Jovens

Lição 10 - Os perigos e as oportunidades das redes sociais IV

ASSEMBLEIA DE DEUS - UBERABA/MG

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2017

Jovens:SEGUIDORES DE CRISTO: Testemunhando numa sociedade em ruínas

COMENTARISTA: VALMIR NASCIMENTO

COMENTARISTA: PROF. RAFAEL ALVES CRUZ

LIÇÃO Nº 10 – OS PERIGOS E AS OPORTUNIDADES DAS REDES SOCIAIS

...

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor e acompanhante do nosso blog.

Algo não podemos negar no nosso dia a dia: as redes sociais estão cada vez mais presentes. Redes sociais, no mundo virtual, são sites e aplicativos que operam em níveis diversos — como profissional, de relacionamento, dentre outros — mas sempre permitindo o compartilhamento de informações entre pessoas e/ou empresas.

Qual de nós não possui rede social? Não ter uma rede social hoje é como se você não possuísse um documento muito importante, como o CPF por exemplo. Difícil ficar fora desse mundo virtual. Mas se elas fazem parte do nosso dia a dia, como podemos usa-las para o bem e para o crescimento da obra do Senhor?

A Lição de hoje vem nos falar sobre como podemos usar essa ferramenta tão poderosa para glorificar o nome do Senhor.

I – O FENÔMENO DAS REDES SOCIAIS E SEUS BENEFÍCIOS

1 – A explosão das redes sociais

Quando falamos em rede social, o que vem à mente em primeiro lugar são sites como Facebook, Twitter e LinkedIn ou aplicativos como Snapchat e Instagram, típicos da atualidade. Mas a ideia, no entanto, é bem mais antiga: na sociologia, por exemplo, o conceito de rede social é utilizado para analisar interações entre indivíduos, grupos, organizações ou até sociedades inteiras desde o final do século XIX.

Foi na década de 1990, com a internet disponível, que a ideia de rede social migrou também para o mundo virtual. Criado em 1997, o site SixDegrees.com é creditado por muitos como a primeira rede social moderna, pois já permitia que usuários tivessem um perfil e adicionassem outros participantes, em um formato parecido com o que conhecemos hoje.

Segundo a pesquisa Digital in 2016, da We Are Social, realizada ao longo do último trimestre de 2015, temos hoje no Brasil uma média de 45% da população ativa em redes sociais de todos os tipos. Já os dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, mostram que 65% dos jovens entrevistados, com até 25 anos, acessam internet todos os dias aqui no país.

As redes sociais não ficam apenas restritas as pessoas e seus amigos, as empresas também aderiram as redes. Uma pesquisa da Social Media Trends de 2017 afirma que a maioria das empresas apresentam um (31,7%) ou dois (31%) profissionais envolvidos com as redes sociais. No Brasil, 92,1% das empresas estão presentes nelas.

Outro dado interessante é que o Brasil foi apontado como o segundo país que mais passa tempo nas redes sociais. A média diária de uso das redes por usuário é de 3h43min, o que deixa o país atrás apenas da Filipinas, que possui a média de 4h17min.

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.

Fonte: http://ebdcomentada.gdigital.com.br/cpad-jovens-4o-trimestre-de-2017-licao-10-os-perigos-e-as-oportunidades-das-redes-sociais/ Acesso em 28 nov. 2017

Copyright © 2003 - 2017 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.