3. A NACIONALIDADE, TRIBO E LINHAGEM DE JESUS

O Senhor Jesus teria a sua nacionalidade judaica confirmada na descendência de Abraão, Isaque e Israel, da tribo de Judá, da linhagem de Jessé, pai do rei Davi (Gn 22:15-19; Gn 49:10; Is 11:1-5).

2.4. O LUGAR DE NASCIMENTO DE JESUS

A Bíblia Sagrada aponta Belém, cidade onde o rei Davi nasceu, como a cidade que daria ao mundo o seu Salvador, o Senhor Jesus Cristo. (Mq 5:2)

2.5. A DATA DO NASCIMENTO DE JESUS

A Bíblia não apontou profecias da data do nascimento de Jesus, entretanto, a data em que Jesus nasceu foi o marco divisório da humanidade já que os fatos são contados cronologicamente no antes e no depois da data de nascimento de Cristo. Acredita-se que Jesus nasceu em 4 ou 6 a.C. de nosso calendário atual.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2018/01/notas_1t_2018_jovens_lic3a7c3a3o-2_o-nascimento-de-jesus-segundo-o-evangelho-de-mateus-cc3b3pia1.pdf Acesso em 06 jan. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.