Lição 7 - Jovens e Adultos - Betel - Missões no Antigo Testamento I

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ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Evangelismo, missões e discipulado: S tarefa primordial da Igreja

COMENTARISTA: OÍDES JOSÉ DO CARMO

COMENTÁRIO: EV. WESLEY BATISTA

LIÇÃO Nº 7 - MISSÕES NO ANTIGO TESTAMENTO

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INTRODUÇÃO

Atualmente estamos vivendo a ordem missionária no período do Novo Testamento. Porém, precisamos compreender que Deus também tinha interesse em missões no período do Antigo Testamento. Sendo assim veremos no decorrer desse comentário e dessa lição que missões, não é uma tarefa iniciada no tempo da Igreja da nova aliança, mas uma continuação com o Reino de Deus. Assim também como o povo era responsável por cumprir a sua missão, o povo (Igreja) da nova aliança, também tem a responsabilidade missionária nos dias atuais.

1. O PLANEJAMENTO DE MISSÕES

Há uma necessidade de compreendermos o plano de salvação, reestabelecido desde o início.

1.1. Conceito de Missões no Antigo Testamento

Entretanto podemos até pensar que no Antigo Testamento não havia Missões, isso vindo do fato de que não existia uma ordem específica como a de Jesus (Mc 16.15; Mt 28.20), para ir pregar a Palavra. Outro motivo talvez seja por não percebermos ou não enxergarmos a realização da obra missionária naquela época através da nação de Israel. Porém muitos eruditos na atualidade afirmam que não houve lugar para missões no Antigo Testamento. Portanto cometem um grosseiro erro de hermenêutica e exegese. Porque à existência de missões no Antigo Testamento é clara, tendo inicio pela própria origem da palavra, mesmo que sua origem não seja hebraica. Muitos pregadores na atualidade dizem que a palavra missões vem do Latim (Missão = missio-onis, que significa: envio ou ato de enviar), e isso é um grande “MITO”, porque além de estar no Latim, o termo está fora da tradução Bíblica do original, que é a palavra no Grego: (Missão = APOSTELOS: Que significa: Também enviar, mas o termo aqui é mais abrangente, nos trazendo uma melhor interpretação, como: Um encargo, uma tarefa, uma incumbência, um propósito; É uma função específica que confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar, sendo por pedido ou ordem. Essa palavra é muito utilizada principalmente no militarismo com o seguinte jargão: “Missão dada e missão cumprida”. É usada no meio empresarial, que também esta dentro desta terminologia grego. Partindo desse princípio podemos observar que no Antigo Testamento há muitos textos com uma incumbência direcionada aos Israelitas, mostrando que Israel não era o único alvo de Deus. E que as Escrituras Sagradas do Antigo Testamento estão cheias de textos demonstrando que a salvação não era apenas para Israel: (Gn 12.3; Sl 67.2,7; Sl 117; Is 2.2-5; Mq 4.1-3; Zc 14.16; Gn 49.10; Ag 2.6,7; Jr 33.9; Is 42.1,6; 49.6; 52.15; Sl 2; Sl 96; Is 61.5-11; 1Rs 8.43,60; Sl 33; Sl 66; Sl 72; Sl 98; Sl 145; Sl 86). Particularmente, é de fundamental importância observarmos que realmente “Deus é o autor de Missões”, assim como está escrito na Carta aos Hebreus (12:1-3). Também o Apóstolo Paulo na Carta aos Efésios no capítulo 1 onde ele nos afirma que nós fomos escolhidos desde antes da fundação do mundo. E no texto de referência dessa lição 7 o comentarista foi feliz em utilizar o texto do Livro do profeta Isaias, que nos traz uma visão que o profeta teve, onde a maioria dos teólogos concordam que essa visão foi para o período do Antigo Testamento, e explicando de forma bem rústica também é uma visão “Espiritual e Escatológica”, onde na interpretação dessa visão, há uma reunião da Trindade nos Céus, em que um dos três Deuses se manifesta respondendo a pergunta : “A quem enviarei? E quem á de ir por nós? ELE responde: “Eis me aqui envia me a mim!”“, tendo isso ocorrido antes da fundação do mundo. Onde nos dá o entendimento e confirmação desse texto aos Efésios escrito pelo Apostolo Paulo: “Que a nossa salvação foi proposta antes da fundação do mundo”; E que segundo George Ladd, “se foi antes da fundação (Criação do mundo), foi também antes da criação do homem”. Sendo assim não cabe nenhuma interpretação duvidosa de que Deus criou na hora da queda do homem um segundo plano, como vários pastores tem pregado na atualidade, e isso é o contrário do que nos afirma as Sagradas Escrituras, onde ela nos diz que os planos de Deus nunca podem ser frustrados (Jó 42.2).

1.2. Princípios da obra missionária

Então Deus inicia essa “missão” a tarefa do Resgate e Redenção da humanidade. Como disse o comentarista no (tópico 1.1) resgatar da queda e condenação do homem “por terem sido enganados pela serpente”, citado por Moisés no Livro do Gênesis nos capítulos 2 e 3; onde especialmente para Wayne Gruden em sua teologia sistemática afirma que no capítulo 3 no verso 15 aparece a figura Cristocêntica do Messias, em que Deus fez vários pactos ou alianças com a humanidade. Ele apresenta a linha conservadora pactos/alianças com: Adão, Noé, Abraão, Moisés, Nova Aliança; Já na linha pentecostal: pactos/alianças: Edênica (Gn 2.16,17), com Adão (Gn 3.15), Noé (Gn 9.11-15), Abraão (Gn 12.13), Moisés (Êx 19.5,6), Davi (2Sm 7.16), Nova Aliança (Jo 3.16), segundo eles chamada as 7 dispensações.

1.3. O texto bíblico usado por Pedro e Paulo

Sendo assim podemos afirmar com base em textos Bíblicos que “missões é um assunto que com certeza esta presente no nas Sagradas Escrituras do Antigo Testamento, e não apenas como vários pregadores tem afirmado que iniciou se na Grande Comissão em (Mt 28.18-20).

2. A CONTINUAÇÃO DO DEUS MISSIONÁRIO

Observa-se que na continuação da história, mesmo nos períodos mais longos e difíceis, Deus sempre esteve presente e dando continuidade no seu plano missionário.

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Fonte: http://www.ebd316.com/2017/08/missoes-no-antigo-testamento.html Acesso em 09 ago. 2017