Jovens e Adultos Betel

Lição 1 - Jovens e Adultos - Betel - O chamado de um profeta

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL-DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Jeremias: Deus convoca Seu povo ao arrependimento

COMENTARISTA: CLEMENTINO DE OLIVEIRA BARBOSA

COMENTÁRIO: PB. ANCELMO BARROS DE CARVALHO

LIÇÃO Nº 1 – O CHAMADO DE UM PROFETA

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

INTRODUÇÃO

Neste trimestre iremos estudar sobre Jeremias, um dos profetas do Antigo Testamento. Ele foi um abnegado servo de Deus, um dos mais sofrido mensageiros de Jeová. A vida pessoal desse profeta é mais conhecida do que a de qualquer outro profeta do Antigo Testamento porque nos deixou muitas marcas de seus pensamentos, preocupações e frustrações. Jeremias é conhecido como o profeta das lágrimas. Apesar do povo judeu não dá ouvido as suas advertências, ele fez de tudo a fim de reconduzir o povo aos caminhos do Senhor.

1 – UM PROFETA ELEITO POR DEUS

Deus vocacionou Jeremias como profeta de acordo com sua vontade. Veja como Deus escolheu esse jovem da cidade de Anatote: “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta” (Jr 1.5). Três coisas fez o Senhor em relação a Jeremias: conheceu-o, santificou-o e deu-o às nações. Note que o profeta ainda nem era nascido, mas já era conhecido por Deus, antes mesmo de ser ciente de sua missão, já se achava santificado para o ministério, ainda sem saber falar, Deus já o tinha dado aos povos como arauto. A soberania é um instrumento legítimo de Deus, através da qual Ele executa toda a Sua vontade. Como criador de todas as coisas, Deus tem autoridade sobre todas as criaturas, Ele elege a Jeremias a fim de que seu plano seja cumprido integralmente. Jeremias era apenas um jovem quando foi chamado para levar uma severa mensagem impopular a seu povo: “para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares”; e também um ministério positivo: “para edificares e para plantares” (Jr 1.10).

1.1 A autoria do livro

Jeremias era filho de Hilquias, oriundo da classe sacerdotal, nasceu em Anatote, uma pequena cidade localizada a 5 km ao norte de Jerusalém, foi chamado a exercer o ministério profético ainda bem novo. Jeremias escreveu suas profecias na Palestina num dos períodos mais difíceis da história do povo judeu, o povo tinha se afastado do Senhor e seguido caminhos desastrosos, Deus o levanta para ser uma testemunha a nação, devido ao seu chamado sofreu muitas perseguições, veio a falecer no Egito como exilado. Juízo e benignidade são os pontos centrais do seu livro. Jeremias profetizou a Judá durante os reinados de Josias, Jeoaquim, Jeconias e Zedequias. O seu chamado é datado de 626 a.C, e o seu ministério continuou até pouco tempo depois da queda de Jerusalém, em 586 a.C. O profeta Sofonias precedeu ligeiramente a Jeremias e Naum. Habacuque e Obadias foram contemporâneos seus. Ezequiel foi um contemporâneo mais jovem, profetizando na Babilônia de 593 aC a 571 a.C.

1.2. As origens do profeta

Jeremias, filho de Hilquias, foi um profeta da cidade de Anatote, terra de Benjamim e provavelmente era descendente de Abiatar. O significado do seu nome é incerto, mas “O SENHOR exalta” e “O Senhor lança” são possibilidades. Jeremias recebeu a ordem de não se casar ou ter filhos para ilustrar a sua mensagem: o julgamento era iminente, e a próxima geração seria exterminada. Seu companheiro e amigo chegado era Baruque o escriba. Foi um homem que teve pouco amigos, é um dos tipos de nosso Senhor Jesus Cristo. Seu choro sobre sua cidade, nos faz lembrar o choro do Mestre sobre Jerusalém, certa vez foi comparado a Jesus – Mt. 16.14. Ao que parece, são qualificados como amigos apenas Aicão, Gedalias, filho de Aicão e Ebede-Meleque. Isso de deve em parte por causa da mensagem de ruína proclamada por ele, uma mensagem contrária à esperança do povo e que incluía uma sugestão de rendição aos babilônios. Apesar dessa mensagem de ruína, da sua severa repreensão aos líderes e do desprezo pela idolatria, sentia tristeza em seu coração pelo povo, pois sabia que a salvação de Israel não está desassociada da fé em Deus e de um relacionamento de aliança correto, expresso pela obediência.

