Jovens e Adultos Betel

Lição 2 - Jovens e Adultos - Betel - O comunicador e a mensagem de salvação I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Evangelismo, missões e discipulado: S tarefa primordial da Igreja

COMENTARISTA: OÍDES JOSÉ DO CARMO

COMENTÁRIO: PB. ANCELMO BARROS DE CARVALHO

LIÇÃO Nº 2 - O COMUNICADOR E A MENSAGEM DE SALVAÇÃO

...

INTRODUÇÃO

Evangelismo Pessoal é a obra de falar de Cristo aos perdidos individualmente, a missão é levá-los a Cristo, o Salvador (Jo 1.41,42; At 8.30). Só podemos entender a importância da tarefa evangelizadora da igreja compreendendo o significado de evangelho. O que é evangelho? No sentido mais simples, o evangelho é definido como “boas-novas de salvação em Cristo”. Já noutras palavras, “evangelho” é o conteúdo da revelação de Deus, em Jesus como Salvador e Senhor de todas as criaturas que o aceitam como seu Salvador pessoal. Evangelho, portanto, é o conjunto das doutrinas da fé cristã que deve ser anunciado a toda a humanidade. A importância do evangelismo pessoal vê-se no fato de que a evangelização dos pecadores foi o último assunto de Jesus aos seus discípulos antes de ascender ao céu. Nessa ocasião, Ele ordenou à Igreja o encargo da evangelização do mundo (Mc 16.15,19; At 1.8,9).

1. A COMUNICAÇÃO DO EVANGELHO

Evangelismo é falar sobre Cristo, mas é também ser um modelo da verdade. A Bíblia diz em Marcos 16.15 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.” Deus nos chama a ser representantes de Jesus. A Bíblia diz em 2 Coríntios 5.20 “De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-nos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus”. A ação de evangelizar está intrinsecamente relacionada com o amor ao próximo, (Jo 13.35). Ajudando a compreender melhor esse amor. “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” Evangelismo é mais que pregar e testemunhar. A Bíblia declara em Isaías 61:1 “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”.

<p.1.1. Anunciando o Evangelho de Cristo

Para que anunciemos a mensagem do evangelho se faz necessário que o evangelista conheça bem a Palavra que vai falar, conheça a Jesus e tenha uma vida exemplar de um verdadeiro cristão. Esses requisitos são importantes para quem vai levar a mensagem. O exemplo de vida do cristão é notado por todos ao seu redor como uma pessoa digna de respeito e servo verdadeiro de Cristo. Muitos anunciam a mensagem de salvação; o que é correto, mas, infelizmente suas atitudes não demonstram o que falam. Melhor mesmo, é falar de Deus e viver Deus em sua vida. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Tm 2.15).

1.2. A conexão entre mensagem e mensageiro

A sociedade anda distanciada cada dia mais de Deus por causa do pecado, por isso, precisamos de crentes verdadeiros, santos, honrados e que testemunhem com coragem a respeito de Jesus. Devemos primar pela retidão e conduta ilibada no lar, na escola, no trabalho, na vizinhança, na igreja, enfim, onde estivermos, devemos deixar irradiar a luz que há em Cristo em nossas vidas. A Palavra de Deus nos ensina que a manifestação da luz de Cristo através de nossas boas obras têm a finalidade de glorificar a Deus (Mt 5.16). Assim, quando nossa mensagem se harmoniza com as ações que praticamos, o nome do Senhor é exaltado. O crente que anda segunda a Palavra de Deus conduz as pessoas ao Salvador. É verdade que muitos apesar de crentes, não vivem essa realidade. Porém a ética do Reino exige de nós um alto nível de conduta em relação ao mundo. Somente assim a nossa pregação tornar-se-á legítima e eficaz.

1.3. Entender para comunicar

A prática do evangelismo pessoal, a doutrina fundamental é a de salvação da alma. Portanto, é necessário que o crente conheça bem os textos, para apresentá-los de forma correta à medida que a necessidade for requerida. Não se trata de um texto qualquer que vamos citar, mas aquele adequado para o momento, pois a Bíblia tem uma mensagem apropriada para cada caso, cada coração, cada circunstância. Não é simplesmente abrir a Bíblia em qualquer lugar e dizer: “Vou ler esta passagem que o Senhor me deu”, quando geralmente o Senhor não deu coisa nenhuma... O que é preciso é conhecer, entender a Bíblia e depender do Espírito Santo. Dessa forma, Deus abre a porta, guia e dá a mensagem adequada e ungida pelo seu Espírito. Então para usar a Palavra de Deus, devemos conhecê-la corretamente (2 Tm 2.15). A expressão “maneja bem a palavra da verdade”, refere-se principalmente à correta aplicação do texto e da mensagem de toda a Bíblia. Dizem que é mais fácil falar a Palavra de Deus a uma multidão do que a uma só pessoa. Pois quem fala a um auditório não é interrompido para perguntas, apartes, argumentação, etc; já quem fala a uma só pessoa poderá vir a enfrentar tudo isso. Porque uns aceitam a mensagem da salvação sem objeções e sem argumentação, todavia outras pessoas apresentam desculpas tais, que, se o crente não conhecer devidamente as Escrituras, ficará em situação vexatória.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com/2017/06/o-comunicador-e-mensagem-de-salvacao.html Acesso em 03 jul.2017.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.