Jovens

Lição 8 - A resposta cristã para a violência urbana IV

ASSEMBLEIA DE DEUS - UBERABA/MG

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2017

Jovens:SEGUIDORES DE CRISTO: Testemunhando numa sociedade em ruínas

COMENTARISTA: VALMIR NASCIMENTO

COMENTARISTA: PROF. RAFAEL ALVES CRUZ

LIÇÃO Nº 8 – A RESPOSTA CRISTÃ PARA A VIOLÊNCIA URBANA

...

INTRODUÇÃO

Quando falamos em violência urbana, podemos tentar imaginar que é algo novo ou recente (30, 40 anos atrás). Mas como vimos na leitura oficial da nossa lição é algo que já existe a muito tempo no meio da sociedade.

Podemos caracterizar a violência urbana como uma desobediência a lei, desrespeito aos bens públicos e um atentado a vida no meio das cidades. As grandes causas para esse tipo de violência são o desemprego ou a oferta de emprego de baixa qualidade, a segregação, ausência de políticas para oferta de bens e serviços para a população, infraestrutura precária e exclusão socioeconômica.

Como visto na passagem do bom samaritano, a violência urbana não é um fenômeno novo e sempre esteve ligada à oferta insuficiente da garantia de direitos e cumprimento de deveres de maneira igualitária.

Benedetto Croce já disse: ‘A violência não é força, mas fraqueza, nem nunca poderá ser criadora de coisa alguma, apenas destruidora’. Violência deriva do latim violentia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa ou ente. Ela faz chorar, sofrer, irar-se e, até mesmo, revoltar-se. Tudo isso é humano e legítimo. Não há nada de demoníaco ou patológico nessas reações.

Com isso podemos resumir que a violência urbana consiste em um tipo de violação da lei penal. Consiste na prática de crimes diversos contra pessoas (assassinatos, roubos e sequestros), e contra o patrimônio público, influenciando de forma negativa o convívio entre as pessoas e a qualidade de vida.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://ebdcomentada.gdigital.com.br/cpad-jovens-4o-trimestre-de-2017-licao-8-a-resposta-crista-para-a-violencia-urbana/ Acesso em 17 nov. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.