1.3. O profeta não foge à luta

Jeremias profetizou num período muito crítico da história de Israel. Mesmo assim, o profeta cumpriu a missão que Deus lhe confiou. Deus designou Jeremias para que levasse sua palavra a nações e reinos. O trabalho de Jeremias não era apenas advertir os judeus, mas a todas as nações do mundo, quanto ao juízo de Deus por causa do pecado. Ao ler o Antigo Testamento, não podemos esquecer que, enquanto Deus se revelava ao povo de Judá e de Israel, seu plano era ser conhecido por todas as nações e pessoas. Nós também estamos incluídos na mensagem de juízo e esperança proferida por Jeremias e, como crentes, devemos compartilhar o desejo de Deus de alcançar o mundo inteiro para Ele. O Senhor tem um propósito para cada cristão. mas algumas pessoas são designadas por Ele para trabalhos específicos: Sansão {Jz 13.3-5), Davi(1 Sm 16.12,13), João Batista (Lc 1.13-17) e Paulo (Gl 1.15.16) foram chamados para realizar obras especificas para Deus. Qualquer que seja seu trabalho, faça para a glória de Deus (Fp 1.11). Se Deus lhe der uma tarefa especifica, aceite-a alegremente e cumpra-a com zelo.

2. UM PROFETA COMPROMETIDO COM DEUS

Devido ao seu chamado ministerial e sua vocação profética, o profeta Jeremias teve que amargar uma vida de muito sofrimento, pois estava comprometido com a visão que Deus lhe dera e sabia de sua responsabilidade, mais ele não se entregou, lutou até o fim, seus sofrimentos nos mostram que é possível obter triunfo em meio a dor e ainda assim se manter fiel ao Senhor. Vários foram os momentos angustiantes de Jeremias: Foi desprezado por seu próprio povo Jr. 12.6; Sofreu ferimentos e prisões Jr. 20.1-2; 33.1; Solidão Jr. 15.17; Padeceu nas mãos dos falsos Jr. 18.18; 20.9,10 e enfrentou perigo de morte Jr. 26.1-8. Observe como Jeremias se dispôs com coragem e amor pelo zelo da Palavra. Colocando-se muitas vezes em perigo e lutando bravamente, tudo por amor e para cumprir as ordens de seu Senhor.

2.1. O profeta da esperança

Jeremias iniciou seu ministério no reinado de Josias, um rei bom que adiou temporariamente o juízo de Deus prometido por causa do governo terrível de Manassés. Porém o cenário era inconstante, os acontecimentos mudavam de forma repentina. Apesar do rei Josias ter dado início uma reforma, a qual incluía a destruição dos lugares altos pagãos em Judá e Samaria, seu efeito não durou muito sobre o povo. Assurbanipal, o último grande rei assírio, morreu em 627 a.C. A Assíria estava enfraquecendo, e Josias expandindo o seu território para o norte. A Babilônia, sob o domínio de Nabopolasar, e o Egito, sob Neco, estavam tentando sustentar sua autoridade sobre Judá. Em 609 a.C, Josias foi morto em Megido ao tentar impedir o Faraó Neco de ir contra o que restava da Assíria. Três filhos de Josias (Joacaz, Jeoaquim e Zedequias) e um neto (Joaquim) sucederam-no no trono. O profeta Jeremias viu o disparate da política desses reis e alertou-os sobre os planos de Deus para Judá. Infelizmente, nenhum deles deu atenção à advertência. Jeoaquim foi abertamente hostil a Jeremias e destruiu um rolo enviado a ele, cortando-o em algumas colunas e jogando-as no fogo. (Jr 36.23). Zedequias foi um governante fraco e vacilante, buscando às vezes os conselhos de Jeremias, outras vezes permitindo que os inimigos de Jeremias o maltratassem e o aprisionassem. Apesar de todas as adversidades, Jeremias não deixou de cumprir sua missão, por mais difícil que foi a sua tarefa, ele permaneceu fiel ao seu chamado.

2.2. Chamado em tempos de crise

Jeremias era apenas um jovem quando foi chamado para transmitir uma severa mensagem ao seu povo. Era um dos períodos mais difíceis da história do povo judeu, o povo tinha se afastado do Senhor e seguido seus próprios caminhos, Deus o levanta o profeta Jeremias para ser uma testemunha a nação. A princípio tentou evitar essa missão, mas foi incapaz de permanecer calado. Naquele período o povo tornara-se tão corrupto sob Manassés que Deus resolveu dar um fim à nação. O povo seria levado ao cativeiro, onde certamente iria refletir o porque desse sofrimento. Porém depois do castigo e arrependimento apropriados, Deus traria uma remanescente de volta a Judá, puniria as nações que os havia punido e cumpriria a sua antiga aliança com Israel. E ainda lhes daria uma nova aliança e escreveria a sua lei em seus corações. O trono de Davi seria novamente estabelecido, e sacerdotes fiéis serviriam ao povo.

2.3. Desafios da chamada no mundo contemporâneo

Não podemos nos abater nem esfriar-se na fé antes a decadência moral e espiritual deste século. O profeta Jeremias diante de muitas adversidades cumpriu a sua missão de levar a Palavra ao povo. Da mesma forma, devemos cumprir a missão que nos confiou o Senhor Jesus, portando-se como homens de Deus resoluto e vencedor. É preciso ter coragem para enfrentar os desafios de nossa chamada, buscando agradar em tudo ao Senhor que nos salvou e convocou-nos para a peleja.

