Jovens e Adultos Betel

Lição 8 - Jovens e Adultos - Betel - Lidando com a instabilidade e hipersensibilidade generalizadas II

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - RUA DO REGISTRO/BANGU - RIO DE JANEIRO/RJ

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

Jovens e Adultos - Betel - Enfermidades da alma II: Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos

COMENTARISTA: ISRAEL MAIA

COMENTÁRIO: PR. JÚLIO CÉSAR MEDEIROS

LIÇÃO Nº 8 - LIDANDO COM INSTABILIDADE E HIPERSENSIBILIDADE GENERALIZADAS

...

Resumo esquemático da lição :

Introdução:

O Borderline apresenta alterações que confundem-se com outros transtornos como a Bipolaridade, já estudado. Seu nome advém do termo inglês (borderline = fronteira, limite e divisa), o que significa que seria uma personalidade no limite, que está sempre na fronteira entre uma personalidade e outra e geralmente, ultrapassa, daí o seu outro nome: personalidade limítrofe.

É um comportamento disfuncional do ponto de vista ocupacional que afeta a vida social e os relacionamentos.

1. Borderline e Bipolaridade

O autor ressalta a diferença entre um e outro: O transtorno bipolar é um transtorno do humor e o borderline é um transtorno de personalidade. Já sabemos que o humor seria o estado de espírito, mas a personalidade é o conjunto de qualidades que define a individualidade de uma pessoa. Daí o perigo deste transtorno. Pessoas que sofrem de Borderline alternam entre as personalidades rapidamente, rompem as barreiras entre uma forma de ser e a outra.

Ele também ressalta que os sintomas são parecidos e daí a dificuldade do diagnóstico e que alguns casos, algumas pessoas podem apresentar os dois transtornos o que aumenta o sofrimento do paciente.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://gulho.com.br/?p=1743 Acesso em 18 fev. 2019

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.