Jovens

Lição 5 - Refugiados, um problema da atualidade? IV

ASSEMBLEIA DE DEUS - UBERABA/MG

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2017

Jovens:SEGUIDORES DE CRISTO: Testemunhando numa sociedade em ruínas

COMENTARISTA: VALMIR NASCIMENTO

COMENTARISTA: PROF. RAFAEL ALVES CRUZ

LIÇÃO Nº 5 – REFUGIADOS, UM PROBLEMA DA ATUALIDADE?

...

INTRODUÇÃO

O mundo vive atualmente a mais grave crise de refugiados desde o fim da II Guerra Mundial, em 1945. São 65,6 milhões de pessoas que foram obrigadas a deixar seus lares, fugindo de guerras, conflitos internos, perseguições políticas e violações de direitos humanos. O número registrou alta de 9,7% na comparação com 2014, depois de uma estabilidade entre 1996 e 2011.

Depois dos sírios, os maiores grupos de migrantes, por nacionalidade, são formados por afegãos (2,5 milhões), sudaneses do sul (1,4 milhão) e somalis (1 milhão). São países envolvidos em conflitos internos, que provocam fuga em massa de sua população.

Há uma certa diferença entre as palavras refugiado e migrante. Enquanto o refugiado abandona o seu país por causa de perseguição ou fundado temor, migrantes escolhem se deslocar em busca de melhores condições de vida, trabalho e educação.

Também não oprimirás o estrangeiro; pois vós conheceis o coração do estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito. Êxodo 23:9

I – O CONCEITO DE REFUGIADOS

1. Um breve conceito

2. Quem é o refugiado

Os refugiados são um grupo específico de imigrantes e têm essa denominação por conta de uma convenção feita em 1951 que trouxe regulamentação aos diferentes tipos de imigrantes. Refugiado é uma pessoa que sai de seu país por conta de “fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas”, em situações nas quais “não possa ou não queira regressar”.

A origem da maior parte dos refugiados é a África ou o Oriente Médio. Eles fogem por conta de conflitos internos, guerras, perseguições políticas, ações de grupos terroristas e violência aos direitos humanos. Metade do fluxo anual de refugiados são sírios, devido à fuga da guerra civil em que o país está desde 2011.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/cpad-jovens-4o-trimestre-2017-licao-5-refugiados-um-problema-da-atualidade/ Acesso em 27 out. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.