3. O PROFETA E A VONTADE DE DEUS

Veja como foi o chamado de Deus a Jeremias: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. (Jr 1.5). Jeremias se considerava “uma criança", alguém sem experiência para ser um profeta de Deus diante das nações (Jr 1.6). Mas o Senhor prometeu estar com ele. Não devemos permitir que sentimentos de incapacidade nos impeçam de obedecer a vontade de Deus. Deus prometeu estar com Jeremias e cuidar dele, mas não impediria que as dificuldades lhe sobreviessem. O Senhor não o livrou de prisões, deportação, nem de insultos. Deus não impedirá que enfrentemos as tempestades da vida, mas nos assistirá quando as enfrentarmos. Na verdade. Deus caminha conosco nas tempestades e nos resgata.

3.1. Escutando a voz de Deus

É muito importante discernir a voz do Senhor, não somente ouvir, mas ter a capacidade de ser obediente a Sua vontade. Observe que a missão de Jeremias não seria nada fácil, ainda mais contando que o profeta na ocasião de sua chamada era bastante jovem (Jr 1.6). Mas Deus disse que estaria com o profeta: “Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor”. (Jr 1.8). Confiando em Deus é que o profeta obteve coragem e força para proclamar a Sua mensagem. A promessa de Deus para Jeremias é também para nós, se formos obediente a Sua voz, nada poderá nos derrotar completamente; Ele nos ajudará em meio aos problemas mais difíceis. Enfrente cada dia, com a certeza de que Deus estará presente em sua vida e o ajudará a vencer as dificuldades.

3.2. Jeremias e seu encanto pela voz de Deus

Quando se ouve a voz de Deus é maravilhoso, mesmo que a pessoa queira ficar calada fica difícil, pois torna-se no coração um ardente desejo de querer compartilhar essa experiência com as outras. Jeremias clamou; misturou desespero e louvor, aliviando seu coração na presença de Deus. Ele havia proclamado a Palavra do Senhor fielmente, e nada recebeu além de perseguição e tristeza. Contudo, quando se calou por algum tempo, sentiu como se houvesse fogo em seus ossos, e não pôde mais contê-la. Quando a mensagem viva de Deus de perdão e amor tornar-se um fogo em nossos ossos, também nos sentiremos compelidos a partilhá-la com outros, independente dos resultados.

3.3. Uma história de fé e perseverança

Do começo ao fim do Antigo Testamento (de Moisés a Malaquias). Vemos que Deus enviou muitos profetas a Israel e a Judá. Não importa quão ruins as circunstâncias fossem, o Senhor sempre levantava um profeta para falar contra as rebeldes atitudes espirituais daquele povo. Jeremias foi perseverante ao seu chamado, serviu fielmente a Deus por 40 anos. Durante este período, o povo de Judá não atentou para sua mensagem, rejeitou e perseguiu. De acordo com os padrões humanos, a pregação de Jeremias foi um fracasso, embora ele não tenha falhado em sua tarefa, permanecendo fiel a Deus. Nosso sucesso não deve ser medido pela aceitação ou pela rejeição das pessoas. Somente a aprovação de Deus deve ser o padrão do nosso serviço. A fé e perseverança é fundamental na vida do crente. Devemos levar a mensagem do Senhor a outros, mesmo quando formos rejeitados. Devemos fazer a obra de Deus, ainda que isto signifique sofrer.

CONCLUSÃO

Mesmo diante das duras e humanas condições, o profeta Jeremias cumpriu fielmente o seu ministério; proclamou a Palavra de Deus; combateu as iniquidades e chamou a nação ao arrependimento. Em nenhum momento recuou. Mostrou-se, em tudo um autêntico servo de Deus.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Edição Revista e Corrigida, tradução de João Ferreira de Almeida, CPAD, 2008.

Bíblia de Estudo. Português. Atualizada da tradução de João Ferreira de Almeida, da Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.

Estudo bíblico – Pensando no profeta Jeremias. Pastor José Carlos Alexandre.

Bíblia Sagrada Shedd. São Paulo: Vida Nova, 2008.

Lição bíblica CPAD. Mestre. 2º trimestre 2010. Jeremias - Esperança em tempos de crise.

REVISTA DO PROFESSOR: Jovens e Adultos. Jeremias – Deus convoca Seu povo ao arrependimento. Rio de Janeiro: Editora Betel – 2º Trimestre de 2017. Ano 27 n° 103. Lição 01 – O chamado de um profeta.

UNGER, Merrill Frederick. Manual Bíblico Unger. São Paulo: Vida Nova, 2006.

Fonte: http://www.ebd316.com/2017/03/o-chamado-de-um-profeta-comentarios.html Acesso em 28 mar. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.