Lição 10 - Jovens e Adultos - Betel - O profeta desce à casa do oleiro II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - PORTO VELHO/RO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Jeremias: Deus convoca Seu povo ao arrependimento

COMENTARISTA: CLEMENTINO DE OLIVEIRA BARBOSA

COMENTÁRIO: EV. CLAÚDIO ROBERTO DE SOUZA

LIÇÃO Nº 10 – O PROFETA DESCE À CASA DO OLEIRO

INTRODUÇÃO

Talvez o texto do capítulo 18, seja o mais conhecido do livro do profeta Jeremias.

Do mesmo modo em que a soberania de Deus às nações foi revelada na lição anterior (pode ser acessada através deste link: https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/betel-adulto-2o-trimestre-2017-licao-9-senhor-soberano-as-nacoes/), a lição de hoje continuará a nos ensinar o aspecto soberano de Deus com relação a Israel.

Assim como o oleiro que tomando o barro em suas mãos, confecciona um vaso conforme a sua vontade, Jeremias aprenderia que Israel também está nas mãos do Senhor sendo moldado.

A mensagem do capítulo 18 de Jeremias, ainda pode ser entendida como o Deus que molda cada indivíduo de acordo com o seu querer.

Aprenderemos que este Oleiro, terá sempre disposição de aperfeiçoar o vaso que está a esculpir e se mesmo o vaso vindo a se quebrar em suas mãos, pacientemente, Ele refará o vaso novamente.

1 – O GRANDE OLEIRO ESTÁ APERFEIÇOANDO O SEU POVO

Jeremias é convidado por Deus a observar o trabalho de um oleiro.

Ao contemplar o trabalho do oleiro sobre as rodas, Jeremias passa a aprender a lição de como Deus lida com as nações.

Assim como o oleiro despedaçava o vaso, Judá seria condenado por não ter valor (Jr 19). A figura do Oleiro já fora empregada em referência à obra da criação de Deus (Is 29:16; 45:9; 64:8). Muito da linguagem figurada de Jeremias tem a influência de Isaías. O que mais impressionou tanto Isaías (29:16; 45:9) quanto Jeremias (18:4,6) foi o absoluto domínio da vontade do oleiro sobre o seu barro, o mistério e a maravilha de sua capacidade criadora.

Pastor Claudionor de Andrade, afirma que o capítulo 18 de Jeremias é conhecido como a Parábola da Soberania de Deus.

É neste capítulo que Deus uma vez mais, dará amostras do seu domínio sobre a sua criação, desta vez, sobre o seu povo, Judá!

1.1 – Jeremias desce à casa do oleiro

Jeremias 18:2

2 Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. (ARC)

O pedido de Deus a Jeremias veio em hora pontual, pois no capítulo anterior (Jr 17), o profeta se encontrava desgostoso e com medo. Desafiado pelo seu povo a mostrar onde estava a Palavra do Senhor que ele falara (Jr 17.15), Jeremias se coloca em defesa de si mesmo diante de Deus, afirmando“eu não me apressei em ser o pastor, após ti; nem tampouco desejei o dia da aflição…” Jr 17.16.

Mais uma vez o profeta revela o âmago de seus sentimentos interiorizados e carregados de dores e pesares.

O terror de Jeremias é revelado no versículo 17, quando o mesmo expressa “Não me seja porESPANTO; MEU REFÚGIO ÉS TU NO DIA DO MAL” (grifo meu) (Jr 17.17).

Earl D. Radmacher, diz acerca deste versículo: “Espanto pode se referir ao terror físico, emocional ou mental. O vocábulo hebraico traduzido como refúgio refere-se uma posição de segurança diante do perigo e do desespero que Jeremias enfrentava em Judá e Jerusalém”.

Jeremias estava desanimado e Deus decide estimular o profeta com as palavras: “Levanta-te e desce”(Jr 18.2).

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte:https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/betel-adulto-2o-trimestre-2017-licao-10-profeta-desce-casa-do-oleiro/ Acesso em 30 maio 2017.